Cadetes Locais 1.0
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DESAFIO DE CINEMA - 2023

+9
Carlos D Colégio Cadetes
Samantha Colégio Cadetes
Tte.Andrielli S. - Col.
Felipe A Colégio Cadetes
Davi Teruji Santos
Gabriel Vital - SantaCruz
Fabi Loyde Santos
Lucca Isamu - Santos
Admin
13 participantes
Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

DESAFIO DE CINEMA - 2023 - Página 4 Empty DESAFIO DE CINEMA - 2023

Seg Jan 02, 2023 10:51 am
Relembrando a primeira mensagem :

A sétima arte chega aos Cadetes Locais como um desafio especial!

Assim como os Desafios de Leitura, aqui vocês podem assistir filmes, fazer o relatório sobre eles e ganhar pontos dessa forma!

A regra é a mesma que vale para os Desafios de Leitura. Se você tiver realizado pelo menos um Desafio de Adoração, um Desafio de Batalha e um Desafio de Liderança no mês em que entregar seu Desafio de Cinema, esse desafio vai valer 50 pontos. Caso não tenha realizado um desses tipos de desafio então seu Desafio de Cinema valerá apenas 25 pontos.

Você pode assistir a quantos filmes quiser, mas sua pontuação só será contabilizada se você fizer o relatório de cada filme separadamente respondendo todas as dez perguntas requeridas e entregar a pontuação em seu relatório final do fim do mês.

Além de assistir ao filme, para ganhar os pontos responda a todas as perguntas abaixo como um relatório postado nesse tópico mesmo:

NOME DO FILME
1) O que te fez querer assistir esse filme?
2) Você assistiu o filme inteiro? (seja honesto se tiver cochilado ou algo do tipo)
3) Na sua opinião, qual o gênero desse filme? (comédia, drama, ação, suspense, terror, romance, etc...)
4) Se fosse um crítico de cinema, que nota daria para esse filme e por quê daria essa nota?
5) Qual personagem mais chamou sua atenção no filme e por quê ele te chamou a atenção?
6) Qual é a cena mais marcante do filme e no que essa cena fala com você?
7) Em termos de espiritualidade, quais elementos do cristianismo você identificou no filme?
8 ) Pensando em sua própria vida espiritual, que tipo de crescimento espiritual esse filme te trouxe?
9) Que cena desse filme você usaria para evangelizar uma pessoa e por quê essa cena?
10) Se você fosse criar um filme salvacionista tiraria quais inspirações desse filme?

Ah, sim, mas aqui valem apenas filmes cristãos, então, vamos estabelecer uma regra aqui, nós vamos começar com uma lista pequena de filmes e, caso vocês conheçam algum outro filme que mereça entrar na lista, postem um comentário falando sobre esse filme e dizendo por quê deveríamos incluí-lo, ok? Vamos a nossa lista oficial de filmes aprovados?

LISTA DE FILMES QUE VOCÊ PODE ASSISTIR PARA GANHAR PONTOS:

Rota sem Fim - Disponível em:

Deixados Para Trás - O Filme
Deixados Para Trás - Força Tribulação
Deixados Para Trás - Mundo em Guerra
O Apocalipse (filme de 2014)
Em Seus Passos, O Que Faria Jesus?
Você Acredita?
Corajosos
Deus não está Morto
Deus não está Morto 2
Deus não está Morto 3
Deus não está Morto 4
O Peregrino - Uma Jornada Para o Céu - Disponível em:
O Fazendeiro de Deus
Milagre do Paraíso
Cartas para Deus
Quarto de Guerra
Desafiando Gigantes
Superação – O Milagre da Fé
À Prova de Fogo
O Príncipe do Egito (DreamWorks)
A Paixão de Cristo
Lutero (2003)
Overcomer (Mais que Vencedores)
A Estrela de Belém
Soul Surfer - Coragem de Viver
Ressurreição
O Jardim do Inimigo – Disponível em:

Uma Questão de Fé

Meu Último Dia

A Invasão - Filme Smilingüido

Moda Amarela - Filme Smilingüido

Histórias de Formiga 1 - Completo

Histórias de Formiga 2 - Filme Completo

Histórias de Formiga 3 - Filme Completo



Última edição por Admin em Qui Abr 13, 2023 9:06 pm, editado 2 vez(es)

avatar
Lucca Isamu - Santos
Mensagens : 363
Data de inscrição : 26/01/2023

DESAFIO DE CINEMA - 2023 - Página 4 Empty Re: DESAFIO DE CINEMA - 2023

Qua Jul 12, 2023 5:00 pm
NOME DO FILME - O Senhor dos Anéis A Sociedade do Anel
1) O que te fez querer assistir esse filme? É um clássico.
2) Você assistiu o filme inteiro? (seja honesto se tiver cochilado ou algo do tipo) Não, eu dormi em várias partes.
3) Na sua opinião, qual o gênero desse filme? (comédia, drama, ação, suspense, terror, romance, etc...) É uma fantasia, mas tem cenas de ação nos momentos de lutas.
4) Se fosse um crítico de cinema, que nota daria para esse filme e por quê daria essa nota? Eu daria uma 8 por que é um filme muito bem produzido, mas ele é meio chato e faz a gente dormir de vez em quando, além de ser longo, então não posso dar uma nota tão alta assim.
5) Qual personagem mais chamou sua atenção no filme e por quê ele te chamou a atenção? O Frodo e o Boromir. O Frodo por que ele caminha com a tentação o tempo todo do lado dele, mas ele luta contra ela. O Boromir logo que viu a tentação já caiu logo de cara, mas ele se sacrificou pelo Frodo no final então tentou se redimir.
6) Qual é a cena mais marcante do filme e no que essa cena fala com você? Quando o Boromir trai a Sociedade do Anel, mas depois se sacrifica pra salvar o Frodo.
7) Em termos de espiritualidade, quais elementos do cristianismo você identificou no filme? O Senhor dos Anéis é um filme cheio de conceitos cristãos como amizade, honra, justiça, mas com certeza o conceito cristão mais forte desse filme é a questão da tentação e de que sempre devemos fugir dela. O Anel representa a tentação para todos os personagens do filme. Sauron representa o inimigo. Gandalf representa um ser angelical. Saruman representa um anjo caído. Os elfos representam pessoas em santidade de vida. Os orcs representam pessoas que já foram santas, mas que caíram e se tornaram ainda mais depravados que os outros. Os anões representam as pessoas materialistas que não querem tesouros espirituais, só os terrenos. Os humanos representam as pessoas com status mais elevados. Os hobbits representam as pessoas simples e comuns. Frodo é alguém que está convivendo com a tentação em sua jornada e, em alguns momentos, ele até cai em tentação (quando coloca o anel), mas, no geral, é alguém que está se esforçando para caminhar da forma correta. Boromir é um personagem importante nesse filme, mesmo sendo uma pessoa nobre e com status elevado logo que vê o Um Anel ele já cai em tentação e Boromir segue sendo tentado várias vezes até que tenta roubar o Um Anel de Frodo. Interessante que mesmo tendo se corrompido e caído na tentação Boromir se arrepende e, de certa forma, se redime no final dando sua vida para salvar a de Frodo.
8 ) Pensando em sua própria vida espiritual, que tipo de crescimento espiritual esse filme te trouxe? Eu sinceramente preciso sempre aprender que devo fugir das tentações e não cair nelas, por que se eu cair nelas vou me afastar dos caminhos de Deus e posso acabar como o Boromir e eu não quero isso.
9) Que cena desse filme você usaria para evangelizar uma pessoa e por quê essa cena? Eu acho que usaria o momento em que o Gandalf fica na ponte e enfrenta o Balrog por que esse momento representa Jesus morrendo na cruz e enfrentando o mal para nos salvar.
10) Se você fosse criar um filme salvacionista tiraria quais inspirações desse filme? Acho que não teria como por que esse filme é muito complexo e tem muitos efeitos especiais, mas talvez fazer uma história de fantasia mais simples cheia de valores cristãos seria muito legal.

Fabi Loyde Santos gosta desta mensagem

avatar
Lucca Isamu - Santos
Mensagens : 363
Data de inscrição : 26/01/2023

DESAFIO DE CINEMA - 2023 - Página 4 Empty Re: DESAFIO DE CINEMA - 2023

Ter Jul 18, 2023 1:54 pm
NOME DO FILME Senhor dos anéis e as duas torres
1) O que te fez querer assistir esse filme? eu só continuei a série de filmes
2) Você assistiu o filme inteiro? (seja honesto se tiver cochilado ou algo do tipo) não, dormi em algumas partes
3) Na sua opinião, qual o gênero desse filme? (comédia, drama, ação, suspense, terror, romance, etc...) Ação e aventura
4) Se fosse um crítico de cinema, que nota daria para esse filme e por quê daria essa nota? daria 8, pois ele é muito grande e cansativo
5) Qual personagem mais chamou sua atenção no filme e por quê ele te chamou a atenção? O smeagle, pois ele mesmo estando dominado pelo anel, ele tentou resistir e até se arrepender.
6) Qual é a cena mais marcante do filme e no que essa cena fala com você? quando o smeagle, é torturado pelos orcs, pois significa o que o mal faz com as pessoas, e me tocou muito.
7) Em termos de espiritualidade, quais elementos do cristianismo você identificou no filme? Bom, tem uma parte que o rei esta dominado pela escuridão, então ele é liberto pela luz, e também fala sobre perdão, e arrependimento.
8 ) Pensando em sua própria vida espiritual, que tipo de crescimento espiritual esse filme te trouxe? me trouxe mais sobre a questão do arrependimento de atitudes
9) Que cena desse filme você usaria para evangelizar uma pessoa e por quê essa cena? quando o smeagle, manda, ou pelo menos tenta mandar a sua segunda personalidade embora, pois ele tentou expulsar o mal que tinha nele, mais se nós continuarmos sendo tentados e cairmos a mal volta.
10) Se você fosse criar um filme salvacionista tiraria quais inspirações desse filme? os personagens e as lições.

Fabi Loyde Santos gosta desta mensagem

avatar
Lucca Isamu - Santos
Mensagens : 363
Data de inscrição : 26/01/2023

DESAFIO DE CINEMA - 2023 - Página 4 Empty Re: DESAFIO DE CINEMA - 2023

Sex Jul 21, 2023 8:41 pm
NOME DO FILME Senhor dos anéis o retorno do rei
1) O que te fez querer assistir esse filme? só estava continuando a saga
2) Você assistiu o filme inteiro? (seja honesto se tiver cochilado ou algo do tipo) sim
3) Na sua opinião, qual o gênero desse filme? (comédia, drama, ação, suspense, terror, romance, etc...) ação, e drama
4) Se fosse um crítico de cinema, que nota daria para esse filme e por quê daria essa nota? 8, pois ele é longo demais ( risco de dormir).
5) Qual personagem mais chamou sua atenção no filme e por quê ele te chamou a atenção? O Sam, pois ele mesmo tendo um amigo que sempre caia na tentação do anel ele nunca desistia do seu amigo e estava sempre do seu lado
6) Qual é a cena mais marcante do filme e no que essa cena fala com você? quando o Sam estende a mão pro seu amigo, mesmo ele estando perdido (seu amigo), pois é uma forma de insistência Cristã nos pecadores considerados "sem jeito".
7) Em termos de espiritualidade, quais elementos do cristianismo você identificou no filme? tentação, amizade, salvação, amor.
8 ) Pensando em sua própria vida espiritual, que tipo de crescimento espiritual esse filme te trouxe? me trouxe um pensamento de que eu não posso desistir das pessoas que eu gosto devo sempre ajudar elas a encontrar a salvação que é Cristo.
9) Que cena desse filme você usaria para evangelizar uma pessoa e por quê essa cena? A cena em que Sam carrega Frodo nas costas dizendo, "eu não posso carregar ele mais posso carregar você", mostrando uma forma, de que um Cristão correto sempre carrega seu amigo que está corrompido, nunca desiste dele, e sempre o ajuda a encontrar a Salvação.
10) Se você fosse criar um filme salvacionista tiraria quais inspirações desse filme? A lição e o cenário.

Fabi Loyde Santos gosta desta mensagem

avatar
Lucca Isamu - Santos
Mensagens : 363
Data de inscrição : 26/01/2023

DESAFIO DE CINEMA - 2023 - Página 4 Empty Re: DESAFIO DE CINEMA - 2023

Seg Jul 24, 2023 12:40 am
Cronicas de Nárnia
1) O que te fez querer assistir esse filme? fiquei interessado e fui assistir
2) Você assistiu o filme inteiro? (seja honesto se tiver cochilado ou algo do tipo)sim assisti inteiro
3) Na sua opinião, qual o gênero desse filme? (comédia, drama, ação, suspense, terror, romance, etc...) drama, ação
4) Se fosse um crítico de cinema, que nota daria para esse filme e por quê daria essa nota? 9, pois é muito bem produzido
5) Qual personagem mais chamou sua atenção no filme e por quê ele te chamou a atenção? O Rei Aslam
6) Qual é a cena mais marcante do filme e no que essa cena fala com você? Quando o Rei aparece na batalha
7) Em termos de espiritualidade, quais elementos do cristianismo você identificou no filme? Sacrifífio, traição, perdão, reconciliação, e se redimir.
8 ) Pensando em sua própria vida espiritual, que tipo de crescimento espiritual esse filme te trouxe? me trouxe que eu não posso nunca trair quem está ao meu lado, isso só me trás consequências ruins.
9) Que cena desse filme você usaria para evangelizar uma pessoa e por quê essa cena? quando o rei Aslam ressurge, porque é uma coisa similar que aconteceu com jesus então posso evangelizar com essa cena
10) Se você fosse criar um filme salvacionista tiraria quais inspirações desse filme? As lições e os personagens

Fabi Loyde Santos gosta desta mensagem

avatar
Lucca Isamu - Santos
Mensagens : 363
Data de inscrição : 26/01/2023

DESAFIO DE CINEMA - 2023 - Página 4 Empty Re: DESAFIO DE CINEMA - 2023

Ter Jul 25, 2023 5:51 pm
NOME DO FILME As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada
1) O que te fez querer assistir esse filme? só estava continuando a serie de filme
2) Você assistiu o filme inteiro? (seja honesto se tiver cochilado ou algo do tipo) sim
3) Na sua opinião, qual o gênero desse filme? (comédia, drama, ação, suspense, terror, romance, etc...) ação
4) Se fosse um crítico de cinema, que nota daria para esse filme e por quê daria essa nota? 10 muito bom gostei muito
5) Qual personagem mais chamou sua atenção no filme e por quê ele te chamou a atenção? Aslam
6) Qual é a cena mais marcante do filme e no que essa cena fala com você? quando o rato "morre".
7) Em termos de espiritualidade, quais elementos do cristianismo você identificou no filme? bom o final tem muito significado espiritual
8 ) Pensando em sua própria vida espiritual, que tipo de crescimento espiritual esse filme te trouxe? devemos sempre lutar contra o mal mesmo que pareça impossível.
9) Que cena desse filme você usaria para evangelizar uma pessoa e por quê essa cena? a de quando o rato morre
10) Se você fosse criar um filme salvacionista tiraria quais inspirações desse filme? as lições e personagens.

Fabi Loyde Santos gosta desta mensagem

avatar
Lucca Isamu - Santos
Mensagens : 363
Data de inscrição : 26/01/2023

DESAFIO DE CINEMA - 2023 - Página 4 Empty Re: DESAFIO DE CINEMA - 2023

Sáb Jul 29, 2023 10:35 pm
NOME DO FILME O PEREGRINO
1) O que te fez querer assistir esse filme? Filme indicado por familiar
2) Você assistiu o filme inteiro? (seja honesto se tiver cochilado ou algo do tipo) dormi em uma cena rápida, mais depois não dormi mais
3) Na sua opinião, qual o gênero desse filme? (comédia, drama, ação, suspense, terror, romance, etc...) ação, cristão
4) Se fosse um crítico de cinema, que nota daria para esse filme e por quê daria essa nota? 10, porque é muito bom, e bem construído
5) Qual personagem mais chamou sua atenção no filme e por quê ele te chamou a atenção? o Esperançoso, pois ele independente de tudo manteve sua fé, e não questionou a decisão certa, diferente do Cristão que ficou em dúvida.
6) Qual é a cena mais marcante do filme e no que essa cena fala com você? a cena final onde a família do Cristão "inicia" sua jornada.
7) Em termos de espiritualidade, quais elementos do cristianismo você identificou no filme? o filme relata a história de nós cristãos então ele todo tem elementos de cristianismo.
8 ) Pensando em sua própria vida espiritual, que tipo de crescimento espiritual esse filme te trouxe? a persistência do cristão me fez pensar de que eu não posso nunca desistir do Caminho de Deus e que devo fazer todo o esforço possível.
9) Que cena desse filme você usaria para evangelizar uma pessoa e por quê essa cena? a cena do paraíso, pois relata a nossa recompensa por seguir e amar a Cristo
10) Se você fosse criar um filme salvacionista tiraria quais inspirações desse filme? a caminhada do cristão e os personagens.

Fabi Loyde Santos gosta desta mensagem

avatar
Lucca Isamu - Santos
Mensagens : 363
Data de inscrição : 26/01/2023

DESAFIO DE CINEMA - 2023 - Página 4 Empty Re: DESAFIO DE CINEMA - 2023

Ter Ago 01, 2023 10:34 am
NOME DO FILME Remanescentes: Esquecidos por Deus
1) O que te fez querer assistir esse filme? indicação
2) Você assistiu o filme inteiro? (seja honesto se tiver cochilado ou algo do tipo) sim
3) Na sua opinião, qual o gênero desse filme? (comédia, drama, ação, suspense, terror, romance, etc...) suspense
4) Se fosse um crítico de cinema, que nota daria para esse filme e por quê daria essa nota? 5 pois acaba de uma maneira ridícula se sentido.
5) Qual personagem mais chamou sua atenção no filme e por quê ele te chamou a atenção? O demonio pois eu não sabia que demonios viriam para terra e assombrariam a humanidade (história do filme).
6) Qual é a cena mais marcante do filme e no que essa cena fala com você? quando começa as pragas como fogo do céu e granizo, pois mostra uma das consequências que a humanidade vai sofrer.
7) Em termos de espiritualidade, quais elementos do cristianismo você identificou no filme? arrebatamento, arrependimento e fé
8 ) Pensando em sua própria vida espiritual, que tipo de crescimento espiritual esse filme te trouxe? seguir a Cristo e acreditar, pois quero ir pro céu
9) Que cena desse filme você usaria para evangelizar uma pessoa e por quê essa cena? quando as pessoas boas tem as almas levadas isso é uma das coisas que podem aconteceu quando Jesus voltar.
10) Se você fosse criar um filme salvacionista tiraria quais inspirações desse filme? nenhuma Very Happy

Fabi Loyde Santos gosta desta mensagem

Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

DESAFIO DE CINEMA - 2023 - Página 4 Empty Re: DESAFIO DE CINEMA - 2023

Qua Ago 02, 2023 8:27 am
Lucca Isamu - Santos escreveu:NOME DO FILME Remanescentes: Esquecidos por Deus
1) O que te fez querer assistir esse filme? indicação
2) Você assistiu o filme inteiro? (seja honesto se tiver cochilado ou algo do tipo) sim
3) Na sua opinião, qual o gênero desse filme? (comédia, drama, ação, suspense, terror, romance, etc...) suspense
4) Se fosse um crítico de cinema, que nota daria para esse filme e por quê daria essa nota? 5 pois acaba de uma maneira ridícula se sentido.
5) Qual personagem mais chamou sua atenção no filme e por quê ele te chamou a atenção? O demonio pois eu não sabia que demonios viriam para terra e assombrariam a humanidade (história do filme).
6) Qual é a cena mais marcante do filme e no que essa cena fala com você? quando começa as pragas como fogo do céu e granizo, pois mostra uma das consequências que a humanidade vai sofrer.
7) Em termos de espiritualidade, quais elementos do cristianismo você identificou no filme? arrebatamento, arrependimento e fé
8 ) Pensando em sua própria vida espiritual, que tipo de crescimento espiritual esse filme te trouxe? seguir a Cristo e acreditar, pois quero ir pro céu
9) Que cena desse filme você usaria para evangelizar uma pessoa e por quê essa cena? quando as pessoas boas tem as almas levadas isso é uma das coisas que podem aconteceu quando Jesus voltar.
10) Se você fosse criar um filme salvacionista tiraria quais inspirações desse filme? nenhuma Very Happy

Oi Lucca, só para esclarecer, essa questão dos demônios virem para a Terra para caçar as pessoas é interpretação do filme. Não sabemos como as coisas vão ser no futuro exatamente, mas a forma como esse filme retrata essa parte não foi necessariamente baseada na Bíblia. Esperamos ter te ajudado a compreender mais essas questões.
avatar
Lucca Isamu - Santos
Mensagens : 363
Data de inscrição : 26/01/2023

DESAFIO DE CINEMA - 2023 - Página 4 Empty Re: DESAFIO DE CINEMA - 2023

Qua Ago 02, 2023 12:18 pm

NOME DO FILME Príncipe do Egito
1) O que te fez querer assistir esse filme? indicação
2) Você assistiu o filme inteiro? (seja honesto se tiver cochilado ou algo do tipo) sim
3) Na sua opinião, qual o gênero desse filme? (comédia, drama, ação, suspense, terror, romance, etc...) Ação, aventura
4) Se fosse um crítico de cinema, que nota daria para esse filme e por quê daria essa nota? 5, Porque teve muita coisa errada fora do contexto da Bíblia.
5) Qual personagem mais chamou sua atenção no filme e por quê ele te chamou a atenção? Moisés, pois ele fez grandes coisas, inimagináveis
6) Qual é a cena mais marcante do filme e no que essa cena fala com você? Quando Moisés mata o Mal Feitor, pois ele defendeu seu povo mesmo fazendo errado.
7) Em termos de espiritualidade, quais elementos do cristianismo você identificou no filme? Fé, Oração, Perdão.
8 ) Pensando em sua própria vida espiritual, que tipo de crescimento espiritual esse filme te trouxe? Bom de novo nenhum, pois conta parte da História de um Homem que eu já conhecia então, nada
9) Que cena desse filme você usaria para evangelizar uma pessoa e por quê essa cena? quando a sarça queima e Deus fala com Moisés, pois Deus pode falar conosco de todas as maneiras.
10) Se você fosse criar um filme salvacionista tiraria quais inspirações desse filme? a animação

Fabi Loyde Santos gosta desta mensagem

avatar
Lucca Isamu - Santos
Mensagens : 363
Data de inscrição : 26/01/2023

DESAFIO DE CINEMA - 2023 - Página 4 Empty Re: DESAFIO DE CINEMA - 2023

Sex Ago 04, 2023 12:35 pm
NOME DO FILME A paixão de Cristo
1) O que te fez querer assistir esse filme? indicação
2) Você assistiu o filme inteiro? (seja honesto se tiver cochilado ou algo do tipo) sim
3) Na sua opinião, qual o gênero desse filme? (comédia, drama, ação, suspense, terror, romance, etc...) drama e gospel
4) Se fosse um crítico de cinema, que nota daria para esse filme e por quê daria essa nota? 9 pois tem erros de gravação em uma das cenas
5) Qual personagem mais chamou sua atenção no filme e por quê ele te chamou a atenção? Jesus, pois mesmo sofrendo amou a humanidade até o fim
6) Qual é a cena mais marcante do filme e no que essa cena fala com você? quando Jesus é chicoteado, porque eu lagrimejei
7) Em termos de espiritualidade, quais elementos do cristianismo você identificou no filme? o filme conta a história do Salvador então praticamente tudo tem elementos do Cristianismo
8 ) Pensando em sua própria vida espiritual, que tipo de crescimento espiritual esse filme te trouxe? Pude aprender que devo amar como Jesus e não desistir até dos meus inimigos
9) Que cena desse filme você usaria para evangelizar uma pessoa e por quê essa cena? a da cruz, pois foi ali que Jesus salvou as pessoas e mostrou seu propósito na terra, perdoar nossos pecados
10) Se você fosse criar um filme salvacionista tiraria quais inspirações desse filme? A História, pois é emocionante.

Fabi Loyde Santos gosta desta mensagem

Conteúdo patrocinado

DESAFIO DE CINEMA - 2023 - Página 4 Empty Re: DESAFIO DE CINEMA - 2023

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos