Cadetes Locais 1.0
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 32 – TRATANDO TUDO COM MANSIDÃO Empty LIÇÃO 32 – TRATANDO TUDO COM MANSIDÃO

Seg Jan 02, 2023 9:32 am
DA BÍBLIA

• Gálatas 5:22-23
• Colossenses 3:12-14
• 1 Timóteo 6:11
• 1 Pedro 3:15-16
• Gálatas 6:1
• 2 Timóteo 2:24-26
• Mateus 11:29;

OBJETIVOS

Como resultado dessa lição os Cadetes Locais aprenderão que:
• O caminho da mansidão pode não ser o mais fácil, mas é o caminho bíblico;
• Jesus demonstrou mansidão mesmo diante de ataques muito piores dos que os que sofremos hoje;
• A mansidão é uma das ferramentas para manter a paz entre os irmãos;

PARA SE APROFUNDAR

Quero começar essa lição com dois provérbios:
O homem irado provoca brigas, e o de gênio violento comete muitos pecados. Provérbios 29:22
A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira. Provérbios 15:1
Esses dois provérbios têm algo em comum, eles mostram os efeitos de não se ter um caráter manso. Brigas, violência, pecados, ira... E eu poderia seguir essa lista com outras coisas também.
A mansidão é capaz de desviar a fúria e trazer a paz necessária para que problemas possam ser resolvidos.
Uma definição que acho muito interessante para mansidão é “ausência de agitação, de pressa, de inquietação, de ferocidade”.
Não queremos que você confunda mansidão com apatia ou inatividade. Ausência de agitação e pressa não é imobilidade, mas sim se mover no ritmo adequado para poder resolver as coisas de forma eficiente.
Você consegue pensar em Jesus como alguém apático ou imóvel? De maneira nenhuma, não é? Mesmo assim ele diz: “Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Mateus 11:29.”.
Jesus sempre foi alguém muito ativo, viajando por vários lugares, pregando e ensinando a várias pessoas, e ainda assim era Alguém de caráter manso, tranquilo, brando e capaz de ser gentil e até mesmo meigo com os outros ao Seu redor.
Jesus fazia as coisas no tempo certo, sem pressa, com mansidão, e por isso os resultados de suas ações eram extremamente significativos. Como exemplo da mansidão de Jesus como capacidade de agir com calma temos o evento da ressureição de Lázaro que ocorre em João 11.
É um texto um pouco longo e você pode fazer a leitura dele com seu Guardião, mas gostaríamos de enfatizar aqui alguns versículos:
• Lázaro adoeceu e as irmãs dele pediram a ajuda de Jesus – João 11:1 e João 11:3;
• Jesus não agiu com pressa ou ferocidade, mas teve mansidão para esperar o tempo certo de agir – João 11:6;
• Jesus não agiu com pressa para que seus discípulos e outras pessoas pudessem ver o que Ele tinha preparado – João 11:14,15;
• Algumas pessoas poderiam ter se irado com as palavras que Marta usou para Jesus, mas Jesus respondeu a ela com mansidão em todos os momentos da conversa – João 11:21-27;
• Jesus também poderia ter Se irado com as palavras maldosas de algumas pessoas que estavam próximas do túmulo de Lázaro, mas manteve uma atitude de mansidão – João 11:37;
Você viu quantas oportunidades de tratar toda aquela situação com mansidão Jesus teve? E viu os resultados alcançados?
Essa lição da atitude de Jesus nos leva a entendermos que a mansidão é um excelente caminho para a resolução de problemas.
Quando agimos com mansidão paramos, pensamos, oramos e então tomamos uma atitude sem pressa, dirigidos por Deus. Quando tratamos tudo com mansidão não nos iramos com palavras usadas por outros, mas agimos de forma gentil para resolver conflitos.
Mas como responder com mansidão quando recebemos ataques de outros?

Como responder aos ataques de outros?

Eu sei que a resposta para isso não é fácil, realmente, o caminho da mansidão passa longe de ser algo simples, mas é com certeza o correto a se fazer. Veja o que Jesus disse em Lucas 6:27-29: "Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam. Se alguém bater em você numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém tirar de você a capa, não o impeça de tirar a túnica.
Vamos as partes:
• Amar aos inimigos – Respire fundo, as vezes aquela pessoa que não lhe trata bem precisa de mais amor. Ela é uma pessoa como você, com falhas e acertos, tente ter mais empatia e mansidão no trato com ela;
• Fazer o bem aos que lhe odeiam – Quando alguém nos faz mal nosso instinto costuma ser o de revidar na mesma moeda ou ainda com mais intensidade. Mas isso só gera um ciclo vicioso de retribuição do mal com o mal. Seja manso, quebre essa corrente de ferocidade;
• Abençoe os que lhe amaldiçoarem – Sim, palavras duras machucam muito, mas a melhor forma de responder a essas palavras é com mansidão e palavras gentis que afastem a ira;
• Orem por aqueles que os maltratam – Se alguém lhe estiver maltratando, essa pessoa está pecando e precisa encontrar o amor de Deus. Ore para que Deus faça com que ela O encontre e assim ela mude de atitude;
• Se alguém bater em sua face ofereça a outra – Aqui entra o princípio de saber perdoar e seguir em frente. Ninguém gosta de ser estapeado, mas, será que reagir com agressão e não com mansidão é mesmo a melhor forma de reagir?;
• Se alguém te tirar a capa deixe que leve a túnica também – Quando alguém tira algo que é nosso ficamos com um sentimento de que fomos lesados, mas precisamos aprender a agir com mansidão mesmo diante desse tipo de situação;

Ufa! A estrada é difícil, o caminho é estreito, mas Jesus prometeu que tratando tudo com mansidão nós encontraríamos descanso para nossas almas, lembre-se:
“Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.” Mateus 11:29.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Você pode usar as imagens produzidas pela Guardiã Fabiana do Corpo de Santos na sua aula!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

PARA MEDITAR E APLICAR EM CASA

Nessa semana queremos que você decore o texto de Mateus 11:29 e reflita a cada dia se você está ou não vivendo uma vida de mansidão.
Se estiver com dificuldades na caminhada anote suas dificuldades e discuta sobre elas com seu Guardião ou Oficial Dirigente.
Lembre-se que o caminho da mansidão é o caminho de Jesus!


Última edição por Admin em Ter Abr 16, 2024 8:34 am, editado 2 vez(es)
Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 32 – TRATANDO TUDO COM MANSIDÃO Empty Re: LIÇÃO 32 – TRATANDO TUDO COM MANSIDÃO

Qui Fev 09, 2023 10:10 am
.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos