Cadetes Locais 1.0
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 45 - HONESTIDADE E LEALDADE Empty LIÇÃO 45 - HONESTIDADE E LEALDADE

Sex Jul 28, 2023 10:11 am
DA BÍBLIA
• Rute 1:16-17
• Salmos 15:1-3
• Salmos 112:5
• Provérbios 16:13
• Provérbios 20:6
• Provérbios 21:21
• Provérbios 27:6
• Oséias 12:6
• Romanos 12:17
• 2 Coríntios 8:21
• Efésios 4: 22-32

OBJETIVOS
Como resultado dessa lição os Cadetes Locais irão:
• Entender que o salvacionista é chamado para ser honesto em tudo o que faz;
• Compreender que a lealdade é parte do caráter cristão;
• Ver exemplos bíblicos sobre honestidade e lealdade.

PARA SE APROFUNDAR
“Portanto, volte para o seu Deus; pratique a lealdade e a justiça, e confie sempre no seu Deus.” Oséias 12:6
A primeira vista o ensinamento que vemos por parte do profeta Oséias é bastante simples e consiste em apenas quatro coisas:
1 – Se voltar para Deus;
2 – Praticar a lealdade;
3 – Praticar a justiça;
4 – Confiar em Deus.
Interessante como o profeta consegue “rechear” o caminhar com Deus com os conceitos de lealdade e justiça.
A lealdade é um aspecto moral do ser humano que permite a ele ser totalmente confiável e honrar todos os seus compromissos, promessas e deveres.
A lealdade vai além de só dar a sua palavra, na verdade quer dizer cumpri-la integralmente. Pessoas leais valorizam a tradição por que entendem que ela ajuda a nos mantermos organizados, respeitam as autoridades por que compreendem que elas não estão ali por acaso, obedecem às leis por que isso é o correto e cumprem com seus deveres.
Pessoas leais dizem sempre a verdade, não importa as consequências, além de serem fiéis, dedicadas, obedientes e honestas.
Já a honestidade é um aspecto ético do ser humano que permite a ele ser verdadeiro, ou seja, não mentir, não roubar, não fraudar, não trapacear, não enganar e não fazer nenhuma coisa similar a essas.
Entendam que não é por que uma pessoa evita praticar o mal que automaticamente ela é uma pessoa boa e honesta.
Ser honesto inclui fazer o sacrifício pessoal de nunca tirar proveito de outros, independentemente do quão lucrativo ou vantajoso isso possa parecer. Ativamente ser honesto também envolve fazer boas ações, uma vez que você pratica a justiça de forma ativa.
Isto também nos remete à questão dos jogos de azar. Para que haja um, ou alguns ganhadores, todos os demais têm que perder. Alguns vão sacrificar trocados que não farão falta, mas uma boa parte das pessoas, talvez até a maioria, irá sacrificar uma conta que irá vencer, ou o alimento para seus filhos. Neste sentido, tomar parte em jogos de azar é torcer pelo infortúnio de pessoas que já estão em situação vulnerável.
Proteger a vida, o bem-estar e a dignidade humana é também uma característica de quem é honesto na forma mais ampla da palavra. Claro, isso sempre sem esperar um retorno ou benefícios, ou seja, de forma altruísta.
Pessoas honestas também são capazes de demonstrar clemencia e perdão, tratando até mesmo seus inimigos com compaixão, respeito e gentileza.
E é por isso que a lealdade e a honestidade são um excelente “recheio” para aqueles que desejam servir a Deus ativamente, já que todas essas características apontam para as virtudes do Senhor a Quem servem.

Exemplo de Lealdade – Rute
Acredite, o contexto não era dos melhores.
A família de Noemi, ela, o marido e dois filhos, saíram de seu país natal e foram viver como imigrantes em outro país devido à falta de alimentos. Nesse país, onde eram estrangeiros, o marido de Noemi faleceu. Embora os dois filhos de Noemi tivessem se casado, com moças nativas daquele país, chamado Moabe, a história conta que esses dois filhos faleceram também.
Em um contexto social de seca as três viúvas teriam dificuldades para se sustentarem, então Noemi, pensando no bem-estar de suas noras, pede que elas voltem para a casa de seus pais.
Uma delas faz isso. E aqui não vamos julgá-la, já que essa foi uma proposta da própria Noemi.
Mas é então que Rute, a outra nora, deu a declaração de lealdade que mudou completamente a história dela e de Noemi: “Rute, porém, respondeu: "Não insistas comigo que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor se outra coisa que não a morte me separar de ti!" Rute 1:16-17
E foi quando Noemi percebeu que Rute não abandonaria que ambas voltaram para a terra de Noemi, Belém da Judéia, e a história continuou.
Contra todas as chances, a seca, a situação de se tornar uma imigrante, de ter que se adaptar a uma nova cultura e sociedade, e até mesmo a uma nova fé, Rute escolheu ser leal a sua sogra.
Esse exemplo de lealdade teve consequências para a história da humanidade, já que Rute se tornou ancestral do rei Davi e, posteriormente, também entrou na genealogia de Jesus.
Essa história nos mostra que um ato de lealdade em amor pode ter resultados poderosos para aquele que a pratica, para os que são afetados diretamente por esse ato, mas também para um número de pessoas que não somos nem capazes de imaginar.
A lealdade transforma vidas.

A honestidade como prática de vida
O estado do ser humano após a Queda (Lição 19) é infelizmente um estado em que naturalmente tendemos a fazer aquilo que é errado e que nos afasta de Deus e de Sua vontade, nos coloca como inimigos do nosso próximo, tira nossa paz e ainda causa danos ao ambiente ao nosso redor.
Embora essa natureza corrompida seja real ela pode ser redimida pelo sangue purificador de Jesus que, além disso, é capaz de nos permitir viver em santidade.
Essa santidade engloba também o conceito de honestidade.
Mas tudo é uma questão de processo de mudança de percurso (ou como conhecemos, conversão), de vida de pecado desonesta à vida de santidade honesta, em que constantemente nos despimos das características do “velho homem”, ou seja, da vida antiga antes de Jesus, e somos “vestidos” da santidade que agrada ao Senhor.
Esse processo fica bem claro no texto de Efésios 4:22-32 que vamos ler abaixo:
“Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade proveniente da verdade. Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. "Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, e não deem lugar ao diabo. O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade. Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.”
Como vocês podem perceber, vários aspectos da honestidade estão descritos nesse texto que trata do viver cotidiano do cristão.

Como salvacionistas somos chamados a honestidade. Como salvacionistas somos chamados a lealdade. Como salvacionistas, desenvolvendo essas duas características, vamos impactar o mundo e dar testemunho de nossa fé e mudança de vida através de Jesus em nós.
Para encerrar queremos trazer aqui a letra do Cântico 202, que aborda tanto a questão de mudança de vida e redenção através do sangue de Jesus como a questão da lealdade. Leia esse cântico e, caso conheçam a melodia, cantem também:

Do teu pecado te queres livrar?
Seu sangue tem poder, sim, tem poder.
Almejas tu do maligno escapar?
Seu sangue tem todo o poder.

Há poder, sim, força sem igual
Só no sangue de Jesus;
Há poder, sim, prova-o, pecador.
Oh! aceita o dom de Jesus!

Com a vaidade desejas findar?
Seu sangue tem poder, sim, tem poder.
Vícios, paixões, queres tu dominar?
Seu sangue tem todo o poder.

Teu coração queres purificar?
Seu sangue tem poder, sim, tem poder.
Todas as manchas te pode tirar;
Seu sangue tem todo o poder.

Queres entrar no serviço real?
Seu sangue tem poder, sim, tem poder.
Queres também ser um servo leal?
Terás no Seu sangue o poder.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

PARA MEDITAR E APLICAR EM CASA
Você tem caminhado de forma leal em sua moralidade?
Tem caminhado de forma honesta pela perspectiva ética?
Responder essas perguntas de forma positiva e decisiva é importante para constatar que o seu testemunho como cristão e salvacionista está em dia!
Se você conseguiu responder a ambas as perguntas, mesmo que com um “NÃO” então, para a próxima aula, prepare uma explicação do “Por quê” você respondeu desta forma e seu Guardião irá iniciar a próxima aula discutindo as respostas trazidas.

Fabi Loyde Santos gosta desta mensagem

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos