Cadetes Locais 1.0
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 20 - A EXPIAÇÃO Empty LIÇÃO 20 - A EXPIAÇÃO

Qui Set 22, 2022 9:19 am
DA BÍBLIA
• Romanos 6:23;
• João 1:29;
• 1 Coríntios 15:3;
• Romanos 3:23;
• Efésios 1:7;
• Hebreus 1:3;
• 1 João 2:2;
• 1 João 4:10;
• Gálatas 1:4;

OBJETIVOS
Os objetivos dessa lição são:
• Que o Cadete Local aprenda e compreenda o conceito de expiação;
• Saber mais sobre a obra de expiação realizada por Jesus e o valor dela para nós;
• Descobrir mais sobre como falar sobre a expiação com outras pessoas;

PARA SE APROFUNDAR
Você já ouviu a palavra expiação? Calma, não tem relação nenhuma com espionagem nem ficar invadindo a vida alheia por aí.
Expiação é uma palavra que significa purificação ou retribuição de uma falta cometida ou de um crime. Castigo, penitência ou pena por algo podem ser palavras relacionadas a expiação em certos contextos.
Chegando até aqui no curso de Cadetes Locais você já teve uma aula explicando “A Queda”, ou seja, a situação onde a humanidade caiu em pecado e com isso se afastou de Deus.
Hoje vamos abordar a “solução” para esse afastamento, a retribuição e a purificação para esse pecado e a reaproximação de Deus para a humanidade e da humanidade para Deus.

• Um Pequeno Contexto Do Antigo Testamento
Se você ler os textos do Antigo Testamento que são anteriores a lei mosaica (lei mosaica é o conjunto de leis atribuídas a Moisés) vai perceber que não existia um rito ou sacrifício padrão para que as pessoas expiassem seus pecados.
Com Moisés a coisa muda de figura e se estabelecem vários sacrifícios e ofertas que deveriam ser feitos a Deus em retribuição pelo pecado.
Quando alguém do povo de Deus pecava era requerido que a pessoa levasse um animal ao sacerdote e, fora do acampamento do povo, o animal fosse morto para que assim o pecado da pessoa fosse perdoado. A morte do animal era o símbolo da “substituição”(significado da expiação) do pecado da pessoa para o animal – a ideia era ressaltar que “o salário do pecado é a morte...”(Romanos 6:23)
É interessante notar que pessoas mais ricas tinham que oferecer bezerros, carneiros e outros animais maiores enquanto pessoas mais pobres podiam ofertar pombos ou rolinhas, o que demonstra preocupação em que todos pudessem expiar seus pecados por meio dos sacrifícios.
Também havia anualmente uma data específica para a expiação de todo o povo de Deus. Nesse dia todos deveriam jejuar e o sacerdote oferecia um novilho a Deus em favor de si e da sua família e um bode em favor de todo o povo. Os judeus modernos ainda guardam essa data, chamada de Yom Kippur, “o Dia do Perdão”.
Você pode ler um pouco mais sobre esse tipo de sacrifício no livro de Levítico, capítulo 2 versos: 8, 13, 16 e 17. Com relação ao dia da expiação você encontrará mais informações lendo o livro de Levítico, capítulo 16.
Mas é preciso deixar claro aqui que esses sacrifícios de animais pelo pecado eram uma forma passageira de se fazer expiação e, na realidade, não resolviam o problema da queda em si. Um sacrifício perfeito, que tirasse o pecado do mundo, e foi o próprio Deus a fazer esse sacrifício.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

• O Sacrifício de Jesus
João 1:29 diz: “No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”.
Você já deve conhecer muitos textos que falam sobre a vinda de Jesus para o nosso meio e como Ele morreu na cruz para nos salvar.
Essa morte sacrificial de Jesus é justamente a expiação definitiva que a humanidade necessitava para ter seus pecados perdoados.
Hebreus 9:12 propõe: “Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, e obteve eterna redenção.”.
Logo se percebe por esse texto que o sangue de animais não era a expiação adequada pelos pecados da humanidade, então, Jesus oferece Seu próprio sangue na cruz em resgate por nós, conseguindo a redenção eterna que é literalmente um presente de Deus para nós.
Leia o que escreve 1 Pedro 2:24: “Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.”.
Agora faça um paralelo com Romanos 6:23: “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”.
Você compreende?
Jesus é o sacrifício perfeito e final em favor da humanidade. Se com a queda nós nos afastamos de Deus, a cruz de Cristo construiu uma ponte que nos liga novamente a Ele.
Esse ato de amor pela humanidade demonstra que nosso Deus não é um Deus apegado a sacrifícios mundanos, mas sim um Deus de amor que escolhe, Ele mesmo, se sacrificar pelo Seu povo amado.
• E o que isso significa para nós nos dias de hoje?
Bem, acho que ficou claro que depois do sacrifício que Jesus realizou na cruz não temos mais necessidade de sacrifícios de animais nem nada desse tipo, ou seja, o ato de expiação já foi plenamente realizado, feito de forma definitiva e eficaz.
Agora a salvação está a um passo da humanidade e nós podemos dar esse passo não por meio de sangue ou rituais, mas através da fé:
1 João 5:9-12:
“Nós aceitamos o testemunho dos homens, mas o testemunho de Deus tem maior valor, pois é o testemunho de Deus, que ele dá acerca de seu Filho.
Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho.
E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.
Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida.”
Agora é tudo uma questão de crer. Aqueles que simplesmente creem que a expiação realizada por Jesus é eficaz e plena para nos salvar tem a vida eterna por meio de Jesus.
Mais do que só crermos, somos agora também portadores dessa mensagem e responsáveis por espalhá-la para o maior número possível de pessoas. Faça você também a sua parte proclamando o ato de expiação de Jesus e a plena salvação que Ele nos oferece através da fé.
Seja também um propagador da expiação!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Cristo Crucificado - Diego Velázquez

PARA MEDITAR E APLICAR EM CASA
Essa semana desafiamos você  a fazer algo mais prático.
Separe um caderno e material para escrever, ou crie um bloco de notas no seu celular ou computador.
Na primeira página comece uma lista das pessoas que você conhece e que ainda não conhecem o ato de expiação realizado por Jesus. Comece das mais próximas (familiares e amigos) até os mais distantes (colegas de estudos ou trabalho, vizinhos e conhecidos não muito próximos).
Agora nas páginas seguintes comece com o nome de uma única pessoa e escreva um “plano de evangelização” de como você pode chegar até essa pessoa e explicar para ela sobre a expiação e a salvação que ela pode receber.
Quando terminar o plano para a primeira pessoa faça também o da segunda, depois da terceira e assim por diante até completar sua lista da primeira página.
Se conseguir fazer isso com pelo menos sete pessoas as atividades dessa lição irão valer o dobro de pontos (200 ao invés de 100), mas, no final do seu post com a entrega das atividades você deverá descrever o seguinte relatório:

• Quantos dias você levou para traçar seu plano de evangelização para as sete pessoas?
• Quais os passos que você traçou para explicar o sacrifício de Jesus na cruz e a salvação que está ao alcance de cada uma das pessoas?
• Após ter escrito seus planos de evangelização você passou a orar mais pela salvação dessas pessoas?
• De posse do seu plano, você já começou a colocá-lo em prática? Se não, explique o motivo.
• Se alguma dessas pessoas do seu plano aceitou a Jesus encaminhe-a ao seu Oficial Dirigente e ajude-a nesse começo da caminhada de fé. Para cada pessoa que for alcançada por seu plano de evangelização no mês em que você realizar essa lição você receberá 100 pontos extra no seu relatório final (marque no relatório final como “Pessoas alcançadas pelo plano de evangelização).


Última edição por Admin em Qua Jul 19, 2023 9:57 am, editado 2 vez(es)

Fabi Loyde Santos gosta desta mensagem

Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 20 - A EXPIAÇÃO Empty Re: LIÇÃO 20 - A EXPIAÇÃO

Qui Fev 09, 2023 10:06 am
.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos