Cadetes Locais 1.0
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 13 - MINISTÉRIO FEMININO Empty LIÇÃO 13 - MINISTÉRIO FEMININO

Ter Jun 14, 2022 8:20 am
DA BÍBLIA
JoeI 2:28-29; Juizes 4:4-16; João 4:5-42; Fil. 4:2-3; Atos 17:4; I Co. 14:34; Gálatas 3:28.

OBJETIVOS
Como resultado dessa lição os Cadetes Locais:
• Compreenderão todas as partes do Ministério Feminino;
• Conhecerão a base bíblica para o ministério pastoral feminino;
• Compreenderão a história do Ministério Feminino no Exército de Salvação;
• Valorizarão o Ministério Feminino.

PARA SE APROFUNDAR
• NO ANTIGO TESTAMENTO:
No Antigo Testamento encontramos muitas mulheres que alcançaram o renome por seu serviço a Deus e ao Seu povo. Dentre elas, podemos destacar:

• MIRIÃ - Êxodo 15:20  
• DÉBORA - à frente  do próprio tempo
Era uma dona-de-casa comum, mas foi escolhida para ser juiza. Foi a única mulher das Escrituras Sagradas a ocupar um cargo político com excelência. Ela se definia como “mãe de Israel” e, como juíza, fazia de tudo para o bem da nação.  Lutou contra os cananitas, inimigos de seu povo, e os venceu (Juizes 4:4-16). Era profetiza e desempenhou um papel semelhante ao dos juízes, julgando a Israel, isto é, ela era a pessoa número um entre Deus e o povo em um tempo do período dos juízes, ou período teocrático. Profetizou o livramento de Israel - cântico espiritual - Capítulo 5 de Juízes.
• ESTER (Ester 2:17-18) - a corajosa
• SARA (Gênesis 17:15-16,19;) – mãe das nações
• RUTE (Rute 1:16) - a companheira fiel

• NO NOVO TESTAMENTO:
No Novo Testamento, época do ministério terrenal do Senhor, é revelado uma nova era no ministério feminino, com um impacto muito marcante.

• MARTA e MARIA (Lucas 10:38-42)
• Já a MULHER SAMARITANA (Jo. 4:1-42), depois de sua conversão, entregou-se ao serviço do Senhor e evangelizou Samaria.
No período da Igreja Primitiva, três mulheres merecem menção especial. Estou certa de que suas vidas são janelas por onde podemos observar o espírito de serviço que predominava no ministério feminino e que deve predominar hoje na Igreja do Senhor.
• DORCAS - (Atos 9.36)
• ANA - (Lucas 2:36-38 )
• EVÓDIA e SÍNTIQUE - Filipenses 4:2-3 - (4:2 “O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida.”) Veja que Paulo as coloca no mesmo nível de cooperação prestada por Clemente e os outros cooperadores - é de se supor que elas estivessem diretamente envolvidas na obra de pregação do evangelho.
Essas histórias nos mostram que o Ministério Feminino na Igreja é e sempre será frutífero, não somente no material, mas também no espiritual. A fidelidade deste ministério é um testemunho às gerações futuras.
Paulo concordava com os rabinos e as práticas das sinagogas em muitos preceitos, inclusive quanto ao silêncio que deveria ser imposto às mulheres. Ver a mulher através dos olhos de Paulo é vê-la segundo a maneira determinada pelo Judaísmo! Sendo o apóstolo Paulo oriundo desse ambiente, num primeiro momento ele traz a influência do Judaísmo para dentro da igreja, ao proibir que as mulheres falassem na igreja (1 Co. 14:34).

Um escravo podia ler as Escrituras em voz alta nas sinagogas, mas a mulher, mesmo livre, não!  Mas, o Deus do A.T. é o mesmo Deus que está em Cristo e no N.T. e tinha e tem um plano específico quanto à ativa participação das mulheres nos cultos em louvor ao Seu nome. Seria um processo lento e gradativo até chegar ao nível de envolvimento profetizado pelo profeta Joel.  
A mudança era necessária e haveria de ocorrer, do contrário, como se cumpriria a profecia de Joel? E a mudança começou com a conversão de mulheres gregas de alta posição social - Atos 17:4 (“E alguns deles creram, e ajuntaram-se com Paulo e Silas; e também uma grande multidão de gregos religiosos, e não poucas mulheres principais.”) É certo que essas mulheres passaram a exercer liderança nas igrejas como vemos em Filipenses 4:2,3 (“Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no SENHOR. E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente,e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida.”), onde o próprio Paulo recomenda cuidados especiais para duas mulheres que haviam juntas trabalhado com ele, Paulo, no Evangelho.
Em Gálatas 3:28 Paulo já demonstra ter mudado sua compreensão em relação ao ministério feminino, colocando as mulheres em nível de igualdade com os homens na igreja - 3:28 “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”  
O texto bíblico de Joel é claro, diz que sobre servos e SERVAS será derramado o Espírito Santo e que profetizarão!
Também hoje existem nas igrejas as Miriãs, as Déboras, as Anas, mulheres de Deus, consagradas, que profetizam, em nome do Senhor, a Sua Palavra! Se o Espírito Santo não discrimina as mulheres, também nós não devemos discriminar!
Para o Exército de Salvação o papel das mulheres é tão importante quanto o dos homens. Na época em que elas nem eram autorizadas a votar o Exército de Salvação já lhes dava destaque como líderes locais, líderes territoriais(como Chefe Nacional) e, até, como General, líder mundial do Exército de Salvação.

• O MINISTÉRIO FEMININO NO EXÉRCITO DE SALVAÇÃO
DEFINIÇÃO:
O Ministério Feminino é qualquer ministério realizado por mulheres e para mulheres e suas famílias, com o único objetivo de ganhar mulheres e/ou famílias para Cristo.

• O COMEÇO:
O começo da Liga do Lar foi um resultado das campanhas do General William Booth. Estas lhe deram:
Um discernimento maior sobre os hábitos das pessoas na época.  
Determinando-se assim, a fazer algo para elevar o padrão da vida familiar.

A manchete do “War Cry” (Antigo Brado de Guerra, Hoje RUMO), de 9 de fevereiro de 1907, dizia: “Florence Booth, nora dos Fundadores do Exército, foi apresentada como sendo a ‘encarregada de uma nova, interessante, difícil e necessária cruzada e nada menos do que uma tentativa de ajudar mães na administração de suas casas com aconselhamento, simpatia e amizade.‘.”
Este começo, em 1907, era a formação de uma nova empreitada que a Sra. Bramwell Booth descreveu como uma Liga do Lar. O nome provou ser inspirado, pois até o dia de hoje é usado após terem se passado mais de 150 anos.

INÍCIO DA LIGA DO LAR NO BRASIL

Registros oficiais indicam que a Liga do Lar no Brasil começou no Corpo de Bangu, no dia 6 de outubro de 1927. Porém, acredita-se que estes encontros de mulheres (casadas e solteiras), com o objetivo quádruplo de serviço, amizade, educação e adoração, já estava acontecendo esporadicamente no Corpo de Niterói antes daquela data.
IMPORTANTE: “A Liga do Lar não é uma “Reunião de Mães” como alguns descrevem”! Tampouco é limitada apenas às senhoras casadas. A Liga do Lar está aberta para todas as mulheres.

OBJETIVO DO MINISTÉRIO FEMININO:
A unidade básica ideal da sociedade é a família, onde as mulheres têm um papel vital e definitivo. Como provedoras naturais da esperança, as mulheres têm um papel importante na formação da estrutura da sociedade. Portanto, qualquer confraternização de mulheres onde a influência cristã é mostrada e ajuda prática é dada, beneficia-se não somente o indivíduo e a família, mas também a nação.
O Ministério Feminino proporciona um programa de reuniões e outras atividades fundamentadas no objetivo do seu quádruplo propósito:

• ADORAÇÃO - Para que as mulheres possam aprender a conhecer mais sobre Deus e Sua vontade em relação a elas. Sempre é o objetivo primordial do Exército de Salvação ganhar as pessoas para Cristo.
• EDUCAÇÃO - Para oferecer ajuda prática e conselhos em assuntos relativos ao lar e à educação dos filhos e também, para aumentar os horizontes das sócias de forma que elas se tornem mais eficientes intelectual, emocional e fisicamente, aumentando sua autoestima.
• AMIZADE - Quando construímos um relacionamento de amizade e credibilidade desfrutando da alegria e do calor da amizade cristã, quebramos paradigmas e tornamo-nos confiáveis umas com as outras, o que resultará em saúde emocional.
• SERVIÇO - A alegria de servir os outros! O Ministério Feminino tem o privilégio especial de orientar as pessoas para que ninguém viva para si mesmo, mas sim “para os outros”. E aí está o valor real da vida!

PROGRAMAS QUE ESTÃO LIGADOS AO MINISTÉRIO FEMININO NO BRASIL:

• Liga do Lar
É um encontro realizado para mulheres periodicamente nos Corpos do Exército de Salvação com uma programação variada e interessante, mantendo, desta forma, a atenção das sócias e atraindo novas mulheres.

• Liga de Adolescentes
A Liga de Adolescentes é um programa do Ministério Feminino, focado a ministrar em todas as áreas das nossas jovens mulheres, provendo as ferramentas necessárias para poder fazer frente ao que significa ser mulher na comunidade onde estão inseridas.

• Círculo de Amizade
“O Círculo de Amizade da Liga do Lar é um ministério de correspondência para mulheres que vivem além do alcance de um local onde existe uma Liga do Lar estabelecida”.

• Ministérios de Alcance
A programação para alcançar as mulheres/adolescentes da comunidade que ainda não frequentam a Liga do Lar pode consistir de apenas um único evento ou em mais de um ao longo do ano, mas sem uma periodicidade e uma frequência regulares. A ideia é atrair essas mulheres/adolescentes indo ao encontro de suas necessidades ou interesses especiais.  

• Outros Grupos: Cantiga do Bebê, Desperta Débora, Ginástica, Coral, Dorcas.
Um Ministério de Alcance pode evoluir para um grupo que se reúne com regularidade.  Neste caso, ele se torna “Outro Grupo”.

• Associação de Estrela de Prata
Essa Associação é uma expressão contínua da gratidão do Exército de Salvação aos pais por sua colaboração em moldar as vidas de homens e mulheres que foram comissionados como Oficiais do Exército de Salvação.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

PARA MEDITAR E APLICAR EM CASA

Assista uma das atividades do Ministério Feminino de sua igreja e reflita sobre sua importância. Compartilhe sua experiência na próxima aula. (Se houver o perigo de esquecer, escreva suas reflexões).

Lição elaborada pela Coronel Nara


Última edição por Admin em Qui Jul 20, 2023 9:53 am, editado 1 vez(es)

Igor - São Miguel e Denis Silva - São Miguel gostam desta mensagem

Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 13 - MINISTÉRIO FEMININO Empty Re: LIÇÃO 13 - MINISTÉRIO FEMININO

Qui Fev 09, 2023 10:01 am
.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos