Cadetes Locais 1.0
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 59 - PANORAMA BÍBLICO DE ATOS - O LIVRO HISTÓRICO DO NOVO TESTAMENTO Empty LIÇÃO 59 - PANORAMA BÍBLICO DE ATOS - O LIVRO HISTÓRICO DO NOVO TESTAMENTO

Seg Fev 05, 2024 11:34 am
DA BÍBLIA
• Atos dos Apóstolos 1:8
• Atos dos Apóstolos 1:14
• Atos dos Apóstolos 2:42
• Atos dos Apóstolos 3:19
• Atos dos Apóstolos 4:12
• Atos dos Apóstolos 5:29
• Atos dos Apóstolos 16:31

OBJETIVOS
Como resultado dessa lição os Cadetes Locais irão:
• Conhecer mais a fundo o livro de Atos;
• Se identificar com a igreja primitiva;
• Ter uma visão sobre as lutas, a missão e a história dos apóstolos e dos primeiros cristãos.

PARA SE APROFUNDAR
O livro de Atos dos Apóstolos é na prática a continuação do livro do Evangelho de Lucas. Em grego o nome do livro é “Πράξεις των Αποστόλων”.
A maioria dos estudiosos concorda que Lucas, o médico, é o autor e escreveu esse livro após 70 D.C., data posterior a queda de Jerusalém por Tito, quando os Romanos fizeram seu ataque.
Esse livro, assim como o Evangelho de Lucas, foi destinado especificamente a Teófilo, que é citado na introdução.
O primeiro capítulo de Atos ainda traz Jesus ensinando e interagindo com seus seguidores, com a sequência falando da ascensão de Jesus aos céus.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ascensão de Jesus; azulejos em Lama, Barcelos, Portugal

Aqui recomendamos que você faça uma pausa para ler Atos 1:6-12 para compreender melhor esse importante tema da teologia cristã. A cena é intrigante narrando Jesus ensinando seus discípulos no Monte das Oliveiras e, em certo ponto da conversa, ele é elevado aos céus e uma nuvem o cobre e, enquanto seus discípulos ainda estão olhando para cima, dois homens surgem prometendo que da mesma forma como Jesus subiu aos céus, Ele também retornaria. Essa cena é muito, muito marcante.
Ainda em Atos 1 temos a escolha de Matias, um cristão que seguia Jesus desde os primórdios, para acompanhar os discípulos, já que Judas Iscariotes não estava mais entre eles. Aqui a ação de “tirar sortes” (Atos 1:26) não se trata de misticismo, mas sim da tradição judaica de buscar a vontade de Deus através de uma escolha que não envolvia decisão humana, mas sim uma aleatoriedade dirigida por Deus. Essa tradição reverbera com o Urim e Tumim (Êxodo 28:30) do Antigo Testamento que era usado para consultar a vontade de Deus.
Seguindo para Atos 2 temos a vinda do Consolador (o Espírito Santo) no dia do Pentecostes.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Pentecostes, Fernão Gomes, 1590, pintura a óleo sobre madeira, Localização: Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa

Atos 2:4-12 tem sido um texto polêmico dentro do cristianismo a muito, muito tempo.
Ocorre que nesse texto o Espírito Santo capacita os seguidores de Jesus a falarem em outras línguas, de forma que os visitantes vindos de várias partes do mundo que estavam em Jerusalém pudessem ouvir a mensagem do evangelho. Isso fica bem claro nos versículos 4, 6, 8 e 11.
Infelizmente alguns grupos cristãos tem insistido em uma interpretação equivocada dessa manifestação do Espírito Santo, alegando que os seguidores de Jesus naquele momento estavam falando algo como a “língua dos anjos” ou “línguas estranhas vindas do céu”, o que não faz nenhum sentido, pois, se fosse o caso, os visitantes que estavam em Jerusalém não teriam compreendido em seus próprios idiomas.
Os grupos cristãos que fazem esse tipo de interpretação equivocada têm tendência a acreditar que o “batismo no Espírito Santo”, ou seja, quando de fato nos convertemos e o Espírito Santo de Deus habita em nós, só pode ser evidenciado pela manifestação dessas tais “línguas dos anjos”, mas não existe uma base bíblica concreta para isso.
Aproveitando esse momento, vamos deixar claro que todo cristão que aceita e reconhece Jesus como seu Senhor e Salvador é salvo e, portanto, o Espírito Santo habita essa pessoa. Também, o Espírito Santo capacita os cristãos com dons variados (1 Coríntios 12:4-11,27-31) e o dom de falar em línguas estrangeiras para pregar o evangelho é só uma das muitas manifestações possíveis do Espírito Santo em nós.
Com a pregação do evangelho na língua das pessoas, Pedro, o apóstolo, se levanta e faz uma “pregação de rua” que alcança três mil pessoas. Se Pedro fosse salvacionista esse teria sido um bombardeio muito, muito bem-sucedido!
Levando em conta a pregação de Pedro, esse é o primeiro relato de conversões acontecendo em Atos, algo que acontece mais dez vezes:
• Cerca de 3.000 no Dia de Pentecostes. Atos 2:37-41
• Os samaritanos. Atos 8:12
• Simão, o Feiticeiro. Atos 8:13
• O Eunuco Etíope. Atos 8:26-40
• Saulo (Paulo). Atos 9:3-18
• Cornélio e sua família. Atos 10:34-48
• Lidia e sua família. Atos 16:11-15
• O carcereiro de Filipos e sua família. Atos 16:25-34
• Os habitantes de Corinto. Atos 13:8
• Os 12 homens em Éfeso. Atos 18:8
É muito interessante ver como a pregação do evangelho e salvar almas era algo prioritário para a igreja primitiva, algo que, para nós, Cadetes Locais, também deve ser uma prioridade máxima.
O final de Atos 2 narra a vida de comunidade dos primeiros cristãos. Interessante notar que, nesse momento, os seguidores de Jesus ainda não eram chamados de cristãos, mas sim por outros nomes, como “os do caminho”. A primeira vez que os cristãos são realmente chamados de “cristãos” acontece só em Atos 11:26, muitos anos depois de Atos 2.
Atos é um livro cheio de personalidades marcantes.
Temos Jesus, que aparece não só no começo do livro, mas também quando Saulo se converte (Atos 9), o Espírito Santo capacitando os cristãos a todo o momento e Deus Pai, seja de forma subentendida, seja na visão de Pedro do lençol com as “carnes impuras” (Atos 10:9-16).
Mas também temos Pedro, muito marcante principalmente no começo do livro, sendo um pregador e líder muito capacitado pelo Espírito Santo, o diácono Estevão, que foi o primeiro mártir histórico do cristianismo (Atos 6, 7 e começo do 8 ), Filipe, o evangelista (Atos 8 ), Barnabé, que além de um grande evangelista foi o “tutor” de Saulo no cristianismo, Saulo, que depois mudaria de nome para Paulo e pregaria em vários lugares do mundo.
Cada uma dessas personalidades cristãs da igreja primitiva tem seu papel importante, suas histórias marcantes, tem a manifestação poderosa e maravilhosa do Espírito Santo em suas vidas.
Vamos ver brevemente o perfil dessas pessoas:

Pedro
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Natural de: Betsaida;
Função: um dos doze discípulos de Jesus, apóstolo;
Personalidade: era impulsivo, mas, transformado pelo Espírito Santo, se torna um pregador poderoso do evangelho de Jesus;
Pregou em: Principalmente aos judeus, mas posteriormente foi a outros lugares chegando até Roma onde foi martirizado;
Curiosidade: Ele era tão cheio do Espírito Santo que sua sombra curava as pessoas (Atos 5:15).

Estevão
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Natural de: Não sabemos;
Função: Diácono;
Personalidade: era cheio do Espírito Santo, um seguidor de Jesus de longa data;
Pregou em: Como foi o primeiro mártir do cristianismo Estevão não pregou em muitos lugares, provavelmente se concentrava próximo da comunidade cristã onde servia;
Curiosidade: Sua pregação em Atos 7 antes do seu martírio é praticamente um resumo do Antigo Testamento apontando para Jesus como o Messias.

Filipe
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Natural de: Não sabemos;
Função: Foi um dos primeiros diáconos em Atos 6 que se confirma também em Atos 21:8, evangelista;
Personalidade: Era um pregador que falava do Evangelho a todos os grupos e tipos de pessoas, como por exemplo Simão, o mágico, e o eunuco etíope;
Pregou em: Samaria, Gaza, Azoto, Cesaréia e outras cidades por onde passou, sendo provavelmente o primeiro evangelista a sair das terras dos judeus para pregar o evangelho;
Curiosidade: Atos 21:9 fala das quatro filhas de Filipe que profetizavam. Essas quatro mulheres são uma poderosa prova bíblica do Ministério Feminino, de que Deus fala através das mulheres e que as mulheres não devem se calar ou ocupar um papel inferior na igreja.

Barnabé, também chamado de José da Consolação ou José Encorajador
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Natural de: Chipre;
Função: Evangelista e se destaca por ter sido o “mestre” de Paulo;
Personalidade: Barnabé foi quem apresentou Paulo aos apóstolos, mesmo que Paulo, antes Saulo, tivesse sido um perseguidor dos cristãos. Isso mostra que Barnabé tinha uma personalidade acolhedora e acreditava no potencial dos outros;
Pregou em: Antioquia, Tarso, Jerusalém, Icônio, Psídia, Listra, Perge e muitos, muitos, outros lugares;
Curiosidade: Em Atos 4 ele vende seu campo e doa o dinheiro para o ministério. Barnabé e Paulo tiveram um grande desentendimento e se separaram por causa de João Marcos (atos 12:25) que havia abandonado eles na Panfília (Atos 15:37-39). Mas é interessante que Paulo, bem mais maduro em 2 Timóteo 4, pede que Timóteo leve Marcos até ele, considerando Marcos “útil para o ministério” e mostrando que o voto de confiança e a segunda chance que Barnabé deu a Marcos em Atos 15 valeu a pena.

Paulo (originalmente era Saulo)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Natural de: Tarso;
Função: Apostolo e evangelista;
Personalidade: Era um homem de personalidade forte, decidido, muito inteligente e que conhecia muito bem as escrituras e se aprofundava em seu relacionamento com Deus
Pregou em: Fez três viagens missionárias confirmadas, embora alguns estudiosos falem de uma quarta. Passou pelo centro sul da atual Turquia, pela região da Grécia moderna, a Ásia Menor (Turquia ocidental), Macedônia, Acaia, Jerusalém e posteriormente foi até Roma (Itália) onde sabemos que foi martirizado;
Curiosidade: Paulo, antes Saulo, tem uma das experiências de conversão mais marcantes da Bíblia em Atos 9:3-18 onde Jesus em pessoa aparece para ele. Essa experiência de conversão, seu período de ostracismo na sequência (provavelmente por que os cristãos não confiavam no homem que antes os perseguia), seu período caminhando com Barnabé e posteriormente as viagens missionárias que Paulo liderou são um relato poderoso do poder transformador de Jesus na vida das pessoas. Saulo era um assassino que perseguia os cristãos. Paulo era um cristão que deu sua vida por Jesus.

Com tudo isso o que podemos concluir?
Sim, o nome do único livro histórico do Novo Testamento, aquele que conta a história da igreja primitiva, é Atos dos Apóstolos, mas o tempo todo percebemos o Espírito Santo agindo nos e através dos apóstolos.
Talvez o nome “Atos do Espírito Santo Através dos Apóstolos” fosse até mais correto, não acha?

Para encerrarmos a lição, vamos destacar o esboço ou resumo do livro de Atos:
• Prefácio 1.1-3
• A promessa do Espírito Santo 1.4-8
• A ascensão de Cristo 1.9-11
• O encontro para oração no cenáculo 1.12-14
• A seleção de Matias como o décimo segundo apóstolo 1.15-26
• A descida do Espírito Santo no Pentecostes 2.1-47
• A cura de um coxo 3.1-4.31
• Autoridade apostólica na igreja antiga 4.32-5.42
• O ministério de Estevão 6.1-7.60
• O primeiro ministério a não judeus 8.1-40
• A conversão de Saulo 9.1-31
• Enéias e Dorcas curados através do ministério de Pedro 9.32-43
• A história de Cornélio 10.1-11.18
• O testemunho da igreja antiga 11.19-12.24
• A primeira viagem missionária de Paulo 12.25-14.28
• O concílio em Jerusalém para discutir lei e graça 15.1-35
• A segunda viagem missionária de Paulo 15.36-18.22
• A terceira viagem missionária de Paulo 18.23-21.14
• A viagem de Paulo a Roma através de Jerusalém 21.15-28.31

PARA MEDITAR E APLICAR EM CASA
Atos é um livro muito rico, cheio de histórias de verdadeiros heróis da igreja.
Te desafiamos a, ao longo dessa semana, ler o livro de Atos.
Acredite, você não vai se arrepender dessa experiência.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos