Cadetes Locais 1.0
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 50 - PANORAMA BÍBLICO - LIVROS HISTÓRICOS I Empty LIÇÃO 50 - PANORAMA BÍBLICO - LIVROS HISTÓRICOS I

Ter Dez 26, 2023 9:12 am
DA BÍBLIA
• Josué 1:2,3;
• Josué 11:23;
• Josué 23:14;
• Juízes 2:11-23;
• Juízes 21:25;
• Rute 1:16,17;
• Rute 3:11;
• Rute 4:13;
• Rute 4:15;
• 1 Samuel 15:22;
• 2 Samuel 22:3;

OBJETIVOS
Como resultado dessa lição os Cadetes Locais irão:
• Aprender mais sobre o conjunto dos Livros Históricos;
• Compreender um pouco mais sobre cada um dos livros desse conjunto;
• Aprender lições espirituais desses livros da Bíblia.

PARA SE APROFUNDAR
Os Livros Históricos:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester formam o grupo do Antigo Testamento chamado de Livros Históricos. Esses livros tem a função de contar a história do povo israelita no Antigo Testamento, desde o período após a morte de Moisés até a reconstrução após o cativeiro na Babilônia.
Atos dos Apóstolos, do Novo Testamento, também é considerado um livro histórico.
Existem diferenças entre a Bíblia Protestante (usada pelo Exército de Salvação) e as Bíblias Católica Romana e Hebraica/Judaica.
Nos escritos do Judaísmo I e II Samuel formam um livro só. O mesmo acontece com I e II Reis e I e II Crônicas que também são um livro único. Esdras e Neemias também formam um único livro.
Assim, a “Bíblia Judaica” tem na parte dos livros Históricos o grupo dos Profetas Anteriores (Josué, Juízes, Samuel e Reis), o grupo dos Escritos com Crônicas e Esdras-Neemias (Esdras e Neemias) e também os chamados Rolos Festivos (Rute e Ester) que são equivalentes aos Livros Históricos Protestantes. O material escrito desses livros é igual, mesmo que a formatação seja diferente.
Já a Bíblia Católica Romana acrescenta os livros de Tobias, Judite e I e II Macabeus a Bíblia dentro do grupo dos Livros Históricos. Esses quatro livros, porém, são considerados apócrifos e sem inspiração, tanto pela tradição judaica quanto pela tradição protestante pós Reforma. Esses livros foram acrescentados a Bíblia Católica Romana em 8 de abril de 1546 no Concílio de Trento, logo, a Igreja Católica Romana modificou a Bíblia e esse grupo de livros na sua versão.
Segundo o movimento protestante liberal os Livros históricos teriam sido escritos entre o período do cativeiro babilônico e a restauração de Judá após o cativeiro da Babilônia.
Segundo a tradição judaica o Profeta Samuel seria o autor dos livros de Rute, Juízes e I Samuel e o Sacerdote Esdras seria o autor dos livros de I e II Crônicas, Esdras e Neemias.

Josué

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Josué é o livro que trata sobre a Conquista da Terra Prometida por parte do povo israelita. Embora o nome do livro seja Josué, ele não é a única personalidade relevante da história e nem o centro dela. Outras personalidades importantes encontradas no livro são Calebe e Raabe. Raabe inclusive consta na lista dos heróis da fé de Hebreus (Hebreus 11:31).
Josué, o auxiliar de Moisés (Êxodo 24:13 e 33:11) é o autor do livro segundo a tradição cristã. O texto afirma que Josué escreveu pelo menos partes do livro (Josué 8:32; 24:26). Algumas partes, porém, podem ter sido escritas após a morte de Josué, como a captura de Kiriath Sepher por Otniel (Josué 15:13-19; e Juízes 1:9-15), a migração para o norte da tribo de Dã (Josué 19:47; e Juízes 18:27-29), e a morte e sepultamento de Josué (Josué 24:29-33).
A data do livro corresponde provavelmente a algo entre 1405 - 1380 AC.
As questões sobre a espiritualidade do povo e seu relacionamento com Deus, as terras conquistadas e seus antigos habitantes e o que aconteceu com o povo israelita durante e logo após a conquista da terra, com Josué ainda em vida, são o cerne desse livro.
O nome Josué também pode ser lido no original como Joshua, do hebraico יהושוע, Yehoshua ou Yeshua e significa "Deus Salva" ou "YHWH é Salvação". Esse nome é igual ao de Jesus (Iesous na transliteração para o grego), ou seja, Josué, o líder da conquista israelita à terra da palestina e Jesus, Deus encarnado, tem o mesmo nome.
Essa questão do nome de Josué e Jesus é interessante quando paramos para pensar que para conquistar a Terra Prometida o povo teve que se submeter e seguir fielmente seu general, Josué, ao passo que o povo cristão deve se submeter e seguir fielmente ao Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Essa comparação permite que digamos que Josué tipifica Cristo nessas características.
Os textos chave para entendermos o livro de Josué são:
"Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas. Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês. “ Josué 1:2,3
“Foi assim que Josué conquistou toda a terra, conforme o Senhor tinha dito a Moisés, e deu-a por herança a Israel, repartindo-a entre as suas tribos. E a terra teve descanso da guerra.”  Josué 11:23
"Agora estou prestes a ir pelo caminho de toda a terra. Vocês sabem, lá no fundo do coração e da alma, que nenhuma das boas promessas que o Senhor, o seu Deus, lhes fez deixou de cumprir-se. Todas se cumpriram; nenhuma delas falhou." Josué 23:14
As partes do livro de Josué são:
• A Conquista de Canaã (Josué 1-12)
1. Conquista preparada (Josué 1-5)
2. Conquista realizada (Josué 6-12)
• A Divisão de Canaã (Josué 13-24)
1. Divisão a leste do Jordão (13)
2. Divisão a oeste do Jordão (14-19)
3. Divisão das cidades (21-22)
4. Condições e lembretes da divisão (22-24)

Juízes

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
(representação artística da juíza e profetiza Débora)

O Livro dos Juízes (em hebraico: ספר שופטים, Sefer Shoftim) significa: um governante que é um “libertador” ou “salvador” (2:16).
A tradição hebraica/judaica atribui a autoria o livro de Juízes a Samuel ou a um de seus alunos de profecia. O livro teria sido escrito, portanto, por volta da época de Samuel e a história se passa entre 1390 - 1090 AC.
Esse livro trata do período após a morte de Josué, mostrando que o povo israelita viveu um ciclo de pecado, desobedecendo a Deus, saques e escravidão vindos de povos vizinhos, súplica e intercessão para que Deus entre com livramento e salvação enviada por Deus na figura de um juiz libertador.
Embora o livro seja um épico com batalhas e estratégias de guerra ele reflete um período extremamente turbulento da história israelita. Uma história de pecado e castigo, sim, mas também de arrependimento e livramento.
Algumas das personalidades mais marcantes do livro de Juízes são Otoniel, Débora e Baraque, Jefté, Gideão e Sansão, sendo que alguns deles são frequentemente abordadas em materiais de Escolas Bíblicas. Gideão, Baraque, Sansão e Jefté (Hebreus 11:32) são mencionados na lista dos heróis da fé de Hebreus.
Os textos bíblicos chave para se compreender o livro de Juízes são:
“Então os israelitas fizeram o que o Senhor reprova e prestaram culto aos baalins. Abandonaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados, que os havia tirado do Egito, e seguiram e adoraram vários deuses dos povos ao seu redor, provocando a ira do Senhor. Abandonaram o Senhor e prestaram culto a Baal e aos postes sagrados. A ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele os entregou nas mãos de invasores que os saquearam. Ele os entregou aos inimigos ao seu redor, aos quais já não conseguiam resistir. Sempre que os israelitas saíam para a batalha, a mão do Senhor era contra eles para derrotá-los, conforme lhes havia advertido e jurado. Grande angústia os dominava. Então o Senhor levantou juízes, que os libertaram das mãos daqueles que os atacavam. Mesmo assim eles não quiseram ouvir os juízes, antes se prostituíram com outros deuses e os adoraram. Ao contrário dos seus antepassados, logo se desviaram do caminho pelo qual os seus antepassados tinham andado, o caminho da obediência aos mandamentos do Senhor. Sempre que o Senhor lhes levantava um juiz, ele estava com o juiz e os salvava das mãos de seus inimigos enquanto o juiz vivia; pois o Senhor tinha misericórdia por causa dos gemidos deles diante daqueles que os oprimiam e os afligiam. Mas, quando o juiz morria, o povo voltava a caminhos ainda piores do que os caminhos dos seus antepassados, seguindo outros deuses, prestando-lhes culto e adorando-os. Recusavam-se a abandonar suas práticas e seu caminho obstinado. Por isso a ira do Senhor acendeu-se contra Israel, e ele disse: "Como este povo violou a aliança que fiz com os seus antepassados e não tem ouvido a minha voz, não expulsarei de diante deles nenhuma das nações que Josué deixou quando morreu. Eu as usarei para pôr Israel à prova e ver se guardarão o caminho do Senhor e se andarão nele como o fizeram os seus antepassados". O Senhor havia permitido que essas nações permanecessem; não as expulsou de imediato, e não as entregou nas mãos de Josué.” Juízes 2:11-23
“Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo.” Juízes 21:25
As partes do livro de Juízes são:
• O período dos Juízes (1.1 – 3.6)
a) Israelitas se estabelecem em Canaã (1.1 – 2.5)
b) História do período dos juízes (2.6 – 3.6)
• Os Juízes de Israel (3.7 – 16.31)
a) Otoniel e Sangar ( 3.7 – 3.31)
b) Débora (4.1 – 5.31)
c) Gideão e Abimeleque (6.1 – 9.57)
d) Tola e Jair (10.1 – 10.5)
e) Jefté (10.6-12.7)
f) De Ibsã até Abdom (12.8 – 12.15)
g) Sansão (13.1 – 16.31)
• Outras histórias (17 – 21)
a) O sacerdote Mica e os danitas (17.1 – 18.31)
b) O levita e sua concubina. A guerra contra os benjaminitas (19.1 – 21.25)

Rute

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O livro de Rute (em hebraico: "רוּת" Rūt) tem Rute, uma moabita, como sua protagonista.
A tradição judaica atribui a autoria desse livro a Samuel, mas alguns pensadores acreditam que o autor poderia ser algum escritor do período do reinado de Davi.
A história do livro de Rute se passa dentro do período histórico dos Juízes e geralmente a data atribuída a esse livro fica entre 1050 – 1030 AC.
Esse livro traz uma história que aborda tragédia e drama, mas também esperança e até mesmo romance. Com uma descrição de dedicação e abnegação extrema, Rute é uma personalidade extremamente bem retratada e é difícil não a ver como um grande exemplo a ser seguido.
De certa forma Rute tipifica Jesus Cristo pelo fato de, voluntariamente, deixar seu reino (Rute deixa Moabe e Jesus deixa os altos Céus) para apoiar e prover aqueles que necessitam (Rute cuida de sua sogra Noemi e Jesus vem como o salvador de toda a Terra).
Da mesma forma Boaz, o Goel (parente resgatador) de Rute também tipifica a Jesus Cristo. Boaz resgata e dá dignidade a Rute e Noemi e Jesus resgata a humanidade caída, a dignificando perante o Pai.
É muito interessante notar também que Raabe, do livro de Josué, e Rute, do livro de Rute, são as únicas pessoas estrangeiras a constar na genealogia de Jesus (Mateus 1:5).
Os textos chave para se compreender o livro de Rute são:
“Rute, porém, respondeu: "Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti! " Rute 1:16,17.
“Agora, minha filha, não tenha medo; farei por você tudo o que me pedir. Todos os meus concidadãos sabem que você é mulher virtuosa.” Rute 3:11
“Boaz casou-se com Rute, e ela se tornou sua mulher. Boaz a possuiu, e o Senhor concedeu que ela engravidasse e desse à luz um filho.” Rute 4:13
“O menino lhe dará nova vida e a sustentará na velhice, pois é filho da sua nora, que a ama e que lhe é melhor do que sete filhos! " Rute 4:15
As partes do livro de Rute são:
• Amor sacrificial demonstrado (Rute 1-2)
a) A decisão de Rute de ficar com Noemi (1: 1-22)
b) A devoção de Rute em cuidar de Noemi (2: 1-23)
• Amor sacrificial recompensado (Rute 3-4)
a) O pedido de redenção de Rute por Boaz (3: 1-18)
b) A recompensa de redenção de Rute de Boaz (4: 1-22)

I Samuel

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Samuel pode ser grafado de muitas formas diferentes de acordo com o idioma: Hebraico: שְׁמוּאֵל, Padrão: Šəmūʾēl; Árabe: إِشْمَوِيل, romanizado: ʾIshmawīl; Grego: Σαμουήλ, romanizado: Samouḗl; Latim: Samuel.
Segundo a tradição foi o próprio profeta Samuel que escreveu o livro até o capítulo 24 e a sequência do capítulo 25 em diante teria como escritores os profetas contemporâneos a ele Natã e Gade. Veja I Crônicas 29:29.
A data estimada das histórias contidas em I Samuel são de 1100 - 1010 A.C.
As principais personalidades que encontramos nesse livro são Ana, a mãe de Samuel, o Sacerdote Eli, o próprio profeta, sacerdote e juiz Samuel e os reis Saul e Davi.
A história contida nesse livro trata desde a oração de Ana por um filho, e a resposta de Deus na pessoa de Samuel, o chamado de Samuel, Saul sendo ungido como o primeiro rei de Israel, o fracasso do reinado de Saul, Davi sendo ungido como rei, a épica batalha entre Davi e Golias que deu fama a Davi, a perseguição de Saul à Davi e, por fim, a morte e o fim do reinado de Saul.
O versículo chave para se compreender as lições de obediência e honra a Deus que temos no livro de I Samuel é:
“Samuel, porém, respondeu: "Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros.” 1 Samuel 15:22
As partes do livro de I Samuel são:
• O ministério de Samuel (1 a 7):
a) O nascimento de Samuel (1, 2.11);
b) A corrupção do sacerdote Eli (2.12-36);
c) O chamado de Samuel (3);
d) A derrota de Israel (4.1-9);
e) A arca é tomada (4.10, 5);
f) O regresso da arca (6, 7.2);
g) A derrota dos filisteus (7.3-17).
• A história de Saul (Capítulos 8 a 15):
a) Israel exige um rei (8 );
b) Saul é escolhido (9,10);
c) A primeira vitória de Saul (11);
d) A despedida de Samuel e proclamação do rei Saul (12)
e) Desobediência e rejeição de Saul (13 – 15).
• O chamado de Davi (Capítulos 16 a 31):
a) Davi é ungido rei (16);
b) A vitória de Davi sobre Golias (17);
c) O progresso de Davi e o ciúmes de Saul (18 – 20);
d) Davi como fugitivo (21 – 30);
e) A morte de Saul (31).

II Samuel

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
(O Rei Davi liderando o grupo que resgatou a Arca da Aliança)

Dando sequência a história começada em I Samuel, II Samuel se passa aproximadamente entre 1010 - 970 A.C.
Não sabemos de forma exata quem escreveu o Segundo Livro de Samuel, mas é comum atribuir a autoria a Gade e a Natã com base no mesmo texto de I Crônicas 29.29.
Alguns dos acontecimentos marcantes desse livro são Davi trazendo a Arca da Aliança de volta a Jerusalém, o cuidado de Davi com Mefibosete, o adultério de Davi e o assassinato de Urias, o nascimento de Salomão, o problema entre os filhos de Davi, a tentativa de golpe de Absalão contra Davi e o pecado de Davi ao fazer o censo.
O rei Davi é a personalidade de maior destaque nesse livro, mas Mefibosete, Bete-Seba e Urias e também Absalão tem momentos bastante marcantes.
Assim como I Samuel, II Samuel ensina muito sobre obediência e fidelidade a Deus. Davi, diferente de Saul, se arrependeu quando pecou e aceitou a correção vinda de Deus, o que mostra a diferença do caráter dos dois primeiros reis de Israel.
Todo o capítulo 22 do livro de II Samuel é importante e interessante para se compreender mais sobre esse livro, mas aqui gostaríamos de destacar um versículo chave:
“o meu Deus é a minha rocha, em que me refugio; o meu escudo e o meu poderoso salvador. Ele é a minha torre alta, o meu abrigo seguro. És o meu salvador, que me salva dos violentos.” 2 Samuel 22:3
As partes do livro de II Samuel são:
• Triunfos de Davi como Rei (1-10):
a) A morte de Saul (1);
b) Davi é ungido rei em Judá (2.1-7);
c) Guerra civil em Israel (2.8 – 4);
d) Davi é ungido rei sobre Israel (5.1-5);
e) Jerusalém é tomada por Davi (5.6-16);
f) Os filisteus são derrotados (5.17-25);
g) A Arca é trazida a Jerusalém (6);
h) O pacto de Davi (7);
i) Davi derrota os inimigos (8 );
j) A promessa de Davi a Jônatas é mantida (9);
k) Os amonitas são derrotados (10).
• Problemas de Davi (11-20):
a) Pessoal e moral – O grande pecado de Davi (11-12);
b) Familiares – Pecado de Amnom contra Tamar, morte de Amnom e fuga de Absalão (13-18);
c) Nacionais, do povo – Rebelião de Absalão (19-20).
• Os últimos anos de Davi (21-24):
a) Fome (21.1-14);
b) Guerra (21.15-22);
c) Cântico de Davi (22);
d) Confiança (23.1-17)
e) Controle (23.18-39);
f) Censo – o erro de Davi ao contar o povo (24).

PARA MEDITAR E APLICAR EM CASA
Obediência é uma das palavras chave quando falamos desses primeiros Livros Históricos. Obediência nos aproxima de Deus na medida em que andamos no caminho Dele enquanto nos relacionamos e aprendemos Dele também. Como está sua vida de obediência a Deus? Escreva uma redação sobre isso e discuta na abertura da próxima aula.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos