Cadetes Locais 1.0
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 46 - DEEM GRAÇAS DE CORAÇÃO Empty LIÇÃO 46 - DEEM GRAÇAS DE CORAÇÃO

Sex Jul 28, 2023 10:32 am
DA BÍBLIA
• Salmos 92:1
• Salmos 103:2
• Salmos 118:28-29
• Salmos 136:1
• Efésios 1:16
• Efésios 5:20
• Colossenses 3:17
• Tessalonicenses 5:18
• Hebreus 12:28

OBJETIVOS
Como resultado dessa lição os Cadetes Locais irão:
• Se sentir motivados a dar graças a Deus em todas as situações;
• Compreender que a gratidão é parte importante de ser salvacionista;
• Perceber que mesmo nas situações mais complexas Deus está no controle e por isso podemos ser gratos.

PARA SE APROFUNDAR
Você sabe o que significa gratidão? Se tivesse que explicar o que é gratidão para uma pessoa que não conhece esse conceito, como você faria isso?
Se pensasse em tudo o que outras pessoas fizeram por você, consideraria que conseguiu expressar gratidão a essas pessoas pelas coisas que recebeu?
Quando falamos de gratidão falamos de reconhecimento:
-Reconhecimento de que recebemos algo de outra pessoa;
-Reconhecimento de que nem sempre merecemos o que recebemos;
-Reconhecimento de que necessitamos de coisas vindas de outras pessoas;
-Reconhecimento de que o bem existe e existem pessoas que já fizeram o bem para nós;
-Reconhecimento de que existe muito que recebemos e, nem sempre devolvemos tudo isso na mesma medida.
Uma pessoa grata é uma pessoa que reconhece tudo isso em relação ao mundo ao seu redor. Essa pessoa é grata a Deus pela vida, pelo ar que se respira, pelo calor do sol, pela chuva que cai sobre a terra. É grata aos seus pais ou cuidadores pelo carinho, amor, provisão, moradia. É grata aos seus amigos pelo companheirismo e coleguismo. É grata a seus mestres pelo ensino e por mostrarem o caminho.
Quer um exemplo do quanto precisamos ser gratos?
Imagine que hoje pela manhã você tomou uma caneca de café, ou mesmo que comeu um pão. Deus fez tanto o grão de café como o trigo germinar e dar frutos, por isso precisamos ser gratos a Deus. Os fazendeiros e trabalhadores rurais colheram esse grão e por isso precisamos ser gratos a eles. Os caminhoneiros e pessoas da área de transporte levaram esse grão até as fábricas e por isso precisamos ser gratos a eles. Os trabalhadores da área industrial trituraram e prepararam esses grãos para serem consumidos e por isso precisamos ser gratos a eles. Os profissionais da área do comércio estocaram e ofereceram esse produto e por isso precisamos ser gratos a eles. Por fim, alguém comprou esse café ou esse pão para você e talvez alguém tenha até preparado o café e o pão para que você pudesse consumi-los então, quem fez isso também merece nossa gratidão.
Percebe que mesmo na coisa mais simples existe um cuidado e benevolência tanto da parte de Deus como de outras pessoas para conosco?
Diante da grandeza disso prestamos nosso reconhecimento e nos sentimos motivados a darmos graças de coração por tudo o que recebemos de todos ao nosso redor.
E quando pensamos na figura de Deus, então? Uau! Esse sentimento de gratidão deve ser ainda mais amplo, afinal, Ele é o Criador, Governador e Mantenedor de todo o universo! Diretamente tudo o que temos, tudo o que somos, tudo o que existe veio Dele. Deus é realmente um Deus muito maravilhoso que nos dá muito mais do que podemos reconhecer e agradecer.
Além de cristãos que têm esse reconhecimento da grandeza de Deus e do quanto Ele é bom para conosco nós também somos salvacionistas, o que significa que Deus é tão grandioso em nos dar o que precisamos que ainda temos forças, energia e recursos para poder abençoar outros ao nosso redor.
Isso quer dizer que Deus não só nos dá o que precisamos, sem que falte nada, mas Ele também vai além dando a nós o suficiente para servirmos a humanidade sofredora ao nosso redor.
Com isso somos participantes diretos da bondade de Deus para com a humanidade. Somos luz Dele no mundo. Somos sal Dele sobre a Terra. Literalmente Ele é tão bom que nos deixa participar em Sua grandiosa obra!
Você não se sente agradecido por isso? Não é incrível o Deus que temos?
Bem, talvez você possa estar se perguntando: “Mas e os problemas? E as situações difíceis? E as coisas ruins?”.
Por incrível que pareça mesmo as coisas ruins que acontecem não diminuem em nada a grandeza do amor e cuidado de Deus pelo qual somos gratos. Lembre-se do princípio bíblico de que: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” Jeremias 29:11 e “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” Romanos 8:28.
Você compreende isso? Significa que em tudo, tudo mesmo, Deus está no controle e, portanto, devemos gratidão a Ele.
Vamos ver alguns exemplos bíblicos em relação a isso:

O Caso de Jó
Jó era um homem fiel a Deus. Você pode ver isso no livro de Jó nos capítulos 1 e 2.
Jó também era o que a nossa sociedade chamaria de “rico” ou “bem-sucedido”. Tinha muitas posses, uma grande família, pessoas que trabalhavam para ele.
Porém, em um único dia de sua vida, quando vários desastres vieram sobre ele, Jó perdeu tudo.
Suas criações de animais morreram ou foram roubadas. Seus criados morreram. Até mesmo seus filhos morreram.
Porém, em Jó 1:21,22, mesmo depois de todos esses desastres, vemos a postura deste homem de fé:
“e disse: "Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor ".Em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus.”.
Você deve estar pensando que Jó tinha um espírito de gratidão inabalável, certo? Mas na verdade as coisas ainda pioraram para Jó, pois, mesmo depois de perder tudo ele ainda contraiu uma doença muito séria e que lhe causava muito transtorno, conforme vemos em Jó no capítulo 2.
Até mesmo a esposa de Jó, ao ver a agonia do marido, aconselhou Jó de forma imprudente, dizendo para ele amaldiçoar a Deus e morrer. Mas veja a resposta de Jó:
“Ele respondeu: "Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal? " Em tudo isso Jó não pecou com os lábios.” Jó 2:10
Nesse momento você deve estar pensando que Jó chegou ao fundo do poço, certo? Errado!
Para piorar ainda mais a situação Jó recebeu a visita de alguns “amigos” que em um primeiro momento até mostraram solidariedade para com ele, mas em seguida começaram a acusa-lo de coisas que ele não tinha feito, inclusive de pecados.
O livro de Jó tem uma conclusão muito, muito profunda, com Jó tendo uma conversa com Deus onde Deus se manifesta a ele e mostra que sempre esteve no controle da situação.
O livro de Jó como um todo é um livro lindo que nos ensina a sermos mais gratos a Deus.

O Caso de Paulo e Silas
Façam uma pausa para ler Atos 16:22-40.
O que você leu nesse trecho da Bíblia é outro exemplo de gratidão a Deus independente das situações que nos cercam e, ao mesmo tempo, do controle de Deus sobre todas as coisas.
Paulo e Silas foram capazes de orar e louvar a Deus com hinos mesmo tendo sido presos injustamente, sido açoitados, jogados na parte mais sombria e isolada da cadeia, serem presos a um tronco.
O exemplo de gratidão deles repercute e reverbera até os dias de hoje chegando a você, Cadete Local, como um exemplo de coração grato mesmo quando tudo está contra e quando tudo parece ter dado errado.
Tenha em mente que mesmo quando tudo estiver contra e quando tudo parecer ter dado errado Deus ainda estará no controle de tudo e por isso podemos ser gratos a Ele!

Para encerrar essa lição vamos dar uma olhada no Cântico 8 do cancioneiro:

A Deus cantamos nós,
São tantos Seus favores.
Com voz de gratidão
Ergamos os louvores,
Pois, desde nossos pais,
Seu braço nos cercou,
E, pelo Seu amor,
De dons nos cumulou.

Que tão bondoso Deus
De nós esteja perto,
Nos dando o Seu amor
Em meio ao mundo incerto.
Guiando os nossos pés,
Nos guarde em Sua paz
E afaste todo o mal
Com Seu poder veraz.

Louvemos sempre a Deus,
Ao Pai e ao Filho amado
E Aquele que é, também,
Com Eles adorado.
Eterno e Trino Deus,
Te rendem gratidão
Os santos e anjos Teus
E toda a criação!

Esperamos de coração que as palavras desse Cântico inspirem o sentimento de gratidão e que você possa exercitar a gratidão a Deus todos os dias!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

PARA MEDITAR E APLICAR EM CASA
Sente-se com um caderno e comece a escrever uma lista de tudo que você tem e tudo que já recebeu em sua vida (provavelmente essa lista será bem longa).
A cada item escrito tome um momento para fazer uma breve oração de agradecimento a Deus pelo que acabou de escrever.
Depois de terminar esse momento escreva como se sentiu ao fazer tantas orações de gratidão a Deus em sequência e na próxima aula comece compartilhando com os demais essa sua experiência.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos