Cadetes Locais 1.0
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 28 – ÂNIMO ALONGADO, A LONGANIMIDADE QUE DEUS NOS DÁ Empty LIÇÃO 28 – ÂNIMO ALONGADO, A LONGANIMIDADE QUE DEUS NOS DÁ

Seg Jan 02, 2023 9:16 am
DA BÍBLIA

• Gálatas 5:22;
• Efésios 4:1,2;
• 2 Timóteo 4:2;
• Colossenses 3:12;
• 2 Coríntios 6:4,6;
• Colossenses 1:11;
• 2 Timóteo 3:10;
• Hebreus 6:12;
• Tiago 5:10;

OBJETIVOS

Como resultado dessa lição os Cadetes Locais aprenderão que:
• Longanimidade é outra palavra para “paciência”;
• A longanimidade é uma virtude que se destaca quando nos vemos diante das adversidades;
• Manter o bom ânimo é parte do perfil do salvacionista que não desiste da caminhada.

PARA SE APROFUNDAR

Eu sei, longanimidade é uma palavra difícil, mas, na verdade, é algo bem fácil de se explicar. Longanimidade pode ser usado como sinônimo de paciência, resiliência e, em algumas situações, até mesmo de resignação.
Se trata de manter a esperança diante das adversidades, continuar esperando pelo tempo de Deus para as coisas que ainda vão se cumprir e até mesmo aceitar que vamos passar por problemas e provações em nossas vidas.

Longanimidade e figuras bíblicas

Pense, por exemplo, na figura do profeta Elias.
Ele assistiu a um governo tirano e inclinado para o mal perseguir os demais profetas de sua época. Ao se colocar contra esse governo sofreu perseguição, teve que viver em exílio, primeiro a margem de um riacho e depois na casa de uma viúva estrangeira, tudo isso durante uma seca.
Se você conhece a história do profeta vai lembrar que, até o momento do confronto com os profetas de Baal, Elias estava se mostrando extremamente resiliente e capaz de suportar essas adversidades em sequência.
Sim, ele teve um momento de desânimo após ser jurado de morte pela rainha e acabou passando por um período de angústia, mas, fortalecido pelo Senhor, se levantou e continuou seu ministério.
Essa história do profeta começa em I Reis 17 e segue até II Reis 2 e não vamos abordar toda ela aqui, mas é nítido que a longanimidade, esse ânimo para continuar a jornada de fé mesmo diante das coisas mais difíceis, é algo bem marcante na história desse herói da fé.
Também podemos citar aqui o apóstolo Paulo que, após sua conversão, se tornou um perseguido e teve que manter o ânimo e seguir pregando o evangelho mesmo enfrentando vários momentos de perseguição, aprisionamento e até violência de seus perseguidores.
Paulo é o escritor de vários dos textos que listamos na parte “Da Bíblia” dessa lição, ou seja, alguém cujo discurso sobre a paciência e a perseverança se provava em sua prática pessoal também.

Longanimidade e a História da Igreja

Você já ouviu a história de Martinho Lutero? Lutero foi um monge agostiniano que viveu de 1483 até 1546. Ele é conhecido como um dos pioneiros da Reforma Protestante, o movimento cristão que, por não concordar com algumas posturas adotadas pela Igreja Católica Apostólica Romana, propôs uma reforma doutrinária no cristianismo.
Como uma das figuras expoentes do protestantismo Lutero sofreu muita perseguição, foi preso e ameaçado de morte. Ele viu alguns contemporâneos seus serem perseguidos até a morte, se tornando mártires.
Diante da perseguição religiosa a resiliência foi uma das características mais importantes demonstradas por esse irmão na fé do passado.
Seguindo aquilo que Elias e Paulo já mostravam na Bíblia, Lutero perseverou na fé e, hoje o protestantismo é um ramo importante da igreja cristã, graças a seu exercício dessa parte do Fruto do Espírito.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Martinho Lutero

Longanimidade e o Exército de Salvação

Para exemplificar a importância do pensamento paciente e resiliente que nós salvacionistas devemos ter quero compartilhar com você o Cântico Nº 217 do cancioneiro, que traz palavras muito interessantes dentro de sua segunda estrofe. É um cântico da temática de santidade, “Cada vez mais puro quero o coração”:

Cada vez mais puro quero o coração,
Cada vez buscando mais a perfeição,
Cada vez mais santo, sempre mais leal,
Quero ter desprezo para com o mal.

Cada vez mais calmo ao cercar-me a dor,
Quero ter paciência onde quer que for,
Muito mais bondade, mais resignação
Ao divino plano, sob a Sua mão.

Sendo confiante sempre no Senhor,
Firme em Sua força, salvo em Seu amor,
Quero herdar a vida santa e perenal
Lá no sempiterno Lar celestial.

Destacamos o segundo verso da segunda estrofe, mas toda a segunda estrofe está abordando esse princípio bíblico.
Quando a dor cerca o salvacionista ele mantém a calma. Independentemente de onde estiver ele exerce paciência. Demonstra resignação e aguarda o tempo de Deus, confiando no plano divino para todas as coisas.
Esse é o perfil salvacionista. Um soldado capaz de enfrentar a adversidade e manter o foco em Jesus, no Reino e fazendo avançar a obra do Exército de Salvação.

Mas como posso me tornar mais paciente?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Imitando o exemplo de Jesus e dos heróis da bíblia, Buscando forças no Senhor e exercendo a paciência diante das oportunidades que surgirem.
Quando sofremos por causa do evangelho, mas mesmo assim prosseguimos com o nosso bom testemunho e prosseguimos pregando, isso é ter a longanimidade que é parte do Fruto do Espírito.
Da mesma forma, quando aguardamos pacientemente pela vinda de Cristo, sem perder as esperanças, mesmo diante de um mundo que parece cada vez mais corrompido e depravado, isso é ter a longanimidade que é parte do Fruto do Espírito.
Não é uma resposta fácil, não existe uma receita especial, mas esse é o caminho.
Sendo a longanimidade parte do Fruto do Espírito nós confiamos em Deus para guiar você e cada um de nós nessa jornada onde nos tornaremos mais longânimos a cada passo.



PARA MEDITAR E APLICAR EM CASA

Você se irrita quando seu celular demora muito para carregar aquele vídeo? Ou fica bravo quando sua internet trava? Se seu pedido está atrasado você já começa a surtar?
Pense nos personagens bíblicos e históricos que enfrentaram prisões e perseguições. Não são situações bem mais complexas do que essas que descrevemos acima? E ainda assim esses personagens mantiveram o ânimo e perseveraram.
Essa semana você deve meditar na sua paciência, ou na falta dela, e escrever uma carta para Deus, agradecendo pelas vezes em que foi longânimo ou se arrependendo pelas vezes em que não foi.


Última edição por Admin em Qua Jul 19, 2023 10:43 am, editado 2 vez(es)
Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 28 – ÂNIMO ALONGADO, A LONGANIMIDADE QUE DEUS NOS DÁ Empty Re: LIÇÃO 28 – ÂNIMO ALONGADO, A LONGANIMIDADE QUE DEUS NOS DÁ

Qui Fev 09, 2023 10:08 am
.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos