Cadetes Locais 1.0
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 36 – A OBEDIÊNCIA Empty LIÇÃO 36 – A OBEDIÊNCIA

Seg Jan 02, 2023 10:15 am
DA BÍBLIA

• João 14:15
• Deuteronômio 5:29
• 1 Samuel 15:22
• Mateus 5:19
• Lucas 6:46
• Atos dos Apóstolos 5:29
• Tiago 1:22
• 1 Pedro 1:14
• 1 João 5:3
• 2 João 1:6;

OBJETIVOS

Como resultado dessa lição os Cadetes Locais aprenderão que:
• A obediência é importante para a vida de santidade;
• A obediência a Deus não é um fardo, mas, sim, um privilégio;
• Como bom cristão o salvacionista mantém uma postura de obediência a Deus em tudo o que faz.

PARA SE APROFUNDAR

"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos." João 14:15.
Mesmo que você não seja muito ligado as mídias sociais com certeza você sabe que, hoje em dia, há tutoriais e guias online para praticamente tudo que você quiser fazer, certo?
Como adquirir o 100% naquele jogo super difícil, como preparar aquela receita deliciosa digna de chefe de cozinha, como reformar a sua casa você mesmo, como fazer aquela maquiagem incrível nível Hollywood, e por aí vai... Tutorias e guias dos mais variados possíveis.
Mas os guias e tutoriais tem algo em comum. Eles te dão uma direção e uma lista de instruções que, seguidas ao pé da letra, garantem o sucesso que você espera, porém, se você estiver usando as instruções e durante o uso decidir dar seu próprio “jeitinho” o resultado pode ficar bem longe do esperado.
Isso acontece por que quem montou o tutorial das instruções fez tudo antes precisamente para que você possa seguir o passo a passo e alcançar os mesmos resultados. Mas se você escolhe não seguir os mesmos passos a chance de alcançar o mesmo ponto final diminui drasticamente.
Quando falamos de obediência, a primeira reação de muita gente é achar que vamos esfregar um livro de regras na cara das pessoas dizendo tudo que elas podem e tudo que elas não podem fazer.
Só que não é bem assim.
Dentro dos princípios espirituais a obediência está muito mais associada a seguir instruções de forma precisa e submissa do que ter uma lista de “isso pode e isso não pode”.
Vamos fazer uma leitura bíblica juntos e entender um pouco mais sobre os princípios da obediência.

As Instruções de Samuel e a desobediência de Saul

Para começar vamos fazer a leitura de 1 Samuel 15. São 35 versículos e, para não deixar o texto da lição muito longo você pode lê-lo na sua Bíblia.
Certo, agora que você fez a leitura queremos destacar alguns versículos chave na ordem em que eles aparecem:
1 – Deus, através de Samuel, dá instruções claras e diretas a Saul:
Agora vão, ataquem os amalequitas e consagrem ao SENHOR para destruição tudo o que lhes pertence. Não os poupem; matem homens, mulheres, crianças, recém-nascidos, bois, ovelhas, camelos e jumentos’ ". 1 Samuel 15:3
2 – Saul deliberadamente descumpriu as instruções de Deus:
Mas Saul e o exército pouparam Agague e o melhor das ovelhas e dos bois, os bezerros gordos e os cordeiros. Pouparam tudo que era bom, mas a tudo que era desprezível e inútil destruíram por completo. 1 Samuel 15:9
3 – Deus sabia da desobediência de Saul e a informou a Samuel:
"Arrependo-me de ter constituído a Saul rei, pois ele me abandonou e não seguiu as minhas instruções". Samuel entristeceu-se e clamou ao Senhor toda aquela noite. 1 Samuel 15:11
4 – Saul tentou mentir para Samuel e tentou agir como se tivesse realmente seguido as instruções que recebeu:
Quando Samuel o encontrou, Saul disse: "O Senhor o abençoe! Segui as instruções do Senhor". 1 Samuel 15:13
5 – Samuel confrontou Saul com a verdade:
Por que você não obedeceu ao Senhor? Por que se lançou sobre os despojos e fez o que o Senhor reprova? " 1 Samuel 15:19
6 – Samuel deixou claro que para Deus o importante era que Saul tivesse seguido as instruções e não feito o que ele próprio achava melhor:
Samuel, porém, respondeu: "Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. 1 Samuel 15:22
7 – Saul admite sua desobediência:
"Pequei", disse Saul. "Violei a ordem do Senhor e as instruções que você me deu. Tive medo dos soldados e lhes atendi. 1 Samuel 15:24
8 – Samuel informa a Saul as consequências de sua desobediência:
Samuel, contudo, lhe disse: "Não voltarei com você. Você rejeitou a palavra do Senhor, e o Senhor o rejeitou como rei de Israel! " 1 Samuel 15:26
Refletindo sobre essa história o que podemos dizer é que Deus deu instruções a Saul e Saul não quis segui-las. Saul achou melhor fazer “do jeitinho dele” e com isso trouxe sobre si consequências negativas.
É possível dizermos que se Saul tivesse obedecido talvez a história inteira de Israel, com Davi sendo ungido como novo rei, a perseguição de Saul a Davi e finalmente a morte trágica de Saul e seu filho poderiam ter sido diferentes.
Este fato nos mostra o resultado de irmos contra as instruções de Deus. Os resultados são sempre negativos.

Certo, entendi que tenho que obedecer. Mas obedecer a quê?

“Quem dera eles tivessem sempre no coração esta disposição para temer-me e para obedecer a todos os meus mandamentos. Assim tudo iria bem com eles e com seus descendentes para sempre!” Deuteronômio 5:29
Aqui não existe resposta mágica. Devemos obedecer aos mandamentos do Senhor.
A melhor forma de conhecer o que o Senhor deseja para nós é conhecendo Sua palavra.
Através da Bíblia podemos aprender todos os princípios de santidade que precisamos para seguirmos nossa jornada dentro do padrão e do caminho de Deus.
Se você pensou que teria uma listinha de regras, se enganou. Aqui a coisa é mais profunda, é preciso não somente ler a Bíblia, mas ler, entender, interpretar e praticar.
Tiago 1:22 diz: "Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos."
Mas tem mais. A obediência que agrada a Deus não é aquela que é feita pela simples execução de ações que venham ao encontro do que está escrito na Palavra. Obedecer é um ato voluntário de humildade, de reconhecimento de que Ele sabe o que é melhor, embora tenhamos nossas próprias ideias. Observe Jesus quando estava em agonia Se preparando para o sacrifício na cruz. Entre o sofrimento pelo qual passava e gotas de suor que se transformaram em sangue sobre a terra, Ele ora: “Pai, se possível, afasta de mim este cálice...”(aqui Jesus Se refere ao que teria de passar – julgamento injusto, tortura, xingamentos, zombaria, exposição na cruz, como um malfeitor e, por fim, a morte). Esta era a Sua ideia, porque não desejava que isto tivesse que acontecer. Mas Ele completa a oração dizendo: “...contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua.” Lucas 22:43 Ele Se entrega ao plano de Deus ainda que soubesse o quanto isto Lhe custaria.
Como cristãos temos o privilégio de ter acesso a Palavra de Deus e, através dela, aprender as instruções que nos levam ao caminho da vitória espiritual.
Como salvacionistas e, em especial, Cadetes Locais, espera-se que vocês compreendam que é dever de cada um refletir diariamente no que a Bíblia diz, aprendendo mais sobre ela a cada passo da caminhada e, com isso, compreender as instruções de Deus para vocês.
Esse é só mais um passo da sua jornada. Siga as instruções corretamente para alcançar seu objetivo!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

PARA MEDITAR E APLICAR EM CASA

Quando somos crianças nossos pais nos dão muitas instruções como “não mexa na tomada” e “estude bastante para as provas”.
Infelizmente às vezes nós queremos fazer as coisas à nossa própria maneira e não seguimos as instruções daqueles que têm bem mais experiência que nós.
Nessa semana queremos que você reflita sobre as instruções que você tem recebido e como você tem seguido essas instruções.
Faça isso pensando em sua espiritualidade, vida familiar, educacional, profissional e também pensando em sua vida como soldado do Exército de Salvação.


Última edição por Admin em Qui Jul 20, 2023 10:53 am, editado 1 vez(es)

Fabi Loyde Santos e Lucca Isamu - Santos gostam desta mensagem

Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 36 – A OBEDIÊNCIA Empty Re: LIÇÃO 36 – A OBEDIÊNCIA

Qui Fev 09, 2023 10:11 am
.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos