Cadetes Locais 1.0
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LIÇÃO 52 - PANORAMA BÍBLICO - LIVROS POÉTICOS Empty LIÇÃO 52 - PANORAMA BÍBLICO - LIVROS POÉTICOS

Ter Dez 26, 2023 10:50 am
DA BÍBLIA
• Jó 42:1-6;
• Salmo 150;
• Provérbios 3:5;
• Eclesiastes 1:2;
• Cânticos 8:6.

OBJETIVOS
Como resultado dessa lição os Cadetes Locais irão:
• Aprender mais sobre o conjunto dos Livros Poéticos;
• Compreender um pouco mais sobre cada um dos livros desse conjunto;
• Aprender lições espirituais desses livros da Bíblia.

PARA SE APROFUNDAR

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(Quadro "Rei Davi Tocando Harpa" de Domenico Zampieri)

Embora o grupo, como um todo, receba o nome de “Livros Poéticos” esses livros na verdade podem ser subdivididos em dois grupos um pouco menores, os Livros de Sabedoria (Jó, Provérbios e Eclesiastes) e os Livros Hínicos, ou de canções (Salmos e Cantares de Salomão).
A Bíblia Católica Apostólica Romana também admite dentro do grupo dos Livros Poéticos os apócrifos Sabedoria de Salomão e Eclesiástico, porém, a tradição protestante que não acrescentou os livros apócrifos no Concílio de Trento e, portanto, a Bíblia Protestante não inclui esses dois livros.



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O Livro de Jó (em hebraico: אִיוֹב, Iyov) é o primeiro dos livros poéticos do Antigo Testamento da Bíblia. Seu assunto central é a justiça de Deus quando confrontada diante do sofrimento humano.
Para muitas pessoas a pergunta “Se Deus existe então por que existe sofrimento (morte, guerras, fome, miséria, etc)?” pode ser respondida após o estudo detalhado e sincero do livro de Jó.
Não sabermos exatamente quem é o autor do Jó, nem a data exata quando ele foi escrito, mas a história parece se passar no período patriarcal, quando colocado em perspectiva junto a outros livros da Bíblia.
Algumas das personalidades mais marcantes do livro de Jó são Deus, Satanás, Jó, a esposa de Jó, Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú.
O momento chave do livro de Jó consiste em Jó, após tendo questionado a Deus, tem a resposta e, com isso, seus olhos se abrem para a sua própria realidade humana e para a grandeza de Deus como o Senhor.
A confissão de Jó é um dos trechos mais bonitos desse livro:
Então Jó respondeu ao Senhor:
"Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
Tu perguntaste: ‘Quem é esse que obscurece o meu conselho sem conhecimento? ’ Certo é que falei de coisas que eu não entendia, coisas tão maravilhosas que eu não poderia saber.
"Tu disseste: ‘Agora escute, e eu falarei; vou fazer-lhe perguntas, e você me responderá’.
Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.
Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza".
Jó 42:1-6
Por uma perspectiva social, Jó pode ser visto como alguém que atravessou três estágios, a riqueza, a miséria e a riqueza pós misericórdia divina. Esse livro traz lições interessantes sobre como devemos e como não devemos tratar as pessoas que estão sofrendo.
Esboço do Livro de Jó pode ser apresentado nas seguintes partes:
I. A história de Jó e o contexto do livro (Capítulos 1-3)
II. Os diálogos de Jó e sua defesa (Capítulos 4-37)
III. Deus fala com Jó (Capítulos 38 a 42:6)
IV. Deus restaura Jó (42.7-17)

Salmos

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O Livro de Salmos do grego Ψαλμός, em transliteração latina música, pois o nome no original hebraico é מזמור em transliteração latina mizmor ou música.
Quando nos referimos a um dos “capítulos” do Livro de Salmos podemos simplesmente dizer “Salmo um, salmo dois, salmo cento e dezenove, etc”.
Segundo a tradição Davi escreveu muitos dos salmos individuais, mas ele definitivamente não é o autor de toda a coleção. As breves descrições que introduzem os salmos têm Davi listado como autor em 73 deles.
Segundo a tradição dois dos salmos (72) e (127) são atribuídos a Salomão, filho de Davi. O Salmo 90 é uma oração de Moisés.
Outro grupo de 12 salmos (50) e (73-83) é atribuído à família de Asafe.
Os filhos de Coré escreveram 11 salmos (42, 44-49, 84-85,87-88 ).
O Salmo 88 é atribuído a Heman, enquanto (89) é atribuído a Etã, o Ezraíta.
Exceto Salomão e Moisés, os outros autores adicionais eram sacerdotes ou levitas que eram responsáveis por fornecer músicas para a adoração no santuário durante o reinado de Davi. Cinquenta dos salmos não apontam nenhuma pessoa específica como autor.
Como o Livro de Salmos é uma coletânea de músicas, não existe necessariamente uma personalidade mais importante, embora possamos argumentar que, como Deus é o centro das canções, Ele seria essa personalidade.
Não podemos dizer que existe um “salmo mais importante”, mas talvez, em termos de propósito como um hino de adoração e louvor, o Salmo 150 sirva como um resumo geral do livro. Leia o Salmo 150 e discuta cada um dos versículos.
Em termos clássicos os Salmos são divididos da seguinte forma:
• Salmos de Louvor e Adoração: 8, 19, 23, 33, 65, 100, 103, 104, 111, 113-115, 117, 134-136, 145-150;
• Salmos de confissão: 14, 32, 38, 51, 130;
• Salmos de lamento (dor, reclamação, raiva): 12, 22, 42, 44, 58, 60, 74, 79, 80, 83, 90, 106, 123, 137;
• Salmos de Petição (Solicitação): 3, 4, 13, 25, 26, 55-57;
• Salmos de Intercessão (Ajuda): 12, 27, 44, 58;
• Salmos de Ação de Graças: 30, 32, 34, 41, 65-67, 92, 105, 116, 124, 138.

Provérbios

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O Livro dos Provérbios (em hebraico: מִשְלֵי, "Míshlê [Shlomoh]") ou Provérbios de Salomão é o segundo livro da terceira seção (Ketuvim) da Bíblia hebraica e um dos livros poéticos e sapienciais do Antigo Testamento da Bíblia cristã, onde ele é o Vigésimo livro. Quando ele foi traduzido para o grego e o latim, o título assumiu diferentes formas: na Septuaginta grega, Παροιμίαι ("Paroimiai", "Provérbios"); na Vulgata latina, o título é "Proverbia", do qual deriva o nome em português.
É um livro profundo de sabedoria e aconselhamentos para a vida e para a prática da pessoa. Esse livro fala da espiritualidade conectada ao cotidiano da pessoa, onde cada passo e cada ação leva para mais próximo ou mais distante dos caminhos da sabedoria.
A tradição credita ao Rei Salomão a autoria da maior parte do livro de Provérbios, mas há alguns dos provérbios que foram escritos por outros sábios.
Como é um livro de conselhos de sabedoria não há uma personalidade principal, embora, em muitos momentos, o autor praticamente dialoga com o leitor, tornando tanto o autor como o leitor as personalidades chave do livro.
Provérbios 3:5 que diz "Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento;" talvez seja o versículo que melhor expressa a ideia de uma vida sábia vivida sob o temor do Senhor, ideia central desse livro.
O livro tem um estilo de escrita extremamente poético, fazendo uso de linguagem figurativa e paralelismos em vários momentos.
Em termos clássicos o livro de Provérbios pode ser dividido da seguinte forma:
I. Exortações e advertências de Salomão (1: 1-9: 18 )
A. Contraste entre sabedoria e riquezas (1: 1-3: 20)
B. Louvor de sabedoria, amor e conduta digna (3: 21-4: 27)
C. Advertências contra a luxúria, ociosidade e engano (5: 1-7: 27)
D. Uma representação da sabedoria (8: 1-9: 18 )
II. Provérbios de Salomão (10: 1-29: 27)
A. Provérbios coletados (10: 1-22: 16)
B. Trinta palavras dos sábios (22: 17-24: 22)
C. Mais palavras dos sábios (24: 23-34)
D. Coleção de Ezequias (25: 1-29: 27)
III. Outros Provérbios (30: 1-31: 31)
A. Palavras de Agur (30: 1-33)
B. Palavras de Lemuel (31: 1-9)
C. Louvor de uma esposa capaz (31: 10-31)

Eclesiastes

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Ecclesiastes (em hebraico: קֹהֶלֶת, qōheleṯ; em grego: Ἐκκλησιαστής, Ekklēsiastēs) O título "Eclesiastes" é uma transliteração da tradução grega do termo hebraico Kohelet (ou Qohelet), que significa "aquele que reúne", mas que é tradicionalmente traduzido como "professor" ou "pregador".
A autoria de Eclesiastes é polêmica por que, embora a tradição aponte para o Rei Salomão como autor, outro rei que já foi apontado em alguns momentos históricos como o possível autor é o Rei Ezequias. A polêmica está que a expressão “filho de Davi” usada para identificar o autor no livro pode significar tanto algo literal, o que apontaria para Salomão, o único filho de Davi que foi rei, como para um de seus descendentes, sendo esses outros “filhos de Davi”, no segundo caso Ezequias cumpriria os requisitos.
Se considerarmos Salomão como o autor o livro de Eclesiastes foi escrito entre 971-931 A.C., já que esse é o período correspondente ao reinado do Rei Salomão.
Existem aqueles que dizem que o Rei Salomão escreveu Cantares enquanto ainda era jovem, Provérbios quando já era um adulto maduro e, quando já era um ancião, escreveu Eclesiastes, mas não existe nenhuma prova disso.
Alguns leitores podem achar o livro de Eclesiastes pessimista ou depressivo, uma vez que o autor enfatiza a vaidade e a futilidade da vida cotidiana das pessoas. Por outro lado, essa visão pode ser vista como realista, o que é positivo e mais “pé no chão” quando pensamos na vida humana.
Eclesiastes 1:2 que diz: "Que grande inutilidade! ", diz o Mestre. "Que grande inutilidade! Nada faz sentido!" exprime bem esse sentimento e, talvez, possa ser considerado o verso chave desse livro.
Já o capítulo final do livro parece trazer uma luz de esperança no final do túnel, e essa esperança está em Deus.
O esboço do livro de Eclesiastes pode ser dividido em:
Capítulo 1: Nada faz sentido (Introdução)
Capítulo 2: Não há sentido no prazer, na sabedoria nem no trabalho
Capítulo 3: Tudo tem seu tempo
Capítulos 3-4: As injustiças da vida
Capítulo 5: A importância de temer a Deus
Capítulos 5-6: O dinheiro não satisfaz
Capítulo 7: Conselhos e pensamentos sábios
Capítulo 8: A importância da justiça e de honrar o rei
Capítulo 9: Desgraça e morte atingem a todos
Capítulos 9-11: Outros conselhos e pensamentos sábios
Capítulos 11-12: Conselhos para jovens
Capítulo 12: Tema a Deus (Conclusão)

Cântico dos Cânticos

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O Cântico dos Cânticos (em hebraico: שִׁיר הַשִּׁירִים, Šīyr haŠīyrīm; em grego: ᾎσμα ᾈσμάτων, Âisma Aismátōn), conhecido também como Cantares, Cânticos de Salomão ou Cântico Superlativo, é um dos livros poéticos e de sapienciais do Antigo Testamento da Bíblia cristã.
Sua autoria é creditada ao Rei Salomão, um grande poeta e artista das palavras, que serve como exemplo para os jovens cristãos de que é possível produzir arte cristã de qualidade.
No contexto da Bíblia, Cantares é único por celebrar o amor sexual. Ele traz a canção apaixonada de um casal de amantes que trocam elogios, se desejam e fazem convites para o prazer mútuo. Os dois estão felizes, realizados e consensuais em sua intimidade sexual. O Amado e A Amada são, portando, as personalidades centrais do livro.
Outras personalidades são as "filhas de Jerusalém" que participam da canção do casal, o que permite ao leitor se imaginar no contexto do livro por meio da presença delas.
A tradição cristã, além de apreciar o sentido literal, de uma canção romântica entre um homem e uma mulher, interpreta também o poema como uma alegoria de Cristo e sua "noiva", a Igreja Cristã
O livro de Cântico dos Cânticos pode ser considerado erótico, mas não pornográfico, mostrando a sexualidade saudável e apaixonada de um casal de forma linda e romântica.
“Coloque-me como um selo sobre o seu coração; como um selo sobre o seu braço; pois o amor é tão forte quanto a morte, e o ciúme é tão inflexível quanto a sepultura. Suas brasas são fogo ardente, são labaredas do Senhor.” Cânticos 8:6 é uma expressão de amor marcante desse livro.
Poderíamos definir as partes do livro do Cântico dos Cânticos da seguinte forma:
• Os dias de amor 1: 2—5: 1
• Alegrias profundas e duradouras do amor 5: 2-8: 14
• A primeira tentativa de conquistar o amor da virgem (1: 1-2: 7)
• Segunda tentativa (2: 8-5: 8 )
• Terceira tentativa (5: 9-8: 4)
• O triunfo da donzela (8: 5-14)

Definitivamente os Livros Poéticos trazem uma beleza, cores, sabores, aromas, sensações e expectativas muito especiais dentro do contexto da Bíblia. Convidamos você a celebrar e a se aprofundar ainda mais nesses livros à partir daqui.

PARA MEDITAR E APLICAR EM CASA
Você tem ideia de quantas pessoas fazem seus devocionais e tempo com Deus usando como base os Livros Poéticos?
Com certeza há muita sabedoria e adoração à Deus nesses livros e você também pode ser beneficiado em sua jornada espiritual ao se aprofundar nesses livros.
Durante essa semana faça seus devocionais com um dos livros poéticos e, no próximo encontro dos Cadetes Locais, comece a aula compartilhando com seus colegas e Guardião como foi essa experiência.
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