Cadetes Locais 1.0
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 39 - A IMPORTÂNCIA DE ORAR TODOS OS DIAS Empty LIÇÃO 39 - A IMPORTÂNCIA DE ORAR TODOS OS DIAS

Ter Abr 18, 2023 2:22 pm
DA BÍBLIA
• Provérbios 28:9
• Isaías 65:24
• Mateus 6:6-8
• Mateus 6:9-13
• Mateus 21:22
• Marcos 11:24
• Lucas 18:1-8
• Filipenses 4:6
• 1 Tessalonicenses 5:17
• Tiago 5:16

OBJETIVOS
Como resultado dessa lição os Cadetes Locais:
• Compreenderão que a vida de oração é uma prática diária que faz parte do que se espera de um cristão;
• Aprenderão sobre os diferentes tipos de oração;
• Serão incentivados a orarem sempre;

PARA SE APROFUNDAR
“Orem continuamente.” 1 Tessalonicenses 5:17
Parece uma recomendação bastante simples, certo? E é! A continuidade da vida de oração é um desafio para todos os cristãos, dos mais velhos aos mais jovens, dos mais experientes aos neófitos (recém convertidos), foi desafio no passado, é presente e será no futuro.
A prática da oração diária é algo que, em escritos de cristãos do passado, poderia ser associada a piedade, não no sentido de ter misericórdia ou pena dos menos afortunados, mas de uma prática cristã que traz tudo que o indivíduo e sua comunidade precisam de um bom cristão.
Na idade média um cristão piedoso se levantava, fazia sua higiene e cuidados básicos pessoais, orava, lia a Bíblia, trabalhava, comia, trabalhava mais, comia e, antes de ir descansar para o próximo dia, orava e lia a Bíblia.
Essa constância em leitura da Bíblia e a oração, e não com o entretenimento (embora ele existisse na época na forma de canto, dança, contação de histórias, poesia, teatro e muito mais) é o que fazia os cristãos se desenvolverem rápido na fé, ao ponto de até crianças terem lido a Bíblia inteira várias vezes (Catherine Booth é um bom exemplo nesse sentido, mas não o único – ela leu a bíblia inteira 8 vezes antes dos 12 anos!) e levarem tão a sério sua espiritualidade em oração.
Mas se você tem dúvidas se aquela foi a melhor época do cristianismo, basta saber que naquele tempo um cristão podia declarar guerra e matar outra pessoa por se considerar mais “cristão” que ela.
Sim, vivemos na melhor época, com mais acesso a informação e mesmo assim a busca pelo entretenimento 24 horas por dia tem sugado nosso tempo e atrapalhado nossa vida de oração e leitura da palavra.
Perceba, os cristãos do passado também trabalhavam, comiam e cuidavam de sua saúde, mas eles não tinham infinitas opções de jogos, de canais de streaming e plataformas de vídeos para visitar. Nós temos.
E é aqui que a disciplina da oração diária pode nos tornar mais piedosos, quando, abnegando do nosso desejo de buscar entretenimento, fazemos a escolha de optar por passar tempo falando com Deus.
Mesmo sem vê-Lo, mesmo sem que Ele responda de forma direta. Mesmo sem que isso seja necessariamente divertido.
“Orem continuamente.” 1 Tessalonicenses 5:17. Orem mesmo que os canais de streaming tenham lançado um filme ou seriado novo. Orem mesmo que aquele YouTuber ou influencer que você é fã tenha lançado um material novo. Orem mesmo que o jogo mais aguardado da temporada tenha sido lançado hoje. Orem continuamente. Não quer dizer que você não possa ter seu entretenimento favorito, mas que você inclua a oração e a leitura da Bíblia nos seus hábitos diários. O tempo que sobra pode ficar para o entretenimento, o tempo para Deus tem que ser prioridade (Mateus 6:33 “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça...”).
E entendam que orar não deve ser uma obrigação, um ritual. Se trata de falar com Deus, conhecer melhor a Deus e encontrar respostas em Deus.
Vamos pedir para você fazer uma pausa para ler na Bíblia o texto de Lucas 18:1-8.
É interessante a forma divertida como Jesus conta essa história e ensina a importância de orar continuamente. Mas também é interessante ver o questionamento final do versículo 8. Será que quando Jesus voltar ele vai encontrar fé na terra? Será que ele vai encontrar pessoas orando?
“Mas eu oro todos os dias antes de comer”, você nos responde. Bem, então sentimos muito em magoar seus sentimentos, mas, embora a prática da gratidão pelo alimento seja também uma prática de piedade cristã, só ela não é suficiente para que o diálogo entre Deus e a pessoa aconteça.
Note no texto de Lucas 18:1-8. A mulher importunava o juiz e esse, em algum momento, lhe deu uma resposta positiva. Se trata de um diálogo que representa nosso diálogo com Deus. Nesse caso, nós oramos insistentemente e clamamos a Deus apresentando as injustiças, dores e necessidades que temos, ou pedindo forças, fé, sabedoria ou tudo o mais que só Ele pode nos dar, e por fim Ele responde. Nós fazemos esse contato na forma da oração diária, séria, profunda, dedicada, honesta, e Ele nos responde através da nossa leitura diária da Bíblia, mas essa parte vamos deixar para a próxima lição.
Você ora por que Deus é o Senhor soberano sobre a terra e sobre os céus e Ele é Quem pode intervir no universo a seu favor.
Mas como você ora?
Bem, primeiro gostaríamos de destacar o que diz Mateus 6:6 “Mas, quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.”.
Se você está se perguntando sobre esse texto falar de tirarmos um tempo a sós com Deus e abrir nosso coração para Ele, você acertou, esse texto fala exatamente sobre isso.
Diante de Deus você apresenta o seu tudo, sem reservas, com todas as suas falhas, fraquezas e dificuldades e Ele, na Sua glória, ouve e responde por que Ele é o Pai e você é o filho muito amado.
Mas quais são os tipos de oração que você pode usar nesses seus momentos com Deus? E será que é possível fazer mais de um tipo de oração em uma mesma oração?
A resposta para a segunda pergunta é sim, você pode incluir vários tipos de oração em um único momento de oração, afinal, é o seu momento com Deus e com certeza Ele estará aberto a tudo o que você tem a dizer. E para a primeira pergunta a resposta é essa lista logo abaixo:
Adoração – “Senhor, só o Senhor é Deus e não há nenhum outro que seja como o Senhor...” A oração de adoração se trata de reconhecer Deus por Quem Ele é. (Leia Atos 16:25)
Ação de graças – “Eu agradeço por tudo o que o Senhor tem feito, pela comida, roupas, internet e energia elétrica que o Senhor tem me concedido...” Esse tipo de oração mostra a Deus que sabemos que é Dele que vem todas as coisas que temos e usamos, tudo é mérito Dele, não nosso, e por isso somos agradecidos.
Confissão – “Me perdoe, Senhor, por que eu pequei. Eu fiz algo muito ruim, do que estou extremamente arrependido e que não quero repetir novamente...” Verdade seja dita, a gente vive pisando na bola, mas “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:9”. E é por isso que, em oração, nós confessamos ao Senhor o que sabemos que fizemos ou pensamos e que não está de acordo com a vontade Dele.
Petição e Súplica – “Senhor, eu quero pedir por uma porta de emprego aberta para minha mãe que está preocupada com isso...” Quem pede algo pede para aquele que pode dar, certo? Então, uma vez que Deus é capaz de abrir as janelas dos céus e derramar bênçãos sobre nós, é a Ele que devemos pedir sempre que desejamos algo. Aqui cabe um pequeno parênteses: pedir algo que precisamos (“Nos abençoe Senhor com o alimento do dia-a-dia”) e pedir algo que já faz parte dos planos de Deus (“Pai Santo, me ajude a ter mais sabedoria”) é algo muito legal, mas pedir mal, para gastar nos nossos próprios desejos egoístas (“Senhor, eu quero pedir o melhor celular do ano para poder jogar na cara dos meus amigos...”) é o contrário do que recomenda Tiago 4:3 que diz: “Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.”.
Intercessão – “Queria pedir também, Senhor, para o Senhor cuidar da saúde de dona Maria e seu Zé...” Intercessão é o que fazemos quando pedimos a Deus em favor de outros, sejam essas outras pessoas próximas ou distantes, mas que são nossos irmãos na fé (Efésios 6:18), pelos que não são da fé (1 Timóteo 2:1-2) e até pelos nossos inimigos (Mateus 5:44).
Uma coisa é certa, orar, diariamente, e não só para agradecer pelo alimento, mas de forma profunda e pessoal, como uma conversa com nosso Pai Querido, é essencial para a piedade, para nós abrirmos nosso coração, para nós pedirmos pelas respostas Dele e para nós trazermos bênçãos para outros.
Três respostas possíveis de Deus
S I M – Deus responde afirmativamente ao nosso pedido e, muitas vezes, Ele faz além do que pedimos ou pensamos! (Efésios 3:20)
N Ã O – Deus responde negando aquilo que pedimos. Ele sabe o que é melhor para nós e, como um Pai responsável, nos dá o que precisamos ainda que nosso entendimento não alcance compreender Suas razões. (1ª. Coríntios 12: 7-9)
E S P E R E – Muitas vezes Deus irá querer que fiquemos mais maduros, ou mais comprometidos para que recebamos as bênçãos que pedimos. Um jovem que pede a Deus uma namorada que tenha uma vida cristã comprometida pode ter de esperar algum tempo para ver esta promessa realizada. Abraão teve de esperar pela promessa do Senhor por 25 anos! (Gênesis 12:2 e Gênesis 18:10)
Quando Jesus ensinou Seus discípulos a orar, disse: “Venha o Teu reino [Deus], seja feita a Tua vontade assim na terra como no céu...” (Mateus 6:10)
Temos um conselho final nessa lição de hoje: “Orem continuamente.” 1 Tessalonicenses 5:17

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

PARA MEDITAR E APLICAR EM CASA
É claro que a meditação que vamos propor para você essa semana tem relação com a disciplina da oração.
Por isso, essa semana, uma vez por dia, escolha um horário em que você não esteja preso a afazeres cotidianos (escola, lição de casa, tarefas domésticas e trabalho) e abra mão de uma hora do seu entretenimento diário para ter um momento de oração à sós com Deus.
Seu Guardião também fará isso como forma de incentivo.
No próximo encontro, antes de começarem, usem pelo menos quinze minutos discutindo como foi realizar esse período de uma hora de oração diária disciplinada. Troquem experiências e encontrem uma forma de manter essa disciplina mesmo depois dessa uma semana.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos