Cadetes Locais 1.0
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 57 - SEGUINDO EXEMPLOS - ELIAS, O HOMEM DE DEUS Empty LIÇÃO 57 - SEGUINDO EXEMPLOS - ELIAS, O HOMEM DE DEUS

Seg Fev 05, 2024 10:52 am
DA BÍBLIA
• 1 Reis 17 a 19
• Romanos 12:2

OBJETIVOS
Como resultado dessa lição os Cadetes Locais aprenderão que:
• Buscar a Deus, seguir Seus mandamentos e confiar em Sua orientação permite que Deus capacite homens e mulheres para realizar grandes coisas em seu nome;
• Os desafios permitem que Deus transforme continuamente o caráter;
• Confiar em Deus garante a vitória em meio às dificuldades.

PARA SE APROFUNDAR
Há muito tempo atrás - século 9 antes de Cristo - na Terra de Israel, um profeta destemido conhecido como Elias, um homem corajoso, foi chamado para ser porta voz de Deus, escolhido para trazer justiça e verdade à sua nação.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Um dia, Deus disse a Elias que não haveria chuva na terra por um bom tempo, Elias profetizou que o Reino de Israel seria afligido por uma terrível seca, que assolava a terra, devorando suas plantações e secando seus rios. A causa desse infortúnio era a adoração desenfreada dos profetas de Baal, que influenciavam a população com seus rituais sombrios e sacrifícios cruéis.
E isso foi um problema gigante, porque todo mundo dependia da água da chuva para sobreviver. A seca estava deixando todo mundo com muita fome e sede, e os animais também sofriam.
Elias, sendo um homem de fé, sabia que Deus tinha um plano para ele. E quando chegou um ponto em que ele estava realmente com fome, Deus o direcionou a ir até uma cidade chamada Sarepta, onde ele encontraria uma viúva que o alimentaria.

Elias e a Viúva de Sarepta
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ao chegar na cidade, Elias viu a viúva pegando um pouco de água no poço. Ele se aproximou dela e pediu: "Por favor, me dê um pouco de água para beber". Mas a viúva explicou que não tinha muito. A seca estava tão grave que a água era escassa para todos.
Então, Elias disse a ela: "Não tenha medo! Vá e faça o que você disse que ia fazer, mas primeiro me faça um pãozinho com o pouco de farinha que você tem e traga-o para mim. Depois, faça algo para você e seu filho. Porque Deus disse que a farinha e o azeite não acabarão até que chuva volte novamente."
A viúva, apesar de ter tão pouco para si mesma e seu filho, decidiu confiar em Elias e em Deus. Ela fez o bolo para Elias e, em um milagre, a farinha e o azeite não acabaram. Eles continuaram a ter alimento todos os dias.
E não é que Deus também fez outra coisa incrível? Enquanto Elias estava com a viúva, o seu filho ficou gravemente doente e parou de respirar. A viúva ficou desesperada e pediu ajuda a Elias.
Então, Elias orou a Deus pedindo que o menino voltasse à vida. E Deus ouviu a oração de Elias e trouxe o menino de volta à vida! Foi um verdadeiro milagre!
E assim, a viúva e seu filho tiveram alimento e sustento durante toda a seca, tudo por causa da fé e confiança que eles depositaram em Deus.

Elias derrota os profetas de Baal
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Elias, movido pelo poder divino, não se conformou com o que estava acontecendo de errado na nação, ele decidiu confrontar os profetas de Baal e trazer a ira de Deus sobre eles.
Num local montanhoso, num cenário quase surreal, ele desafiou os profetas de Baal a um duelo de fé. Diante de uma multidão perplexa, Elias ordenou que se erguesse um altar e fosse colocado um sacrifício de touros sobre ele. No entanto, o fogo celestial era necessário para consumir o holocausto.
Os profetas de Baal dançaram freneticamente, gritando e clamando por seu deus pagão. Mas nada aconteceu. Em meio a gargalhadas triunfais, Elias deparou-se com o altar negligenciado, desprezado pelo poder divino.
Elias com confiança pediu que o fogo caísse dos céus, envolvendo o altar em um clarão sobrenatural. O sacrifício foi consumido em um piscar de olhos, revelando a superioridade do Deus verdadeiro (1 Reis 18:23-38).
Enquanto os profetas de Baal eram derrotados, uma nova batalha começou a se desenhar. Jezabel, a perversa e ardilosa rainha de Israel, digeriu a derrota de seus aliados com um misto de fúria e desespero, ameaçando e jurando vingança contra Elias. Movida por sua ira, jurou tirar a vida do profeta e lançou um exército em busca dele (1 Reis 19:2).

A fuga de Elias
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Envolto em sombras e oculto pela natureza, Elias teve medo e mergulhou em uma jornada perigosa, fugindo de cidade em cidade, buscando refúgio nas montanhas e florestas mais remotas que a mente possa imaginar. Como um espectro do vento, ele desviava dos espiões de Jezabel, sempre um passo à frente da morte iminente.
Mas, enquanto estava se escondendo nas profundezas de uma caverna, Elias recebeu uma visão.
Elias estava na caverna quando aconteceu um terremoto, seguido de fogo, mas Deus não estava nesses barulhos intensos. Finalmente, uma voz chegou até ele, murmurando através de um vento. Elias sentiu a presença de Deus. E veio  a voz de Deus dizendo: “Ás vezes, a mensagem vem no silêncio, não no barulho”. Deus em sua infinita sabedoria, prometeu proteção e orientação ao profeta destemido.

Elias profetiza a morte de Acabe e Jezabel
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Thomas Matthews Rooke - Tela à óleo - 35 x 44 cm - 1879 - (Russell-Cotes Art Gallery - Museum (United Kingdom))

Assim, fortalecido por essa revelação, Elias encontrou coragem para enfrentar seu Final Boss, Jezabel e seus exércitos, enfrentando-os com o poder divino que o acompanhava.
O Profeta Elias anunciou o juízo divino sobre Acabe e Jezabel, dando detalhes sobre suas mortes e avisando que sua casa seria destruída. Como Acabe se arrependeu, o Senhor adiou por uma geração a destruição da sua dinastia (1 Reis 21:29), mas Acabe e Jezabel tiveram mortes desonrosas conforme a profecia (1 Reis 22:37,38; 2 Reis 9:10,34-37).
Com o tempo, a sombra de Jezabel desvaneceu-se diante do brilho da verdade e do poder do Deus do profeta. Elias emergiu triunfante, como um herói lendário, libertando Israel da opressão espiritual e devolvendo a esperança a um povo desolado.

PARA MEDITAR E APLICAR EM CASA
Então, pessoal, o que podemos aprender com essa história?
Elias não foi um super-homem, mas alguém que buscou a Deus de todo o coração e permitiu que Deus o usasse para realizar grandes obras. Inspirado pela postura de Elias você pode buscar a Deus constantemente e depender dEle em todos os momentos da sua vida, mesmo nas situações mais difíceis, devemos confiar em Deus e em sua provisão. Ele sempre tem um plano para nós, mesmo quando tudo parece impossível.
Queremos que você, durante essa semana, faça um diário de oração onde possa dialogar com Deus diariamente, de forma escrita, expressando suas necessidades e agradecendo por Suas bênçãos.
Encorajamos você a praticar a coragem e a fidelidade em situações diárias: Isso pode envolver a fidelidade a Deus e aos princípios morais, a coragem para enfrentar desafios e a busca pela vontade de Deus em todas as decisões.

Lição escrita pela Capitã Danielle Wakai-Braga, Secretária Territorial de Propriedades e Assuntos Legais
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos