Cadetes Locais 1.0
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 35 – VERDADE: ABSOLUTA OU RELATIVA? Empty LIÇÃO 35 – VERDADE: ABSOLUTA OU RELATIVA?

Seg Jan 02, 2023 10:02 am
DA BÍBLIA

• João 1:17
• João 8:32
• João 14:6
• João 17:17
• Salmos 25:5
• Salmos 119:160
• Efésios 6:14;

OBJETIVOS

Como resultado dessa lição os Cadetes Locais aprenderão a:
• Entender o conceito de verdade relativa;
• Entender o conceito de verdade absoluta;
• Compreender as implicações dessas duas visões sobre a verdade.

PARA SE APROFUNDAR

Se alguém perguntar se o céu é azul a resposta natural da maioria das pessoas será que sim. Porém algumas outras pessoas podem responder que não, pois em dias de chuva ele fica cinzento, durante a noite ele assume um tom escuro e outros efeitos naturais podem fazer sua cor variar.
Então, seria verdade afirmar que o céu é azul?
O assunto da verdade é muito complicado, uma vez que existem duas perspectivas principais sobre o que é verdade e o que não é.
Em uma delas a verdade é absoluta, baseada em fatos fixos, inalteráveis e invariáveis. Para dar um exemplo desse tipo de perspectiva podemos dizer que, invariavelmente, não existe nenhum círculo em formato quadrado e, ao mesmo tempo, não existe nenhum quadrado redondo, sendo essas duas afirmações invariáveis e, portanto, verdades absolutas.
Na outra perspectiva a verdade é relativa, baseada ou em aspectos mutáveis ou em opiniões, assim, algo que é verdade em um momento pode não ser em outro (o céu pode ser azul em alguns momentos, mas em outros não é), da mesma forma a opinião das pessoas também seria responsável por definir o que é verdade e o que não é dentro dessa visão, já que para algumas pessoas algo pode ser verdadeiro (Deus é o único Deus) e para outras pode não ser (existem vários deuses e Deus é só um de muitos).
Já deu para ver que a questão é complexa, não é verdade? Então vamos à algumas implicações que afetam diretamente nossa fé:

Deus é o único Deus?

Se você pensar em termos de verdade absoluta poderíamos basear nossa resposta em um versículo bíblico e, assim, afirmar que sim, Deus é o único Deus "Não há ninguém santo como o Senhor; não há outro além de ti; não há rocha alguma como o nosso Deus.” 1 Samuel 2:2.
Por mais que isso pareça simples essa resposta dentro da perspectiva da verdade absoluta torna, inevitavelmente, todas as crenças baseadas em outro ser divino, que não seja o Senhor nosso Deus, mentirosas.
Essa posição já gerou guerras, perseguição e violência, de ambos os lados (os que creem nessa verdade absoluta e os que não creem), durante a história da humanidade.
Mas, se considerássemos este assunto como verdade relativa a resposta se tornaria confusa, uma vez que, para pessoas cristãs que baseiam sua fé na Bíblia, a resposta seria “sim”, mas para pessoas de outras crenças a resposta seria “não” e, uma vez que a verdade esteja sendo considerada como relativa todos estão errados e todos estão certos ao mesmo tempo.
Isso também traz implicações sérias. Se eu não posso ter minha fé como verdade absoluta então de que ela vale? Para que investir meu tempo, esforço e recursos lutando por algo que pode simplesmente ser uma grande mentira? Para que tentar me relacionar com Deus se Ele pode nem ser o único deus?
A dimensão desse assunto é muito profunda e complexa. Não queremos abrir um debate sobre esse tema aqui, até por quê, já exploramos a pessoa de Deus na Lição 5 “Eu Sou o que Sou”, mas queremos que você pense sobre as implicações que a perspectiva absoluta e a perspectiva relativa tem sobre esse tema.

Jesus é o único caminho para a salvação?

João 14:6 tem uma afirmação de Jesus que é, no mínimo, polêmica quando pensamos sobre verdade absoluta ou relativa: “Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”.
Você já deve ter ouvido a expressão: “Todos os caminhos levam a Deus”. Essa é uma expressão baseada no conceito de verdade relativa, onde o caminho que eu trilho me leva a Deus da mesma forma que outro caminho, mesmo que totalmente oposto, também levará ao mesmo destino.
Colocando a fala de Jesus (baseada no princípio de verdade absoluta) e o conceito de que todo caminho leva a Deus (baseada no princípio de verdade relativa), notamos que, de acordo com a visão da verdade absoluta apenas a primeira frase estaria correta e a segunda seria totalmente falsa, enquanto que para o conceito de verdade relativa a primeira frase estaria errada e a segunda seria a correta.
E em qual dessas duas versões da verdade devemos acreditar? Isso depende de termos uma visão de vida baseada na verdade absoluta ou na verdade relativa.

Verdade Absoluta vs Verdade Relativa

Como você deve ter percebido através dos dois exemplos que usamos acima o conceito de verdade absoluta e o conceito de verdade relativa são antagônicos, o que significa que um exclui o outro diretamente.
Então, nessa queda de braço entre as duas perspectivas sobre a verdade, qual delas sai ganhando?
Dentro do Exército de Salvação nós temos alguns posicionamentos baseados em verdade absolutas, no caso, as doutrinas nas quais cremos.
A expressão “Cremos que...” que usamos no início de cada doutrina não abre margem para relativismo, uma vez que tomamos as onze doutrinas como verdades nós não negociamos nenhum dos princípios que elas trazem.
Na primeira doutrina afirmamos que a Bíblia é nossa regra divina de fé e prática. Isto significa que a palavra de Deus é a autoridade máxima para discernir o que é absoluto e o que é relativo. Uma das regras sobre o uso da bíblia é que existem várias passagens falando sobre um mesmo assunto. Basta fazer uma pesquisa cuidadosa e serão encontrados mais de um verso para apoiar uma verdade. As interpretações pessoais que as pessoas fazem podem ser verdades relativas, se não forem devidamente comprovadas por outros textos da Escritura.
Mas toda a leitura da Palavra deve ser feita com o desejo de aprender e sob a luz do Espírito Santo. Em João 16:13 encontramos as palavras de Jesus: “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade...”

E os costumes do Exército de Salvação, são todos baseados em verdades absolutas?
Também não!
Um exemplo interessante para isso seria perguntar como é o uniforme do Exército de Salvação.
Sim, é uma verdade absoluta que o Exército de Salvação faz uso de uniformes, mas o modelo, cores, formato e adereços é variável dependendo do país, cultura e costumes de vestimenta. Assim, embora o uso do uniforme seja uma verdade absoluta, seu modelo passa a ser uma verdade relativa.

Como diferenciar verdades realmente absolutas de verdades que suportam a ideia de relativismo?

O céu é azul?
Isso é relativo, devido ao horário, clima e efeitos naturais e humanos que podem gerar modificações na cor do céu. Também será relativo entre pessoas que veem todas as cores normalmente, pessoas que sofrem de daltonismo ou mesmo pessoas cegas.
O céu ser azul ou não é algo que suporta a relatividade e, portanto, pode sim ser algo que lemos dentro do espectro da verdade relativa.
Deus é o único Deus?
Se “Cremos que há um só Deus...” então sim, Deus é o único Deus e não há nem um outro e essa afirmação não suporta o relativismo, sendo, portanto, uma verdade absoluta, por mais que muitas pessoas não concordem com essa verdade.
Ambas as visões sobre a verdade podem existir, mas, dificilmente, ambas irão se aplicar sobre o mesmo tema de forma direta.
Nem sempre é fácil diferenciar aquilo que pode ser baseado em relativismo e aquilo que deve ser visto pela ótica absoluta, então é necessário buscar sabedoria e compreensão através do estudo, da Palavra e do relacionamento com Deus para sabermos fazer essa diferença.
Uma verdade absoluta é o nosso desejo de que essa lição tenha feito você refletir e pensar. Busque a verdade sempre. “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". João 8:32.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Você pode usar os slides abaixo preparados pela Guardiã Fabiana do Corpo de Santos em sua aula, se quiser:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

PARA MEDITAR E APLICAR EM CASA

Os cânticos do Cancioneiro Salvacionista são muito ricos em versos que falam de coisas que podem ser associadas a verdades espirituais.
Durante essa semana, para meditar e se aprofundar nesse tema dentro da sua espiritualidade, use seu cancioneiro para, uma vez por dia, encontrar um cântico que traga uma verdade na qual você possa confiar, por ser absoluta.
Copie esse cântico em uma folha e o cole em algum lugar do seu quarto para poder voltar a verdades que sirvam como alicerces para sua espiritualidade sempre que precisar.


Última edição por Admin em Ter maio 07, 2024 3:59 pm, editado 3 vez(es)

Fabi Loyde Santos gosta desta mensagem

Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 35 – VERDADE: ABSOLUTA OU RELATIVA? Empty Re: LIÇÃO 35 – VERDADE: ABSOLUTA OU RELATIVA?

Qui Fev 09, 2023 10:11 am
.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos