Cadetes Locais 1.0
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 09 – DA ORAÇÃO À AÇÃO Empty LIÇÃO 09 – DA ORAÇÃO À AÇÃO

Ter Nov 30, 2021 11:57 am
DA BÍBLIA
• Neemias 1 e 2
• Tiago 5: 13 ao 16
• Mateus 6.6
• 1 Ts 5:17

OBJETIVOS
 Identificar o que a Bíblia diz a respeito da oração
 Compreender que oração e ação se complementam
 Conhecer a história de Neemias
 Ser desafiado a refletir sobre seu chamado


PARA SE APROFUNDAR
- O que é oração?
Você sabia que a oração é a prática mais antiga no mundo?
A palavra Oração é a junção de ora + ação = oração. Oração nada mais é que o ato de conversar e buscar a Deus, tal atitude nos leva a criar um relacionamento de intimidade com o Pai. A oração é uma via de mão dupla, onde nos deleitamos em Deus e Deus tem prazer em nós.
- O que a Bíblia diz sobre oração?
Na Bíblia podemos identificar a palavra oração ou seus sinônimos diversas vezes.  Existem diferentes passagens e personagens bíblicos que viveram de forma prática uma vida de oração (Neemias 1), encontramos nos Evangelhos Jesus falando desta intimidade com o Pai (Mt 6:6), em suas cartas, Paulo orienta a igreja a orar sem cessar (1Ts 5.17), já Tiago em suas cartas também nos direciona de como devem ser esses momentos de relacionamento com Deus (Tg 5.13 e 16).  É importante destacar é que Deus não nos deixa sem repostas para toda oração Ele tem uma resposta segundo a Sua vontade.
- Oração não substitui a ação
A oração não substitui ação, pelo contrário, ela requer de nós uma atitude, um posicionamento. Uma vida de oração gera em nós uma consciência de nossa missão para vivermos o ide.

- Na Lição de Hoje vamos estudar a vida de Neemias.
Quem? Neemias.
Quando? Anos 446 B.C – 4 meses antes do “ano novo”.
Onde? Susã, um palácio de inverno do Império Persa.
Qual era o problema? Os judeus que restaram em Jerusalém após o exílio, viviam em miséria e desprezo.
Qual era a importância de um muro? Os muros das cidades antigas ofereciam proteção e dignidade. Uma cidade sem muros de proteção estava sujeita a invasões e saques sucessivos.
Qual era a situação daqueles que estavam sem muro? Desprotegidos, humilhados, desprezados, vivendo em miséria
Qual era a situação de Neemias? Protegido numa grande fortaleza e designado como oficial na corte do rei persa.

Neemias vivia no palácio real e possuía um cargo muito importante e de grande responsabilidade, pois ele era o copeiro pessoal do rei Artaxerxes I. Enquanto isso em Jerusalém o seu povo sofria com a devastação da cidade pelo exército de Nabucodonosor. Neemias é comunicado da situação da cidade de Jerusalém e seu coração move-se de compaixão. Diante disso ele se senta e chora e clama a Deus por vários dias. É importante destacar que Neemias se enxerga como parte do problema vivido por seu povo, Neemias considerou os luxos do palácio desprezíveis em comparação às promessas de Deus. A partir de então ele prostra-se em oração e no decorrer da narrativa vemos que ele será o protagonista da reconstrução dos muros. O rei Artaxerxes I questiona a afeição de tristeza de Neemias e é então neste momento que ele pode compartilhar o que assolava seu coração e quais eram os motivos de suas orações constantes (Ne 2.3), Neemias é confrontado pelo rei que perguntou o que poderia fazer diante disto, e mais uma vez Neemias ora ao Senhor e pede permissão ao rei para reconstruir os muros da cidade. Vale ressaltar que ele se enxergou como parte do problema de seu povo, mas após dias e noites de oração ele se coloca como resposta de Deus para aquela situação. Neemias poderia ter orado e cruzado os braços, esperando que Deus fizesse algo, mas a oração gera a consciência da missão, gera um espírito de atitude e ação para a expansão do reino.
Enquanto Neemias orava a Deus, ele pode se organizar e planejar sua ação para que no momento propício Deus fizesse o seu sobrenatural. O sobrenatural de Deus foi dar a ele a oportunidade para que tivesse essa conversa com o rei e tivesse então a liberação para reconstruir os muros. Neemias, com seu planejamento em mãos, vai até a sua missão e podemos ver que nos próximos capítulos ele convoca o povo para participar desta ação. Ele não precisou agir sozinho, mas precisou dar o ponta pé inicial para a grande obra fosse realizada.
Ainda na história de Neemias, podemos identificar diferentes momentos em que oposições se levantaram tentando parar suas ações e onde os trabalhadores à sua volta desanimaram e podemos aprender, que uma vida de oração não é uma vida sem problemas, mas é uma vida certa da vitória que em Deus e por meio dEle buscamos e agimos conforme o Seu querer.
Para os nossos dias atuais, a narrativa de Neemias nos mostra um homem como eu você: onde há uma situação devastadora à sua volta, ele se compadece, entra em espírito de oração e movido por Deus se coloca na posição de protagonista da ação em favor dos demais. A maneira que o Senhor usou para direcionar Neemias é a maneira mais usual de Deus falar conosco hoje em dia também: o Espírito de Deus fala ao nosso espírito, ao nosso coração, guiando-nos no caminho certo.
- Exemplo Salvacionista de Oração
A Coronel Luiza Lopes é um exemplo de salvacionista que dedicou e dedica sua vida e ministério em oração ao Senhor. Hoje com 88 anos busca viver este relacionamento diariamente com Deus e investe tempo e recursos orando em favor da igreja perseguida clamando por diferentes pessoas em situações de perseguições extremas por terem Cristo como seu Salvador e por professarem a sua fé (link: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Apesar da sua idade lhe impedir fisicamente de agir em favor destes irmãos, a Coronel Lopes tem apoiado com seus recursos financeiros esta missão sendo uma patrocinadora deste trabalho. Talvez essas pessoas nunca venham saber que ela tem tido este compromisso diário, mas suas orações têm movido o coração de Deus e contribuído para que haja avanço do Reino de Cristo.


Para o trabalho do Exército de Salvação avançar no Brasil e no mundo foi e é preciso pessoas dedicadas e compromissadas em oração e ação. Pessoas como você que diante de situações dolorosas se coloquem na brecha e vivam uma vida de oração e ação. William e Catherine Booth são exemplos perfeitos para nós pois não se acovardaram e nem se calaram diante da miséria do povo das ruas de Londres. Eles eram pessoas simples, mas compromissados em oração e movidos por este compromisso e dedicação foram inspirados por Deus a agir em favor de outros. A ação que Deus espera de nós nos é revelada por meio de uma vida de intimidade e compromisso a Ele.
ORAR com compromisso e dedicação e adicionar AÇÃO somada à dependência de Deus, teremos como resultado ORAÇÃO.
FICA À DICA!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

PARA MEDITAR E APLICAR EM CASA
“Vá e faça alguma coisa” estas foram as palavras de William Booth para seu filho Bramwell quando viu a vulnerabilidade das pessoas em situação de rua em Londres. Ele reconheceu o chamado do Exército de Salvação em usar seu poder para melhorar a vida dos mais necessitados.
E aí você seguirá o exemplo? Você ‘irá e fará alguma coisa'?
Que tal nessa semana separar um tempo orando pelo avanço das obras do Exército de Salvação e dedicar um tempo especial para
orar pelo seu chamado, todos nós somos chamados por Deus e há muitas áreas que Deus quer e pode te usar.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Lição elaborada pela Tenente Pâmela


Última edição por Admin em Qua Jul 19, 2023 9:06 am, editado 1 vez(es)
Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 09 – DA ORAÇÃO À AÇÃO Empty Re: LIÇÃO 09 – DA ORAÇÃO À AÇÃO

Qui Fev 09, 2023 10:00 am
.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos