Cadetes Locais 1.0
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 34 – A JUSTIÇA SOCIAL Empty LIÇÃO 34 – A JUSTIÇA SOCIAL

Seg Jan 02, 2023 9:41 am
DA BÍBLIA

• Miquéias 6:8
• Jeremias 22:3
• Provérbios 31:9
• Deuteronômio 27:19
• Isaías 10:1,2
• Levítico 19:15;

OBJETIVOS

Como resultado dessa lição os Cadetes Locais aprenderão que:
• Justiça Social é parte da vontade de Deus para a humanidade;
• As parcelas mais oprimidas da sociedade sempre foram foco da justiça social;
• Justiça social é aplicar o conceito de equidade.

PARA SE APROFUNDAR

Justiça social é uma expressão que você não irá encontrar na Bíblia grafada dessa forma, embora seus princípios e conceitos sejam muito evidentes quando se entende o que ela significa.
Quando entendemos que a Bíblia tem princípios e medidas para dar melhores condições para aqueles mais vulneráveis da sociedade entendemos que a Bíblia aborda a equidade que a justiça social procura promover.
Leia Levítico 19:15: "Não cometam injustiça num julgamento; não favoreçam os pobres, nem procurem agradar os grandes, mas julguem o seu próximo com justiça.”.
Esse verso é muito interessante, nos faz pensar no conceito de equidade e no conceito de igualdade. Justiça na prática aplicada através desse princípio, mas o que é igualdade e o que é equidade? Veja a imagem abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Perceba o que diz Jeremias 22:3: “Assim diz o Senhor: Administrem a justiça e o direito: livrem o explorado das mãos do opressor. Não oprimam nem maltratem o estrangeiro, o órfão ou a viúva; nem derramem sangue inocente neste lugar.”. Agora vamos pensar em alguns aspectos bíblicos dos grupos oprimidos ou explorados daquela época:

Os órfãos
Crianças e adolescentes são, de forma geral, mais vulneráveis que adultos plenamente formados. No caso dos órfãos em tempos bíblicos isso se agrava, pois a criança e o adolescente era plenamente dependente do sustento vindo de seus pais e a sociedade não tinha tantas ferramentas para lhes dar apoio social.
Colocados em uma situação de risco a criança e o adolescente órfão poderia recorrer a mendicância ou ficaria vulnerável a malfeitores. Essas duas situações a tornavam extremamente vulnerável.
Uma boa forma de aplicar a justiça social e a equidade seria dar a esses grupos lares adequados onde pudessem completar seu desenvolvimento.

As viúvas
Similar à situação das crianças e adolescentes órfãos é a situação das viúvas que, na época bíblica, não dispunham de oportunidades de educação e trabalho e, portanto, uma vez que não tinham mais seus maridos que as sustentavam, muitas vezes caiam na mendicância.
Graças a Deus os tempos mudaram bastante e hoje as mulheres possuem muito mais oportunidades de estudo, trabalho e desenvolvimento pessoal, o que também inclui o grupo das viúvas.
Sabemos que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que todas as mulheres tenham todas as oportunidades necessárias para terem boa qualidade de vida, mas dos tempos bíblicos para os tempos modernos as mulheres já alcançaram várias conquistas sociais.

Os estrangeiros
Em uma terra distante da sua, falando uma língua diferente, com cultura diferente. A situação de um estrangeiro é complexa, pois, caso não seja acolhido, ele sentirá que é um estranho no ninho, abandonado no meio de um povo do qual não faz parte.
A situação dos imigrantes já foi abordada em um episódio do SalvosCast que pedimos que você assista para realizar as atividades dessa lição.

Isaías 10:1,2 diz: “Ai daqueles que fazem leis injustas, que escrevem decretos opressores, para privar os pobres dos seus direitos e da justiça os oprimidos do meu povo, fazendo das viúvas sua presa e roubando dos órfãos!”.
A justiça social é, sim, parte do plano de Deus, está implícita na Bíblia e o povo salvacionista, como agente transformador da sociedade, tem por prática mostrar os equívocos sociais e lutar contra eles.
Você pode fazer isso como Cadete Local encontrando causas nas quais se engajar e pessoas por quem lutar.
Talvez as pessoas oprimidas da comunidade na qual você vive não sejam as mesmas dos tempos bíblicos, mas com certeza ainda há pessoas precisando de equidade e justiça social.
Seja a luz de Jesus para essas pessoas e ajude a convidá-las para perto do Deus da justiça.

O Cântico 173 do Cancioneiro traz a seguinte estrofe:

Vinde, vós, que estais cansados,
Oprimidos, vinde já;
Paz, perdão e santidade
Vinde, todos, alcançar,
Pois de graça, pois de graça
Tudo Cristo vos quer dar.

O convite aos oprimidos é virem ao Deus que lhes oferece justiça e descanso, e nós, Sua igreja, Seus soldados, somos uma das ferramentas para derramar a justiça de Deus sobre o mundo.
Faça a diferença. Faça sua parte.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

PARA MEDITAR E APLICAR EM CASA

Leia as palavras do Cântico Nº 417 de tema Guerra e Serviço e título “Onde Tu queres, Senhor, meu Mestre,”:

O que fazer num mundo de tristezas?
A esperança - como a restaurar?
Onde estou, palavras de conforto
Do evangelho hei de anunciar.

Onde Tu queres, Senhor, meu Mestre,
É meu desejo sempre estar.
Sou Teu somente e alegremente
Vou sempre Te amar.

O que fazer perante tantas dores?
A humanidade - como a aliviar?
Onde estou, aos homens carregados
Estenderei a mão pra ajudar.

O que fazer de minha vida inútil,
Justificando meu lugar aqui?
De mim farei Teu porta-voz, ó Cristo,
Ungido vou, obediente a Ti.

O que essas palavras lhe lembram? O que Deus espera que você faça? Reflita sobre isso durante essa semana.


Última edição por Admin em Qui Jul 20, 2023 10:45 am, editado 1 vez(es)
Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 34 – A JUSTIÇA SOCIAL Empty Re: LIÇÃO 34 – A JUSTIÇA SOCIAL

Qui Fev 09, 2023 10:11 am
.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos