Cadetes Locais 1.0
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 33 – APRENDENDO A TER DOMÍNIO PRÓPRIO Empty LIÇÃO 33 – APRENDENDO A TER DOMÍNIO PRÓPRIO

Seg Jan 02, 2023 9:37 am
DA BÍBLIA

• Provérbios 16:32
• Provérbios 25:28
• Provérbios 29:11
• Romanos 8:8-9
• 1 Coríntios 10:13
• Gálatas 5:22-23
• 1 Tessalonicenses 4:4-5
• 1 Pedro 4:1-5
• 1 Pedro 5:8-9
• 2 Pedro 1:5-7;

OBJETIVOS

Como resultado dessa lição os Cadetes Locais aprenderão que:
• Domínio próprio é fundamental nos dias que vivemos;
• Saber controlar seus impulsos é algo bíblico;
• O foco e o direcionamento com disciplina são formas de exercer o domínio próprio;

PARA SE APROFUNDAR

Imagine um atleta de alto rendimento. Talvez um medalhista olímpico ou um vencedor de esportes a nível mundial. Como exemplos de alguns atletas brasileiros podemos falar sobre Oscar Schimidt do basquete, Joaquim Cruz das corridas, o velejador Robert Scheidt, o medalhista olímpico e ex-detentor de recorde mundial João do Pulo e também Adhemar Ferreira da Silva bícampeão olímpico do salto triplo, Maria Lenk e César Cielo da natação, Vanderlei Cordeiro de Lima da maratona, Guilherme Paraense o primeiro medalhista de ouro da história do Brasil e Sarah Menezes a primeira mulher a vencer uma medalha de ouro no judô.
Agora pense no que essas pessoas têm em comum.
Se você pensou em coisas como abrir mão daquele churrasquinho, chocolate ou refrigerante para manter uma dieta que ajudasse em seu desenvolvimento, deixar de ir para festas para ter noites de sono melhores, forçar seu corpo até o limite para alcançar um melhor desempenho, então você acertou em cheio.
A rotina de atleta exige muita disciplina e dedicação, exige muitas vezes abrir mão daquilo que você deseja em prol de um objetivo maior.
Isso é muito similar ao domínio próprio que é parte do Fruto do Espírito em nós. O Espírito Santo nos capacita para vencermos nossos próprios desejos e paixões e, com isso, alcançarmos objetivos espirituais e do Reino.
Veja o que diz 1 Coríntios 9:24-27:
“Vocês não sabem que, de todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.”
O prêmio pelo qual nós lutamos é a santa vocação de Deus, o crescimento e desenvolvimento do Reino e a eternidade com o Senhor, por isso Paulo usa expressões como “esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo”, isso é, em essência, negar os impulsos e desejos mundanos em favor da vocação espiritual.
Agora, pense em impulsos naturais que o ser humano tem: desejo de comer, beber, ser reconhecido, ter uma família...
Mantidos na linha pelo domínio próprio esses impulsos são normais e não causam problemas, mas se deixamos as paixões descontroladas tomarem conta acabamos nos perdendo, mesmo nessas coisas simples.
Comer sem domínio próprio pode levar a problemas financeiros se você gasta demais com restaurantes ou a problemas físicos se você come demais ou come alimentos que não fazem bem à saúde. O desejo de ser reconhecido sem domínio próprio pode levar a ganância, arrogância, mentira, maldade. A falta de domínio próprio em relação aos impulsos sexuais pode levar ao sexo antes do casamento, gravidez na adolescência, infecções sexualmente transmissíveis, casamentos sem planejamento que depois se tornam problemas conjugais.
Está vendo? Mesmo as coisas mais simples, se não forem dosadas e medidas dentro da régua do domínio próprio podem se tornar problemáticas.
Há muitas outras coisas que poderíamos colocar na lista da necessidade de domínio próprio. O dominar da língua quando falamos com outros, o dominar das explosões emocionais quando somos contrariados ou injustiçados, o dominar do medo quando escondemos nossa identidade de cristãos, o dominar da tristeza quando nos deixamos levar pelas circunstâncias ruins.
O domínio próprio é, portanto, fundamental em vários campos da nossa vida, seja para lidar com nossos desejos, seja para lidar com questões emocionais.
Mas ainda tem mais!
Assim como um atleta que busca com disciplina o aprimoramento físico, nós salvacionistas buscamos com disciplina o aprimoramento espiritual.
Nós lemos a Bíblia todos os dias, oramos todos os dias, fazemos devocionais todos os dias, nos dedicamos a prática do serviço sempre que surge a oportunidade e fazemos isso dominando nossos impulsos de buscar nosso prazer e conforto pessoal, para que possamos desenvolver nossa espiritualidade.
Um dos exemplos de disciplina espiritual e domínio próprio que mais gosto é o da forma como Daniel orava.
Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém. Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus, como costumava fazer. Daniel 6:10
Três vezes por dia Daniel se ajoelhava e orava, dominando o próprio medo que poderia sentir do rei e focando em seu relacionamento com o Senhor. Isso é uma demonstração do Fruto do Espírito na vida desse herói da fé e pode ser também na nossa.
Para terminar gostaríamos de usar as palavras de um cântico do Cancioneiro, o de Nº  270 de tema Santidade:

Fala, Jesus, humildemente eu ouço

Fala-me, Jesus, eu quero
Tua voz agora ouvir.
Eis-me aqui, junto ao madeiro,
Ansioso a Te servir.
Oh! afasta os meus temores
E revela o Teu querer,
Por mercê das Tuas dores
Eu poderei vencer.

Fala, Jesus, humildemente eu ouço,
Aqui, ao pé da cruz,
Separo-me do mundo.

Fala-me, Jesus, eu sigo
Aonde queres, meu Senhor.
É prazer andar conTigo
No gozo ou na dor.
Purifica a quem Te implora
Aqui, no Teu altar,
Quero ser Teu templo agora;
Oh! vem em mim reinar!

Que Teu sangue precioso
Venha todo o mal lavar.
Tu, que és terno e poderoso,
Me podes bem guardar.
Deixo o mundo e seu engano,
Digo adeus ao próprio “eu”
E, entregue ao Teu plano,
Jesus, sou todo Teu!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Para sua aula você pode usar as imagens elaboradas pela Guardiã Fabiana do Corpo de Santos

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

PARA MEDITAR E APLICAR EM CASA

Onde em sua vida precisa haver mais domínio próprio? Será que você tem conseguido vencer suas paixões, abrindo mão das coisas do mundo pelas espirituais?
Embora essa seja uma reflexão muito complexa, é necessário de tempos em tempos fazê-la.
Durante essa semana concentre-se em entender as áreas de sua vida que precisam de mais domínio próprio e, depois dessa semana, converse com seu Guardião ou Oficial Dirigente sobre suas conclusões.


Última edição por Admin em Ter Abr 16, 2024 9:06 am, editado 2 vez(es)
Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 33 – APRENDENDO A TER DOMÍNIO PRÓPRIO Empty Re: LIÇÃO 33 – APRENDENDO A TER DOMÍNIO PRÓPRIO

Qui Fev 09, 2023 10:10 am
.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos