Cadetes Locais 1.0
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 25 - O QUE REALMENTE SIGNIFICA “AMOR” Empty LIÇÃO 25 - O QUE REALMENTE SIGNIFICA “AMOR”

Seg Jan 02, 2023 8:57 am
DA BÍBLIA

• 1 Coríntios 13:4-7;
• Cânticos 8:7;
• Colossenses 3:14;
• 1 João 4:8;
• 1 Coríntios 13:13;
• 1 João 4:7;
• 1 Pedro 4:8;
• 1 João 4:19-20;
• Marcos 12:30-31;
• Mateus 5:44;
• 1 João 5:3;

OBJETIVOS

Como resultado dessa lição os Cadetes Locais aprenderão que:
• Existem vários tipos diferentes de amor;
• A Bíblia apresenta vários textos sobre o amor;
• É possível se demonstrar amor de formas diferentes e há um tipo de amor que é superior aos demais.

PARA SE APROFUNDAR

Vamos começar agora algumas lições que envolvem as partes do Fruto do Espírito. Nessa e nas lições seguintes você vai aprender mais sobre cada parte ou “gomo” desse fruto, e nada melhor do que começar explicando o que realmente significa amor.
Na arte e na vida o amor é uma constante quase que onipresente. Ele aparece na literatura, poesia, quadros, cinema, músicas... E no cotidiano, no abraço de um amigo, no olhar dos apaixonados, em um prato de comida dado a uma pessoa que tem fome...
Mas você já parou para pensar que existem diferentes tipos de amor?
Hoje vamos apresentar para você 10 tipos de amor, representados cada um deles por uma palavra da língua grega antiga, o grego que se usava no império romano dos tempos de Jesus.
Através da análise dessas palavras e as situações as quais elas representam você vai conseguir identificar o amor em sua amplitude de significados.

Amor Mania (μανία): Sim, esse tipo de amor é de onde se origina a palavra “maníaco”. É um transtorno mental, um desejo obsessivo e compulsivo de ter o objeto do seu amor, geralmente outra pessoa, perto de si e sob seu controle o tempo todo. Pode parecer bizarro, mas essa palavra, em grego, identifica um dos tipos de amor possíveis.
Amor Ludus (λυδός): Essa palavra é de onde deriva o “lúdico”, referente a brincadeiras e jogos. Você não se sente bem quando joga um jogo com seus amigos, quando bate uma bolinha com os colegas ou quando faz uma disputa de games com seus parentes? Então, esse sentimento de bem-estar ao se divertir junto com outras pessoas é o que o amor Ludus quer dizer.
Amor Pragma (πραγμα): O “pragmatismo” é a atitude de fazer as coisas de forma certa, no tempo certo com os objetivos certos. Em termos de amor, essa palavra é associada ao companheirismo. Imagine um casal bem idoso, pessoas que já estão juntas há décadas. Que acordam todas as manhãs juntos e que cuidam um do outro com um carinho e um companheirismo imenso. Esse casal seria a representação mais nítida do Amor Pragma.
Amor Xênia (ξενία): Essa palavra se refere a hospitalidade, cortesia e gentileza. Quando você recebe uma pessoa em sua casa e a trata da melhor forma possível é esse tipo de amor que você está demonstrando. Ser capaz de oferecer gentileza as pessoas a sua volta também é uma forma de demonstrar o Amor Xênia.
Amor Filautia (φιλαυτία): Aqui existem duas faces da mesma moeda, há o amor-próprio ou a auto estima, como o lado positivo do Amor Filautia, ao mesmo tempo em que há o egoísmo e a vaidade como o lado negativo do Amor Filautia. São dois lados da mesma moeda por que amor-próprio demais pode tornar a pessoa indiferente a todos os outros ao seu redor, ao passo que é impossível amar a outros se você não tem nenhum tipo de amor por si mesmo.
Amor Storge (στοργή): Quando pensamos na afeição que existe dentro de uma família, entre pais e filhos ou entre irmãos, é do Storge que estamos falando. Esse é um tipo de amor que é bastante natural, não é algo que “aflora”, mas algo que simplesmente acontece nos núcleos familiares, embora ainda possa ser cultivado para se tornar mais forte.
Amor Philos (φίλος): Esse amor é referente a confiabilidade que existe entre companheiros. É algo que ocorre, por exemplo, entre parceiros de negócios que ajudam um ao outro a crescer e prosperar. Mesmo sendo algo que possa ser associado a interesses, por que, com o crescimento de um, o outro também lucra, ainda assim o Philos é um tipo de amor.
Amor Philia (φιλία): Amizade. Philia é literalmente o sentimento que há entre melhores amigos, que dividem os melhores momentos um com o outro e que tem um companheirismo e proximidade muito grande. As vezes pode ser um amor tão forte que supera o Storge, ou se torna como ele, fazendo com que as pessoas sintam que tem amigos mais próximos que seus irmãos (Provérbios 18:24).
Amor Eros (ἔρως): Esse amor é o amor romântico e também a atração sexual que as pessoas sentem. É dele que vem a palavra “erótico”, referente a sexualidade. Embora esse amor tenha sido muito banalizado ao longo do tempo, ele é referente ao amor que um casal sente e é algo belo, enfatizado, por exemplo, no livro de Cantares de Salomão.
Amor Ágape (ἀγάπη): Por assim dizer, seria o amor perfeito, o amor de Deus e o amor totalmente abnegado. O Amor Ágape é o amor que levou Jesus a encarnar (tornar-Se ser humano) e andar no nosso meio e depois morrer na cruz em nosso favor. É o tipo que define a essência de Deus (1 João 4:8 ). Esse amor supera a todos os anteriores sendo a versão perfeita da ação de amar.

Agora que já estabelecemos quais são os tipos de amor, gostaríamos que você compreendesse também que o amor é algo multidirecional.
Nós amamos a Deus que está acima de nós em tudo. Amamos as pessoas que estão a nossa volta. Amamos a nós mesmos e temos estima por nós.
Não se trata de algo que vai apenas para uma pessoa ou em uma única direção.
Isso significa também que temos muitas situações em que podemos demonstrar amor.
Podemos amar a nós mesmos quando nos olhamos no espelho e percebemos que somos pessoas importantes para Deus. Amamos a Deus quando obedecemos seus mandamentos (João 14:15). Amamos os outros quando somos gentis, companheiros, hospitaleiros e amigos...
Como você percebeu também o amor não se trata de um sentimento em si, mas de ação, atitudes que tomamos em prol do outro.
Dito tudo isso, como está o amor em sua vida?
Agora releia I Coríntios 13 e tente compreender mais sobre o amor perfeito que é expressão da vontade de Deus.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

PARA MEDITAR E APLICAR EM CASA

Você é uma pessoa de amor?
Reflita durante o curso dessa semana em todas as suas ações e anote em um caderno ou agenda, ou mesmo em seu celular, todas as ações de amor que você realizar e que forem perceptíveis.
No final da semana compartilhe essas suas anotações com uma pessoa de confiança sua e façam juntos uma análise de quais tem sido seus pontos fortes e fracos na busca pelo amor perfeito.


Última edição por Admin em Qua Jul 19, 2023 10:33 am, editado 1 vez(es)

Fabi Loyde Santos gosta desta mensagem

Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 25 - O QUE REALMENTE SIGNIFICA “AMOR” Empty Re: LIÇÃO 25 - O QUE REALMENTE SIGNIFICA “AMOR”

Qui Fev 09, 2023 10:07 am
.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos