Cadetes Locais 1.0
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 29 – VIVER A BENIGNIDADE Empty LIÇÃO 29 – VIVER A BENIGNIDADE

Seg Jan 02, 2023 9:22 am
DA BÍBLIA

• Salmo 138:8;
• Salmo 31:7;
• Salmo 136:1;
• Salmo 94:18;
• II Samuel 7:15;
• Provérbios 3:3;
• Salmo 143:8;
• Salmo 86:12;
• Salmo 69:16
• Efésios 2:7;

OBJETIVOS

Como resultado dessa lição os Cadetes Locais aprenderão que:
• Benignidade é uma característica de caráter que surge como parte do Fruto do Espírito em nós;
• Ser benigno é mais do que não ser mal, é realmente ter um caráter bom;
• Os salvacionistas podem ser benignos, pois essa característica nos distingue como filhos de Deus;

PARA SE APROFUNDAR

Você sabe a diferença de benignidade e bondade?
Não se assuste se você achava que ambos eram a mesma coisa, a diferença delas é sútil. Basicamente, benignidade é uma característica de caráter, algo mais autocentrado, ou seja, é algo que você é. Já a bondade é a prática da benignidade, é algo centrado no outro e é algo prático também.
Benignidade é interna, é caráter. Bondade é externa e é ação.
Claro que essas duas partes do Fruto do Espírito andam juntas, já que uma é a manifestação externa da outra, então, hoje, vamos falar sobre caráter cristão.
Ok, então, agora que entendemos que vamos falar de caráter, como podemos identificar uma pessoa benigna?

Capacidade de sentir empatia

Empatia é a característica que nos permite nos identificarmos com o outro, entender o que ele sente e, de certa forma, sentir o mesmo também, ou nos compadecermos daquilo que ele sente.
Um versículo que expressa bem essa questão empática é Colossenses 3:12 que diz: “Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.”.
O revestir-se, ou usar como uma roupa, é literalmente a ideia aqui. Imagine alguém cuja “roupa” é a compaixão. Essa pessoa terá olhos muito mais voltados para perceber as necessidades dos outros e de saber sentir o que eles sentem e sofrer com eles do que aqueles que vestem “egocentrismo”, “arrogância”, “ganância” e outras características de caráter contrários a compaixão.
O próprio Jesus demonstrou essa parte de seu caráter, o que fica muito claro em Mateus 9:36: “Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor”.
O segredo da empatia está em imitar o exemplo de Jesus. Todos os heróis da fé mencionados na bíblia aprenderam com Deus (no Velho testamento) e com Jesus (no Novo Testamento) a se compadecerem, a ter inclinação para perdoar, compreender, ajudar e ser canais do perfeito amor de Deus à humanidade. Os cristãos que influenciaram a formação da igreja também foram capazes de exemplificar em suas atitudes um caráter benigno.
Você já deve ter ouvido a história de quando William Booth passou por uma ponte e, ao ver pessoas desabrigadas ali, seu coração se compadeceu e ele imediatamente deu ordem para que seu filho Bramwell fizesse algo a respeito. Esse é mais um exemplo que podemos dar de empatia e compaixão.
Então, parte da benignidade é olhar para os outros e se compadecer deles. Sim, sabemos que essa compaixão nos move a fazermos algo, mas vamos falar mais da parte prática quando explorarmos a bondade.

Perceber a diferença entre o Bem e o Mal

Antes de explorarmos esse ponto, por favor, faça a leitura de I Samuel 24, o capítulo inteiro.
Saul voltou da luta contra os filisteus e disseram-lhe que Davi estava no deserto de En-Gedi.
Então Saul tomou três mil de seus melhores soldados de todo o Israel e partiu à procura de Davi e seus homens perto dos rochedos dos Bodes Selvagens.
Ele foi aos currais de ovelhas que ficavam junto ao caminho; havia ali uma caverna, e Saul entrou nela para fazer suas necessidades. Davi e seus soldados estavam bem no fundo da caverna.
Eles disseram: "Este é o dia sobre o qual o Senhor lhe falou: ‘Entregarei nas suas mãos seu inimigo para que você faça com ele o que quiser’ ". Então Davi foi com muito cuidado e cortou uma ponta do manto de Saul, sem que este percebesse.
Mas Davi sentiu bater-lhe o coração de remorso por ele ter cortado uma ponta do manto de Saul.
E então disse a seus soldados: "Que o SENHOR me livre de fazer tal coisa a meu senhor, de erguer a mão contra ele; pois é o ungido do Senhor".
Com essas palavras Davi repreendeu os soldados e não permitiu que atacassem Saul. E este saiu da caverna e seguiu seu caminho.
Então Davi saiu da caverna e gritou para Saul: "Ó rei, meu senhor! " Quando Saul olhou para trás, Davi inclinou-se, rosto em terra.
E depois disse: "Por que o rei dá atenção aos que dizem que eu pretendo lhe fazer mal?
Hoje o rei pode ver com os próprios olhos como o Senhor o entregou em minhas mãos na caverna. Alguns insistiram que eu o matasse, mas eu o poupei, pois disse: ‘Não erguerei a mão contra meu senhor, pois ele é o ungido do Senhor’.
Olha, meu pai, olha para este pedaço de teu manto em minha mão! Cortei a ponta de teu manto, mas não o matei. Agora entende e reconhece que não sou culpado de fazer o mal ou de rebelar-me. Não lhe fiz mal algum, embora estejas à minha procura para tirar-me a vida.
O Senhor julgue entre mim e ti. Vingue ele os males que tens feito contra mim, mas não levantarei a mão contra ti.
Como diz o provérbio antigo: ‘Dos ímpios vêm coisas ímpias’; por isso não levantarei a minha mão contra ti".
"Contra quem saiu o rei de Israel? A quem está perseguindo? A um cão morto! A uma pulga!
O Senhor seja o juiz e nos julgue. Considere ele minha causa e a sustente; que ele me julgue, livrando-me de tuas mãos. "
Tendo Davi falado todas essas palavras, Saul perguntou: "É você, meu filho Davi? " E chorou em voz alta.
"Você é mais justo do que eu", disse ele a Davi. "Você me tratou bem, mas eu o tratei mal. "
"Você acabou de mostrar o bem que me tem feito; o Senhor me entregou em suas mãos, mas você não me matou.
Quando um homem encontra um inimigo e o deixa ir sem fazer-lhe mal? O Senhor o recompense com o bem, pelo modo como você me tratou hoje.
Agora tenho certeza de que você será rei e de que o reino de Israel será firmado em suas mãos.
Portanto, jure-me pelo Senhor que você não eliminará meus descendentes nem fará meu nome desaparecer da família de meu pai".
Então Davi fez seu juramento a Saul. E este voltou para casa, mas Davi e seus soldados foram para a fortaleza.
Agora que você já fez a leitura vamos perceber alguns detalhes dessa história envolvendo Davi e o rei Saul que demonstram a benignidade no caráter de Davi:
• Saul foi quem decidiu perseguir Davi, não o contrário;
• Davi teve oportunidade de se vingar de Saul, mas percebeu que fazer o mal ao rei ungido de Israel era algo que ele não deveria fazer;
• Davi impediu os seus homens de ferirem o rei;
• Davi se apresentou a Saul não para confrontá-lo, mas para tentar demonstrar que nunca teve más intenções para com o rei;
• Davi se colocou em uma posição de vulnerabilidade ao se apresentar diante de Saul;
• O próprio Saul reconheceu que Davi foi mais justo que ele;
• Davi ainda prometeu não fazer mal aos descendentes de Saul.
Você compreende? Davi não deixou que as atitudes de Saul ditassem seu próprio caráter, nem se deixou levar pela sede de vingança de seus homens, ele manteve um caráter inclinado para a benignidade, mesmo quando a oportunidade de fazer o mal se apresentou diante dele.
Agora compare a benignidade de Davi com a atitude de Tiago e João em Lucas 9:51-55 e a reação de Jesus a essa demonstração do caráter de ambos:
Aproximando-se o tempo em que seria elevado ao céu, Jesus partiu resolutamente em direção a Jerusalém.
E enviou mensageiros à sua frente. Indo estes, entraram num povoado samaritano para lhe fazer os preparativos;
mas o povo dali não o recebeu porque se notava em seu semblante que ele ia para Jerusalém.
Ao verem isso, os discípulos Tiago e João perguntaram: "Senhor, queres que façamos cair fogo do céu para destruí-los? "
Mas Jesus, voltando-se, os repreendeu, dizendo: "Vocês não sabem de que espécie de espírito são, pois o Filho do homem não veio para destruir a vida dos homens, mas para salvá-los";
Perceba que o coração de Tiago e João naquele tempo ainda era muito explosivo, não à toa eles eram chamados de Boanerges, filhos do trovão. Ao sofrerem com o mal eles logo queriam revidar, não compreendendo que a intenção de Jesus era a de salvar, não de destruir.
Posteriormente esses dois discípulos passariam por grandes mudanças de caráter. Tiago seria martirizado no livro de Atos, mas sem tentar fazer algo contra seus carrascos, e João seria conhecido como o “Apóstolo do Amor”.
Como você pode ver, mesmo aqueles que não têm a benignidade como característica mais forte do seu caráter podem ser transformados pelo poder do Espírito Santo e podem, sim, desenvolver um caráter nessa direção.
Um bom salvacionista sabe ter empatia e sabe ver a diferença entre o bem e o mal e hoje, esperamos que você se sinta um pouco mais equipado para ter essas características também.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

A Classe de Cadetes Locais de Paraná Preparou PowerPoints para Ajudar sua Aula! Fique à vontade para suá-los!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/url]

PARA MEDITAR E APLICAR EM CASA

Vá até um espelho e use algum tempo (não menos que dez minutos) para olhar para si mesmo, mas não olhe apenas para seu exterior, olhe para dentro.
Sabemos o quanto é difícil ser benigno o tempo todo. Somos falhos e as vezes sucumbimos ao lado mais sombrio do nosso caráter, mas através do poder do Espírito Santo podemos ser melhores.
Faça esse exercício pelo menos uma vez por dia ao longo dessa semana.
[url=https://servimg.com/view/20389044/308]


Última edição por Admin em Sex Fev 23, 2024 10:22 am, editado 7 vez(es)
Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 29 – VIVER A BENIGNIDADE Empty Re: LIÇÃO 29 – VIVER A BENIGNIDADE

Qui Fev 09, 2023 10:09 am
.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos