Cadetes Locais 1.0
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 54 - PANORAMA BÍBLICO - PROFETAS MAIORES Empty LIÇÃO 54 - PANORAMA BÍBLICO - PROFETAS MAIORES

Ter Dez 26, 2023 4:23 pm
DA BÍBLIA
Isaías 53:6
Jeremias 7:23
Lamentações 3:22,23
Ezequiel 39:7
Daniel 6:26,27

OBJETIVOS
Como resultado dessa lição os Cadetes Locais irão:
• Conhecer mais os livros de Isaias, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel.
• Perceber a relevância dos escritos proféticos nos seus contextos sociais, culturais e históricos;

PARA SE APROFUNDAR

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Antes de tratarmos propriamente dos Profetas Maiores precisamos entender quem eram os profetas.
Eram porta-vozes, mensageiros de Deus junto ao povo. Gosto de pensar neles como “Super-Heróis” da fé naquela época.
Sua mensagem podia ser de advertência, repreensão, ou de predição, previsão de coisas que iriam acontecer no futuro. Na época dos escritos dos Profetas Maiores e dos Profetas Menores há essa cultura profética dividida nessas duas classes:
1. Profetas Maiores – Assim chamados por terem um conjunto mais extenso de livros proféticos do Antigo Testamento, composto por cinco livros: Isaías, Jeremias e Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel.
2. Profetas Menores – Assim chamados por terem um conjunto mais reduzido de livros em comparação ao grupo anterior. Fazem parte deste grupo os profetas: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Por hora, analisaremos os quatro Profetas Maiores e seus livros:

Isaías

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
(A Visão de Isaias - Por Frank Marsden Lea)

Nas Escrituras proféticas, o livro de Isaías pode ser considerado belo e sublime. Nele obtemos uma visão gloriosa do Messias e do Seu reino. Por causa da ênfase dada à graça de Deus e à Sua obra redentora com relação a Israel e às nações, o livro de Isaías tem sido chamado de “O Quinto Evangelho” e seu autor de “O Evangelista do Antigo Testamento”.
Assuntos principais:
• Os propósitos de Deus permanecerão, mesmo contra todas as forças terrenas;
• Deus prometeu um Salvador nas profecias de Isaías, e todas elas foram cumpridas em Jesus Cristo;
• A salvação de Deus estará disponível a todas as pessoas.
Autor: O profeta Isaías, um profeta muito relevante, também chamado de “príncipe dos profetas” por alguns estudiosos era um membro da nobreza, pois possuía linhagem real, sendo primo do rei Uzias.
Foi chamado ao ministério no reinado deste rei, conforme o Cap.6. Seu nome significa: “Salvação de Deus”. O seu hebraico era clássico. O seu estilo era nobre. Tinha amigos influentes, mas a sua mensagem era direta e para todos.
Profetizou durante os reinados dos reis: Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias. Comentaristas bíblicos especulam que tenha atuado também no reinado do rei Manassés.
Sua mensagem era: Deus nunca irá tolerar o que é errado!
Sua escrita era marcante. Isaias teve uma profunda experiência com Deus! Existem aqueles que se orgulham de ter uma visão de Deus do mesmo modo que se alegram de ter visto um “Pop Star”. Não foi assim com Isaías. Quando teve sua experiência com o Senhor, não atualizou o seu currículo, ou suas mídias sociais: o Face, Instagram... nada disso! Mas implorou por misericórdia. Isaías nunca mais foi o mesmo depois daquele episódio.
Transmitia a mensagem do Senhor com a paixão de um homem enviado por Deus. Pregava com a paixão de quem ansiava por unir-se aos anjos para passar a eternidade cantando e proclamando como eles faziam em sua visão: “Santo! Santo! Santo é o Senhor!”
Versículo Chave:
“Todos nós éramos como ovelhas que se haviam perdido; cada um de nós seguia o seu próprio caminho. Mas o Senhor castigou o seu Servo; fez com que ele sofresse o castigo que nós merecíamos”. (Isaías 53:6 - NTLH).
O Cântico 232 do cancioneiro salvacionista faz referência à experiência do profeta Isaías, na segunda estrofe diz: “O profeta, (Isaías) a Deus se aproximando. Considera-se um pecador. Mas o fogo santo o queimando, torna-o útil para seu Senhor.” e no coro diz:
“Fala, Deus! Fala, Deus! Toca-me com brasas do altar! Fala, Deus! Fala, Deus! Sim, alegro atendo ao Teu mandar!”

Jeremias

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
(Tomai Meu Julgo - de James McGarth)

Entregou uma mensagem de condenação ao Israel rebelde e desobediente ao Senhor e sua lei. Enquanto o tom de Isaías era vigoroso e severo, o de Jeremias era mais suave. Sentia um profundo pesar pelos pecados de Israel. O amor imutável de Deus ao seu povo rebelde e sua tristeza pela condição dele é o tema principal deste livro.
        Assuntos Principais:
• Somente Deus compreende os corações do povo;
• Deus quer recompensar a justiça e punir o mal;
• Deus deseja perdoar e renovar de acordo com seu próprio calendário;
• A obediência é uma recompensa, mas tem um preço a ser pago.
Autor: O profeta Jeremias, filho de Hilquias, era um sacerdote de Anatote na terra de Benjamim. Foi chamado ao ministério quando era jovem (1:6), na época do rei Josias.
Por sua sensibilidade e pesar pelos pecados de Israel é chamado de “o profeta chorão”. Penso que nenhuma Igreja contrataria Jeremias. Seu estômago não aguentava a religião organizada.
O que ele viu em sua época provavelmente provocaria náuseas em qualquer um de nós. Pois viu a imoralidade terrível de seu povo. A idolatria como nunca se havia visto. Viu muita falsidade. Viu sacerdotes que se vendiam pelo maior lance. Viu, também, reis que viveram seu pior pesadelo.
Mesmo que sua cabeça fosse como as cataratas do Iguaçu, ainda assim, não geraria lágrimas suficientes para seu choro.
Como Jó, também amaldiçoou o dia em que nasceu. Quem poderia culpa-lo? Era uma época bem ruim para se viver. Como havia previsto, o templo foi invadido e o povo aprisionado e levado como escravo para a Babilônia. Ele bem poderia ter dito: “Olha! Eu bem que avisei!”. Mas não fez isso. Ele recordou o passado, caminhou entre as ruínas e agiu como fizera a maior parte de sua vida: chorou!
Versículo Chave: “Mas o que ordenei foi que me obedecessem, de modo que eu seria o Deus deles, e eles seriam o meu povo. Disse que vivessem sempre como eu tinha mandado, para que tudo corresse bem para eles”.  (Jeremias 7:23 - NTLH).

Lamentações

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Este livro é um prolongamento do livro de profecias de Jeremias, que registra a tristeza profunda e dolorosa do profeta pelas misérias e destruições de Jerusalém, sua cidade amada.
As dores e lamentações expressas na profecia de Jeremias encontram aqui o seu auge; o rio de lágrimas que correu no primeiro livro, neste transborda.
O objetivo principal deste livro era o de ensinar os judeus a reconhecerem a mão castigadora de Deus em suas calamidades e que se voltassem a Ele com arrependimento sincero. Tal lamentação de Jeremias acabou sendo adotada pelos judeus. Eles cantam este livro todas as sextas-feiras junto ao Muro das Lamentações em Jerusalém nos dias atuais.
Assuntos Principais:
• Existem consequências para as ações de todas as pessoas, exatamente como houve para Jerusalém;
• Não importa o quanto as circunstâncias sejam difíceis, a misericórdia de Deus ainda permanece;
• Os efeitos do pecado são terríveis.
Autor: O profeta Jeremias.
Versículo Chave: “O amor do Senhor Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim. Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs; e como é grande a fidelidade do Senhor!”. (Lamentações 3:22,23 - NTLH).

Ezequiel

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

É o terceiro dos quatro profetas chamados de “maiores”. Ao contrário dos profetas antes do exílio que foram enviados a Judá, em primeiro lugar, ou às dez tribos do norte, Ezequiel foi enviado aos filhos de Israel, a toda a casa de Israel. Um livro que contém diversas visões do profeta. Como a mensagem do profeta Isaías, sua pregação continha acusações e palavras de consolo ao povo de Israel.
Assuntos Principais:
• A justiça das nações se torna comprometida com a prosperidade, com o orgulho e com a preguiça;
• A oração é uma necessidade na restauração de uma nação;
• Existe um reino celestial que está além da nossa imaginação.
Autor: O profeta Ezequiel. Como Jeremias também era sacerdote. Seu nome significa: Deus fortalece.
Criou-se em Jerusalém, sendo da mesma época do profeta Jeremias. É conhecido como o profeta do exílio, pois estava no grupo de escravos levados para a Babilônia.
Surgiu das ruínas de Jerusalém pregando com energia. Deixou para trás sua cidade, o prédio da sua Igreja (templo), o Seu lar, mas não deixou sua fé!
Durante vinte e dois anos, ele percorreu as ruas pregando os dois lados da fé. O lado ruim? Converta-se, ou consuma-se no fogo. O lado bom? Vire-se e aprenda. Deus tem um grande plano para o seu povo. Uma grande cidade. A justiça reinará e a adoração será restaurada. A cidade de Deus é eterna. Diferente de Jerusalém. Quem estará na cidade de Deus? Ezequiel responde com as palavras finais do seu livro – O Senhor está ali!
Versículo Chave: “Farei com que meu povo de Israel conheça meu santo nome e nunca mais deixarei que o meu nome seja profanado. Então as nações ficarão sabendo que eu, o Senhor, sou o Deus Santo de Israel”. (Ezequiel 39:7 - NTLH).

Daniel

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O livro de Daniel é uma história profética dos poderes dos reinos mundiais, como o de Nabucodonosor, rei da Babilônia, até a vinda de Cristo. Os profetas, de modo geral, davam importância ao poder e à soberania de Deus com relação a Israel e o revelam como aquele que determina os destinos do seu povo escolhido ao longo dos séculos até a restauração final.
O tema do livro de Daniel pode ser resumido da seguinte forma: Deus é aquele que controla a elevação e a queda dos reinos deste mundo até a sua destruição final e que estabelece seu próprio reino. Por causa de suas muitas visões, o livro de Daniel tem sido chamado de “O Apocalipse do Antigo Testamento”, pois nele são encontrados profecias sobre o aparecimento do Anticristo, sobre a grande tribulação, sobre a vinda do Senhor Jesus, Sua ressurreição e sobre os juízos de Deus.
Assuntos Principais:
• Deus conduz nossa vida, mesmo em meio às condições mais difíceis;
• Muitas vezes, nossa fidelidade ao Senhor é recompensada com milagres;
• Deus será fiel para com o seu povo no futuro, assim como Ele foi fiel no passado e é fiel no presente.
Autor: O profeta Daniel. Seu nome significa: Deus é meu juiz. Era da tribo de Judá, sendo provavelmente da família real. Também profetizou no exílio na Babilônia. Ali ministrou por cerca de setenta e três anos. Atuou quase na mesma época do profeta Ezequiel.
Qualquer judeu daquela época estaria cheio de razões para estar triste e deprimido. O profeta Jeremias estava certo o tempo todo. Afinal, Jerusalém estava em ruínas. O templo, a Igreja deles, estava destruído. E o resto do povo estava escravizado, ou tratado como tal. Quem consegue louvar e adorar ao Senhor numa situação dessas? Daniel consegue!
Embora tenha sido levado muito jovem para a Babilônia, lembrava-se muito bem dos cânticos de sua juventude. Em algum momento de sua época de jovem, acabou acreditando, agarrando-se mesmo, no fato que Deus é soberano, que nada acontece sem Sua permissão, que nada acontece fora do Seu plano divino.
Nem mesmo Daniel tinha imaginado os planos que Deus tinha para ele. Pois, foi primeiro ministro da corte. Intérprete de sonhos. Profeta. Professor. Governador. Uma voz poderosa em nome de Deus no meio um povo que não era o povo do Senhor.
Versículo Chave: “Eu ordeno que todas as pessoas do meu reino respeitem e honrem o Deus que Daniel adora. Pois ele é o Deus vivo, que vive para sempre. O seu reino nunca será destruído; o seu poder nunca terá fim. Ele socorre e salva; no céu e na terra, Ele faz milagres e maravilhas. Foi Ele quem salvou Daniel, livrando-o das garras dos leões”. (Daniel 6:26,27- NTLH).
O Cântico 383 do cancioneiro salvacionista nos ensina sobre Daniel e gosto muito do seu coro quando diz:
“Firme e corajoso como Daniel: entre os infiéis, a Cristo sempre sê fiel!”

PARA MEDITAR E APLICAR EM CASA
Uau, os Profetas Maiores eram praticamente super heróis, enfrentando o mal, denunciando a corrupção e realizando coisas grandiosas.
Qual deles é seu favorito? Se pudesse encontrar com um deles hoje, o que vocês conversariam?
Escreva em um caderno sobre como seria uma conversa sua com um dos Profetas Maiores e leve para a próxima aula, seu Guardião irá começar a próxima aula com cada um compartilhando o que escreveu.

Essa lição foi elaborada pelo Soldado Elias do Corpo de Joinville
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos