Cadetes Locais 1.0
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 48 - ESTUDANDO A BÍBLIA (VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA ESSA AVENTURA?) Empty LIÇÃO 48 - ESTUDANDO A BÍBLIA (VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA ESSA AVENTURA?)

Qua Set 06, 2023 9:26 am

DA BÍBLIA
• Deuteronômio 6:5-9
• Provérbios 3:1-2
• Isaías 8:20
• Marcos 12:24
• João 5:39
• Atos dos Apóstolos 17:11
• 2 Timóteo 2:15
• 2 Timóteo 3:15-17

OBJETIVOS
Como resultado dessa lição os Cadetes Locais irão:
• Entender que estudar a Bíblia é fundamental para crescer espiritualmente;
• Entender a diferença entre ler a Bíblia de forma devocional e ler a Bíblia como forma de estudo;
• Aprender que estudar a Bíblia pode ser uma experiência instigante e divertida;
• Ver na prática o que a 1ª. Doutrina do Exército de Salvação significa para a vida dos Soldados.

PARA SE APROFUNDAR
Qual é sua matéria de estudo favorita?
Eu sempre gostei de geografia, mas também tenho um apreço muito grande por biologia, principalmente na parte que trata de fauna e ecossistemas, e, claro, amo história!
Às vezes, por gostar desses temas, me peguei lendo, assistindo vídeos e aprendendo sobre eles de forma recreativa. Como vídeos explicando a cultura de um povo, livros sobre a história das civilizações antigas ou vendo documentários da vida animal.
Em alguns casos essas minhas aventuras explorando assuntos que eu gosto acabaram me ajudando em meus estudos, o que é ótimo, por que transformou trabalho em diversão.
Mas em nenhum momento eu pensei que essa minha caminhada de absorver conhecimento de forma não formal substituiria o estudo formal, na escola e cursos. Não. O estudo formal sempre foi fundamental para formação e para adquirir conhecimento de forma programada, sistemática e relevante.
Então eu posso dizer que me dediquei ao estudo formal em todas as matérias, matemática, química, geografia, história, inglês, mas, por ter apreço por algumas delas, tornei essas matérias um hobbie informal, como foi o caso com geografia, história e biologia.
Para a Bíblia a coisa é muito parecida.
Como Cadetes Locais compreendemos que, diariamente, fazemos devocionais e que, talvez, assistamos a alguns vídeos com pregações e assuntos específicos como a história de alguns personagens bíblicos que gostamos.
Isso entraria na categoria de um conhecimento bíblico informal.
Conhecer a vida da Rainha Ester, assistir vídeos sobre milagres na Bíblia ou mesmo fazer nossos devocionais para termos nosso momento com Deus todo dia é, sim, extremamente importante e saudável para nossa vida como cristãos.
Mas não dá para parar nisso.
Pensem que pessoas próximas a vocês vão esperar que vocês tenham um nível de conhecimento bíblico que seja acima do “básico”. Na verdade, vocês mesmo deveriam se cobrar de ter esse conhecimento bíblico acima do básico.
Como Cadetes Locais espera-se que vocês queiram conhecer mais da Bíblia. Espera-se que conheçam pelo menos o básico de cada livro da Bíblia, com seu conteúdo e lições. Espera-se que vocês tenham domínio bíblico suficiente para apresentarem o plano de salvação para pessoas usando a Bíblia. Espera-se que saibam as principais temáticas de estudo bíblico.
E isso não se consegue de modo informal, mas sim de modo formal, com muito estudo bíblico.
Podemos dizer que é importante que vocês compreendam, pelo menos por alto, o que é:
Exegese: Analisa profundamente a Bíblia com seus textos sendo estudados em cada detalhe (escrita, contexto, significado, impacto, autoria, destinatário, etc).
Teologia Bíblica: Estuda os livros da Bíblia em si e como foi o processo da revelação de Deus através dos textos bíblicos.
Teologia Sistemática: Que é a soma de todos os conhecimentos trazidos através da Bíblia compilados de forma a abordar tudo em toda a Bíblia.
Apologética: Que trata dos temas de "defesa da fé", definindo o que é verdade bíblica e o que é heresia, explicando os fundamentos da fé e fazendo um paralelo em relação a outros tipos de crença.
Teologia Prática: que trata da vida cristã e inclui a santidade, a igreja, a fé, a verdade, a ética cristã e a moral como temáticas.
Teologia Histórica: Que, embora use a Bíblia, tem como centro estudar o cristianismo ao longo da história humana, com todos seus acertos, erros, eventos e personalidades.
Parece bastante assunto, não é? Mas e se eu disser que esses assuntos ainda se subdividem mais, formando uma gama de temáticas extensa, mas surpreendente?
Hermenêutica bíblica, que estuda a escrita dos textos bíblicos;
Teontologia, que trata do estudo de Deus Pai;
Cristologia, que estuda Jesus Cristo;
Pneumatologia, que estuda o Espírito Santo;
Antropologia teológica, que estuda a realidade do ser humano sob o ponto de vista teológico;
Soteriologia, que estuda a salvação;
Eclesiologia, que estuda a Igreja;
Escatologia, que estuda o fim do mundo;
Teologia Sacramental, que estuda os sacramentos;
Hamartiologia, que estuda o pecado;
Angeologia, que estuda os anjos;
Demonologia, que estuda os demónios;
Teologia litúrgica, que estuda o culto e os ritos;
Teologia Pastoral, que estuda a atuação pastoral com o rebanho de Deus;
Teologia espiritual, que estuda a caminhada de santidade em direção à perfeição cristã;
Viram? A Bíblia é tão rica que há tudo isso, e muito mais, para ser aprendido, conhecido e explorado!
Apenas fazendo devocionais e ouvindo mensagens não será possível conhecer toda essa riqueza que a Bíblia tem para você.
Mas estudando, literalmente mergulhando na Bíblia e no que as pessoas que dedicaram suas vidas para estuda-la escreveram e disseram, vocês podem crescer e se desenvolver muito, muito mais!
Nesse momento em que vocês completam essa etapa de estudos do Curso de Cadetes Locais nós podemos dizer que, na próxima etapa, vamos, juntos, dar esse mergulho nas páginas da Bíblia!
Vamos nos aprofundar nas matérias e conhecer mais cada livro.
Vamos identificar nossas temáticas favoritas, que podem se tornar um estímulo para estudarmos a Bíblia mais profundamente, sem deixar de lado o estudo formal da Bíblia como um todo.
Será uma incrível jornada onde vocês vão com certeza descobrir coisas novas e se desenvolver espiritualmente.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Para encerrar a nossa reflexão de hoje queremos deixar um conselho, na forma de um cântico do Cancioneiro, o cântico número 365:

Não deixo a minha Bíblia, pois é de Deus penhor,
De todos, o tesouro divino e instrutor.
É lâmpada divina, nas trevas a luzir,
A voz do amado Cristo que a Si me quer unir.

Não deixo a minha Bíblia, pois ela é quem me diz
Que Cristo, o Filho amado, me quer fazer feliz.
E dá-me, aqui, certeza de um dia ao céu chegar,
Pois Ele, com Seu sangue, me vem purificar.

“Não deixo a minha Bíblia!”, assim declararei,
Que isto seja ouvido: “Eu amo a Sua lei!”
E saiba o mundo inteiro que a cristandade tem
A fé inabalável que desse livro vem.

PARA MEDITAR E APLICAR EM CASA
Seja sincero, você tem dado à sua Bíblia a atenção que ela precisa ter?
Tem lido esporadicamente ou tem realmente a usado para que Deus fale com você através das palavras que lá estão?
Reflita sobre isso e, caso não esteja se dedicando a ler a Escritura com o empenho necessário fale com Deus sobre isso em oração.
Com certeza Ele poderá responder a você através da Bíblia!
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos