Cadetes Locais 1.0
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

LIÇÃO 4 – CREMOS QUE...

+16
emanuelly cubatão
Daniel Wakai - Santos
Fabi Loyde Santos
Samuel wakai - Santos
Lucca Isamu - Santos
Jullia Santa Maria
Nayara Dorneles-Santa Mar
Tte.Andrielli S. - Col.
Filipe Colégio Cadetes
Samantha Colégio Cadetes
Felipe A Colégio Cadetes
Carlos D Colégio Cadetes
Davi Teruji Santos
Igor - São Miguel
Lyon Severo- Pelotas
Admin
20 participantes
Ir para baixo
Admin
Admin
Admin
Idade : 36
Mensagens : 444
Data de inscrição : 30/11/2021
Localização : São Paulo
https://cadeteslocais2022.forumeiros.com

LIÇÃO 4 – CREMOS QUE... - Página 3 Empty LIÇÃO 4 – CREMOS QUE...

Ter Nov 30, 2021 2:11 pm
Relembrando a primeira mensagem :

1. Consiga cópia das doutrinas de duas outras denominações (você consegue encontrar credos de algumas igrejas na internet!). Compare-as com as doutrinas salvacionistas. Relacione alguns pontos que as doutrinas têm em comum e identifique se há pontos divergentes. Caso não consiga uma cópia das doutrinas de outra denominação use dois dos credos clássicos encontrados no apêndice 1 (pg. 279) de nosso Manual de doutrina e/ou as doutrinas da Nova Conexão Metodista de 1838 - apêndice 2 (pg. 284)

2. Pergunte a um máximo de cristãos possível para completarem a frase:
“Eu creio...” (você pode fazer uma pesquisa via algum formulário/questionário digital, tipo google form, e enviar para todos seus contatos cristãos). Depois veja se cada resposta se relaciona com uma das doutrinas salvacionistas. Marque quantas respostas se relacionam com cada doutrina.

3. Relacione, para cada doutrina, uma música e um versículo que contenha o ensino central daquela doutrina (veja o primeiro exemplo e complete a tabela) -
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

4. Complete as frases abaixo e coloque as palavras devidamente na cruzadinha. (você encontrará as respostas no Manual de Doutrinas do Exército de Salvação ou, em alguns casos, fazendo uma rápida pesquisa na internet!)
Ao completar toda cruzadinha você saberá, através da coluna em destaque, como o Exército de Salvação chama suas 11 doutrinas.  

1. A 5ª doutrina fala do pecado. A ciência que estuda o pecado e as suas origens e consequências é a ________________
2. Na doutrina 9 fica claro que o Exército de Salvação ecoa na teologia _________________ e não na calvinista (pg 189 Manual de Doutrina do Exército de Salvação).
3. Quando nos referimos a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, conforme a 3ª doutrina, estamos falando da ______________
4. A 6ª doutrina revela como o salvacionista acredita que ocorre a salvação, é a doutrina da salvação. O termo grego para esta doutrina é ______________ (parte da teologia que trata da salvação do homem) (pg 136 Manual de Doutrina do Exército de Salvação).
5. Conforme a 1ª doutrina nossa fonte de fé e prática é a Bíblia. A _________________  é um dos campos de estudos da Teologia Sistemática que se ocupa do estudo da Bíblia, desde a sua origem, estrutura, formação, inspiração e história.
6. _________________ é a parte da doutrina cristã que trata da natureza da pessoa de Jesus Cristo, que é tanto humano quanto a segunda pessoa da Trindade – conforme nossa doutrina 4 (pg 136 Manual de Doutrina do Exército de Salvação)
7. No nosso manual de doutrina o capítulo que expõe sobre a doutrina 7 tem como título “O processo da _______________”
8. A doutrina 10 é a doutrina da _______________ (pg 192 Manual de Doutrina do Exército de Salvação)
9. O estudo sobre a pessoa de Deus é a __________________. É disso que trata a 2ª doutrina.
10. O tema central da doutrina 8 é a __________________.
11. A 11ª doutrina refere-se a ______________________ (doutrina das últimas coisas) (pg 231 Manual de Doutrina do Exército de Salvação)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

avatar
Fabi Loyde Santos
Mensagens : 407
Data de inscrição : 11/06/2022

LIÇÃO 4 – CREMOS QUE... - Página 3 Empty Re: LIÇÃO 4 – CREMOS QUE...

Dom maio 28, 2023 12:24 pm
Samuel wakai - Santos escreveu:1. Consiga cópia das doutrinas de duas outras denominações (você consegue encontrar credos de algumas igrejas na internet!). Compare-as com as doutrinas salvacionistas. Relacione alguns pontos que as doutrinas têm em comum e identifique se há pontos divergentes. Caso não consiga uma cópia das doutrinas de outra denominação use dois dos credos clássicos encontrados no apêndice 1 (pg. 279) de nosso Manual de doutrina e/ou as doutrinas da Nova Conexão Metodista de 1838 - apêndice 2 (pg. 284)

Os anglicanos expressam sua fé nas palavras de dois credos históricos do cristianismo: o Apostólico e o Niceno. Além disso, acreditam que o Espírito Santo guia os homens e mulheres na busca da verdade, capacitando a igreja a relacionar a verdade humana à verdade de Deus, revelada em Jesus Cristo.

2. Pergunte a um máximo de cristãos possível para completarem a frase:
“Eu creio...” (você pode fazer uma pesquisa via algum formulário/questionário digital, tipo google form, e enviar para todos seus contatos cristãos). Depois veja se cada resposta se relaciona com uma das doutrinas salvacionistas. Marque quantas respostas se relacionam com cada doutrina.

Doutrina 1 / Doutrina 2 / Doutrina 9 / Doutrina 7

3. Relacione, para cada doutrina, uma música e um versículo que contenha o ensino central daquela doutrina (veja o primeiro exemplo e complete a tabela) -
LIÇÃO 4 – CREMOS QUE... - Página 2 Exercz17

Tua palavra é luz para o meu caminho (doutrina 1)
2 Timóteo 3 : 16-17

Não há Deus maior não Há Deus melhor(Doutrina 2)
Miquéias 7:18

Espírito Santo de Deus (Doutrina 3)
Mateus 28:19

Eu creio em Jesus (doutrina 4)
João 1:1

Meu coração era sujo (doutrina 5)
Tiago 4:17

Vim para adorar-te (doutrina 6)
João 19:30

Se confessarmos os nossos pecados (doutrina 7)
Atos 3:19

Justificados pois pela fé  (Doutrina Cool
Romanos 3 : 24-26

Crer e observar ( doutrina 9)
Josué 1 :8

Quero ser seu santo tempo (doutrina 10)
Hebreus12 :14

Novo céu e uma nova terra (doutrina 11)
Apocalipse 21: 1-7

4. Complete as frases abaixo e coloque as palavras devidamente na cruzadinha. (você encontrará as respostas no Manual de Doutrinas do Exército de Salvação ou, em alguns casos, fazendo uma rápida pesquisa na internet!)
Ao completar toda cruzadinha você saberá, através da coluna em destaque, como o Exército de Salvação chama suas 11 doutrinas.  

1. A 5ª doutrina fala do pecado. A ciência que estuda o pecado e as suas origens e consequências é a ________________
2. Na doutrina 9 fica claro que o Exército de Salvação ecoa na teologia _________________ e não na calvinista (pg 189 Manual de Doutrina do Exército de Salvação).
3. Quando nos referimos a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, conforme a 3ª doutrina, estamos falando da ______________
4. A 6ª doutrina revela como o salvacionista acredita que ocorre a salvação, é a doutrina da salvação. O termo grego para esta doutrina é ______________ (parte da teologia que trata da salvação do homem) (pg 136 Manual de Doutrina do Exército de Salvação).
5. Conforme a 1ª doutrina nossa fonte de fé e prática é a Bíblia. A _________________  é um dos campos de estudos da Teologia Sistemática que se ocupa do estudo da Bíblia, desde a sua origem, estrutura, formação, inspiração e história.
6. _________________ é a parte da doutrina cristã que trata da natureza da pessoa de Jesus Cristo, que é tanto humano quanto a segunda pessoa da Trindade – conforme nossa doutrina 4 (pg 136 Manual de Doutrina do Exército de Salvação)
7. No nosso manual de doutrina o capítulo que expõe sobre a doutrina 7 tem como título “O processo da _______________”
8. A doutrina 10 é a doutrina da _______________ (pg 192 Manual de Doutrina do Exército de Salvação)
9. O estudo sobre a pessoa de Deus é a __________________. É disso que trata a 2ª doutrina.
10. O tema central da doutrina 8 é a __________________.
11. A 11ª doutrina refere-se a ______________________ (doutrina das últimas coisas) (pg 231 Manual de Doutrina do Exército de Salvação)
LIÇÃO 4 – CREMOS QUE... - Página 2 Exercz18

1 hamartiologia
2 arminiana
3 Trindade
4 soteriologia
5 bibliologia
6 cristologia
7 salvação
8 santidade
9 teontologia
10 justificação
11 escatologia

Validado🙏🏻

Admin gosta desta mensagem

avatar
Fabi Loyde Santos
Mensagens : 407
Data de inscrição : 11/06/2022

LIÇÃO 4 – CREMOS QUE... - Página 3 Empty Re: LIÇÃO 4 – CREMOS QUE...

Dom maio 28, 2023 12:27 pm
Lucca Isamu - Santos escreveu:1. Consiga cópia das doutrinas de duas outras denominações (você consegue encontrar credos de algumas igrejas na internet!). Compare-as com as doutrinas salvacionistas. Relacione alguns pontos que as doutrinas têm em comum e identifique se há pontos divergentes. Caso não consiga uma cópia das doutrinas de outra denominação use dois dos credos clássicos encontrados no apêndice 1 (pg. 279) de nosso Manual de doutrina e/ou as doutrinas da Nova Conexão Metodista de 1838 - apêndice 2 (pg. 284), Os católicos acreditam na Santíssima Trindade, três pessoas - Pai, Filho e Espírito Santo - que formam um só Deus, assim como nós.

2. Pergunte a um máximo de cristãos possível para completarem a frase:
“Eu creio...” (você pode fazer uma pesquisa via algum formulário/questionário digital, tipo google form, e enviar para todos seus contatos cristãos). Depois veja se cada resposta se relaciona com uma das doutrinas salvacionistas. Marque quantas respostas se relacionam com cada doutrina.As respostas, que alinharam as nossas doutrinas foram a 1, 2 e a 3.

3. Relacione, para cada doutrina, uma música e um versículo que contenha o ensino central daquela doutrina (veja o primeiro exemplo e complete a tabela)  

DOUTRINA 1 2 TIMOTEO 3:16-17 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,
para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra, MUSICA, EU NA BIBLIA CREIO

DOUTRINA 2 Marcos 12:29 E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor, MUSICA,UM SÓ DEUS UM SÓ SENHOR.

DOUTRINA 3 MATEUS 28:19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, MUSICA ÉS DEUS TRIUNO EXCELSO CRIADOR

DOUTRINA 4 João 1:14 Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade, MUSICA CRISTO NOME DOS NOMES

DOUTRINA 5 GENESIS 3:6 Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e ­o deu a seu ma­rido, que comeu também, MUSICA EU PERDIDO PECADOR LONGE DO MEU JESUS

DOUTRINA 6 Êxodo 6:6-8 "Por isso, diga aos israelitas: Eu sou o Senhor. Eu os livrarei do trabalho imposto pelos egípcios. Eu os libertarei da escravidão e os resgatarei com braço forte e com poderosos atos de juízo.
Eu os farei meu povo e serei o Deus de vocês. Então vocês saberão que eu sou o Senhor, o Deus de vocês, que os livra do trabalho imposto pelos egípcios.
E os farei entrar na terra que, com mão levantada, jurei que daria a Abraão, a Isaque e a Jacó. Eu a darei a vocês como propriedade. Eu sou o Senhor", MUSICA É TEMPO DE DEUS PARA TI

DOUTRINA 7 Romanos 1:17 Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé", MUSICA CANTICO 193

DOUTRINA 8 Romanos 5:1 Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, MUSICA JUSTIFICADOS POIS PELA FÉ

DOUTRINA 9 2 Tessalonicenses 2:13 Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade, MUSICA DE FÉ EM FÉ DE GLÓRIA EM GLÓRIA SEGUIMOS A JESUS

DOUTRINA 10 1 Tessalonicenses 5:23 Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo,  CANTICO 238


DOUTRINA 11 APOCALIPSE 21:5-7 Aquele que estava assentado no trono disse: "Estou fazendo novas todas as coisas!" E acrescentou: "Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança", disse-me ainda: "Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida, o vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho CANTICO 209


4. Complete as frases abaixo e coloque as palavras devidamente na cruzadinha. (você encontrará as respostas no Manual de Doutrinas do Exército de Salvação ou, em alguns casos, fazendo uma rápida pesquisa na internet!)
Ao completar toda cruzadinha você saberá, através da coluna em destaque, como o Exército de Salvação chama suas 11 doutrinas.  

1. A 5ª doutrina fala do pecado. A ciência que estuda o pecado e as suas origens e consequências é a -----------------------
2. Na doutrina 9 fica claro que o Exército de Salvação ecoa na teologia _________________ e não na calvinista (pg 189 Manual de Doutrina do Exército de Salvação).
3. Quando nos referimos a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, conforme a 3ª doutrina, estamos falando da ______________
4. A 6ª doutrina revela como o salvacionista acredita que ocorre a salvação, é a doutrina da salvação. O termo grego para esta doutrina é ______________ (parte da teologia que trata da salvação do homem) (pg 136 Manual de Doutrina do Exército de Salvação).
5. Conforme a 1ª doutrina nossa fonte de fé e prática é a Bíblia. A _________________  é um dos campos de estudos da Teologia Sistemática que se ocupa do estudo da Bíblia, desde a sua origem, estrutura, formação, inspiração e história.
6. _________________ é a parte da doutrina cristã que trata da natureza da pessoa de Jesus Cristo, que é tanto humano quanto a segunda pessoa da Trindade – conforme nossa doutrina 4 (pg 136 Manual de Doutrina do Exército de Salvação)
7. No nosso manual de doutrina o capítulo que expõe sobre a doutrina 7 tem como título “O processo da _______________”
8. A doutrina 10 é a doutrina da _______________ (pg 192 Manual de Doutrina do Exército de Salvação)
9. O estudo sobre a pessoa de Deus é a __________________. É disso que trata a 2ª doutrina.
10. O tema central da doutrina 8 é a __________________.
11. A 11ª doutrina refere-se a ______________________ (doutrina das últimas coisas) (pg 231 Manual de Doutrina do Exército de Salvação)

1 HAMARTIOLOGIA
2 ARMINIANA
3 TRINDADE
4 SOTERIOLOGIA
5 BIBLIOLOGIA
6 CRISTOLOGIA
7 SALVAÇÃO
8 SANTIDADE
9 TEONTOLOGIA
10 JUSTIFICAÇÃO
11 ESCATOLOGIA

Validado 🙏🏻

Admin gosta desta mensagem

avatar
Daniel Wakai - Santos
Idade : 14
Mensagens : 59
Data de inscrição : 29/01/2023
Localização : Santos

LIÇÃO 4 – CREMOS QUE... - Página 3 Empty Re: LIÇÃO 4 – CREMOS QUE...

Dom maio 28, 2023 12:34 pm
1. Consiga cópia das doutrinas de duas outras denominações (você consegue encontrar credos de algumas igrejas na internet!). Compare-as com as doutrinas salvacionistas. Relacione alguns pontos que as doutrinas têm em comum e identifique se há pontos divergentes. Caso não consiga uma cópia das doutrinas de outra denominação use dois dos credos clássicos encontrados no apêndice 1 (pg. 279) de nosso Manual de doutrina e/ou as doutrinas da Nova Conexão Metodista de 1838 - apêndice 2 (pg. 284)

Os católicos crêem na Trindade composta por Deus Pai, Deus Filho e Deus espírito santo, assim como nós cremos na doutrina 3.
No islamismo eles crêem em um único Deus e que Mohamed é o profeta, assim como nós cremos que Deus é o único.

2. Pergunte a um máximo de cristãos possível para completarem a frase:
“Eu creio...” (você pode fazer uma pesquisa via algum formulário/questionário digital, tipo google form, e enviar para todos seus contatos cristãos). Depois veja se cada resposta se relaciona com uma das doutrinas salvacionistas. Marque quantas respostas se relacionam com cada doutrina.

Doutrina 1 / Doutrina 2 / Doutrina 9 / Doutrina 7


3. Relacione, para cada doutrina, uma música e um versículo que contenha o ensino central daquela doutrina (veja o primeiro exemplo e complete a tabela) -4. Complete as frases abaixo e coloque as palavras devidamente na cruzadinha. (você encontrará as respostas no Manual de Doutrinas do Exército de Salvação ou, em alguns casos, fazendo uma rápida pesquisa na internet!)
Ao completar toda cruzadinha você saberá, através da coluna em destaque, como o Exército de Salvação chama suas 11 doutrinas.  

Tua palavra é luz para o meu caminho (doutrina 1)
2 Timóteo 3 : 16-17

Não há Deus maior não Há Deus melhor(Doutrina 2)
Miquéias 7:18

Espírito Santo de Deus (Doutrina 3)
Mateus 28:19

Eu creio em Jesus (doutrina 4)
João 1:1

Meu coração era sujo (doutrina 5)
Tiago 4:17

Vim para adorar-te (doutrina 6)
João 19:30

Se confessarmos os nossos pecados (doutrina 7)
Atos 3:19

Justificados pois pela fé (Doutrina 8 )
Romanos 3 : 24-26

Crer e observar ( doutrina 9)
Josué 1 :8

Quero ser seu santo tempo (doutrina 10)
Hebreus 12 :14

Novo céu e uma nova terra (doutrina 11)
Apocalipse 21: 1-7

1. A 5ª doutrina fala do pecado. A ciência que estuda o pecado e as suas origens e consequências é a ________________
2. Na doutrina 9 fica claro que o Exército de Salvação ecoa na teologia _________________ e não na calvinista (pg 189 Manual de Doutrina do Exército de Salvação).
3. Quando nos referimos a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, conforme a 3ª doutrina, estamos falando da ______________
4. A 6ª doutrina revela como o salvacionista acredita que ocorre a salvação, é a doutrina da salvação. O termo grego para esta doutrina é ______________ (parte da teologia que trata da salvação do homem) (pg 136 Manual de Doutrina do Exército de Salvação).
5. Conforme a 1ª doutrina nossa fonte de fé e prática é a Bíblia. A _________________  é um dos campos de estudos da Teologia Sistemática que se ocupa do estudo da Bíblia, desde a sua origem, estrutura, formação, inspiração e história.
6. _________________ é a parte da doutrina cristã que trata da natureza da pessoa de Jesus Cristo, que é tanto humano quanto a segunda pessoa da Trindade – conforme nossa doutrina 4 (pg 136 Manual de Doutrina do Exército de Salvação)
7. No nosso manual de doutrina o capítulo que expõe sobre a doutrina 7 tem como título “O processo da _______________”
8. A doutrina 10 é a doutrina da _______________ (pg 192 Manual de Doutrina do Exército de Salvação)
9. O estudo sobre a pessoa de Deus é a __________________. É disso que trata a 2ª doutrina.
10. O tema central da doutrina 8 é a __________________.
11. A 11ª doutrina refere-se a ______________________ (doutrina das últimas coisas) (pg 231 Manual de Doutrina do Exército de Salvação)

1. Harmantologia
2. Arminiana
3 .Trindade
4. Soteriologia
5. Bibliologia
6.Cristologia
7 .Salvação
8. Santidade
9 .Teontologia
10 .Justificação
11. Escatologia

Admin gosta desta mensagem

avatar
emanuelly cubatão
Mensagens : 46
Data de inscrição : 19/04/2023

LIÇÃO 4 – CREMOS QUE... - Página 3 Empty Re: LIÇÃO 4 – CREMOS QUE...

Qua Jun 28, 2023 6:42 pm
1. Consiga cópia das doutrinas de duas outras denominações (você consegue encontrar credos de algumas igrejas na internet!). Compare-as com as doutrinas salvacionistas. Relacione alguns pontos que as doutrinas têm em comum e identifique se há pontos divergentes. Caso não consiga uma cópia das doutrinas de outra denominação use dois dos credos clássicos encontrados no apêndice 1 (pg. 279) de nosso Manual de doutrina e/ou as doutrinas da Nova Conexão Metodista de 1838 - apêndice 2 (pg. 284)
R= "O Credo Niceno afirma a unidade de Deus, insiste que em cada aspecto o Filho é Deus e mantém a divindade do Espírito Santo"
Doutrina 4: "Cremos que na pessoa de Jesus Cristo as naturezas divina e humana estão unidas, sendo que Ele é verdadeira e propriamente Deus e verdadeira e propriamente homem"


2. Pergunte a um máximo de cristãos possível para completarem a frase:
“Eu creio...” (você pode fazer uma pesquisa via algum formulário/questionário digital, tipo google form, e enviar para todos seus contatos cristãos). Depois veja se cada resposta se relaciona com uma das doutrinas salvacionistas. Marque quantas respostas se relacionam com cada doutrina.
Eu creio em um único Deus criador de todas as coisas, na trindade Deus Pai, Deus Filho e Espírito= Doutrina 3

3. Relacione, para cada doutrina, uma música e um versículo que contenha o ensino central daquela doutrina (veja o primeiro exemplo e complete a tabela) -
R= Doutrina 3, Tema Central=trindade, Versículo= A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão ['ou companheirismo' ] do Espírito Santo, sejam com vós todos” (2 Coríntios 13:13). Música= Quão grande é o meu Deus

4. Complete as frases abaixo e coloque as palavras devidamente na cruzadinha. (você encontrará as respostas no Manual de Doutrinas do Exército de Salvação ou, em alguns casos, fazendo uma rápida pesquisa na internet!)
Ao completar toda cruzadinha você saberá, através da coluna em destaque, como o Exército de Salvação chama suas 11 doutrinas.

1. A 5ª doutrina fala do pecado. A ciência que estuda o pecado e as suas origens e consequências é a Hamartiologia
2. Na doutrina 9 fica claro que o Exército de Salvação ecoa na teologia arminiana e não na calvinista (pg 189 Manual de Doutrina do Exército de Salvação).
3. Quando nos referimos a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, conforme a 3ª doutrina, estamos falando da trindade
4. A 6ª doutrina revela como o salvacionista acredita que ocorre a salvação, é a doutrina da salvação. O termo grego para esta doutrina é soteriologia(parte da teologia que trata da salvação do homem) (pg 136 Manual de Doutrina do Exército de Salvação).
5. Conforme a 1ª doutrina nossa fonte de fé e prática é a Bíblia. A biblíologia é um dos campos de estudos da Teologia Sistemática que se ocupa do estudo da Bíblia, desde a sua origem, estrutura, formação, inspiração e história.
6. --------- é a parte da doutrina cristã que trata da natureza da pessoa de Jesus Cristo, que é tanto humano quanto a segunda pessoa da Trindade – conforme nossa doutrina 4 (pg 136 Manual de Doutrina do Exército de Salvação)
7. No nosso manual de doutrina o capítulo que expõe sobre a doutrina 7 tem como título “O processo da salvação”
8. A doutrina 10 é a doutrina da santidade (pg 192 Manual de Doutrina do Exército de Salvação)
9. O estudo sobre a pessoa de Deus é a teontologia. É disso que trata a 2ª doutrina.
10. O tema central da doutrina 8 é a justificação.
11. A 11ª doutrina refere-se a escatologia (doutrina das últimas coisas) (pg 231 Manual de Doutrina do Exército de Salvação)
avatar
Rebeka Cubatão
Mensagens : 8
Data de inscrição : 19/04/2023

LIÇÃO 4 – CREMOS QUE... - Página 3 Empty Re: LIÇÃO 4 – CREMOS QUE...

Qua Jun 28, 2023 6:43 pm
1. Consiga cópia das doutrinas de duas outras denominações (você consegue encontrar credos de algumas igrejas na internet!). Compare-as com as doutrinas salvacionistas. Relacione alguns pontos que as doutrinas têm em comum e identifique se há pontos divergentes. Caso não consiga uma cópia das doutrinas de outra denominação use dois dos credos clássicos encontrados no apêndice 1 (pg. 279) de nosso Manual de doutrina e/ou as doutrinas da Nova Conexão Metodista de 1838 - apêndice 2 (pg. 284)

R: O Credo Niceno afirma a unidade de Deus, insiste que em cada aspécto o Filho é Deus e mantém a divindade do Espirito Santo'
doutrina 4.. 'Cremos que na pessoa de Jesus Cristo as naturezas diva e humana estão unidas, sendo que Ele é verdadeira e propriamente Deus e verdadeira e propriamente homem'

2:'Eu creio no único Deus criador'- doutrina 1..

3:Doutrina 1 Biblía escrita por inspiração de Deus Timótio 3:16 MÚSICA ''Toda a biblía foi dada de inspiração para Deus'' Autor: Desconhecido

4:1.Hamartiologia
2.Arminiana
3.Trindade
4.Soteriologia
5.Bibliologia
6.Divino
7.Salvação
8.Salvação
9.Teontologia
10.Justificação
11.escatologia

Nicole Esper - Curitiba
Nicole Esper - Curitiba
Idade : 16
Mensagens : 257
Data de inscrição : 26/06/2023

LIÇÃO 4 – CREMOS QUE... - Página 3 Empty Re: LIÇÃO 4 – CREMOS QUE...

Ter Jul 18, 2023 10:46 pm
1 - A igreja do evangelho quadrangular acredita que a biblia é inspirada por Deus, de acordo com nossa doutrina também acreditamos nisso. A quadrangular acredita na trindade (Pai, filho e Espírito Santo), nós também. Na nossa doutrina 5 acreditamos que em conseqüência do pecado de Adão e Eva, todos os homens tornaram-se pecadores, totalmente depravados, e como tais incorrem com justiça na ira de Deus, a Igreja Quadrangular tbm acredita nisso.

E a igreja católica acredita na trindade de Deus, nossa doutrina também acredita no trino Deus.

2- Três pessoas responderam que creem na trindade (3° doutrina). Outras responderam que acreditam na justiça de Deus, e no poder da oração, mas não achei relação com as doutrinas, somente o fato do arrependimento (7° doutrina), que, ao nos arrpendermos temos que falar/orar para Deus.

3 - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]  <--clique


4 - 1. A 5ª doutrina fala do pecado. A ciência que estuda o pecado e as suas origens e consequências é a hamartiologia.
2. Na doutrina 9 fica claro que o Exército de Salvação ecoa na teologia arminiana e não na calvinista.
3. Quando nos referimos a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, conforme a 3ª doutrina, estamos falando da trindade.
4. A 6ª doutrina revela como o salvacionista acredita que ocorre a salvação, é a doutrina da salvação. O termo grego para esta doutrina é soteriologia.
5. Conforme a 1ª doutrina nossa fonte de fé e prática é a Bíblia. A bibliografia é um dos campos de estudos da Teologia Sistemática que se ocupa do estudo da Bíblia, desde a sua origem, estrutura, formação, inspiração e história.
6. Divina é a parte da doutrina cristã que trata da natureza da pessoa de Jesus Cristo, que é tanto humano quanto a segunda pessoa da Trindade – conforme nossa doutrina 4.
7. No nosso manual de doutrina o capítulo que expõe sobre a doutrina 7 tem como título “O processo da salvação”.
8. A doutrina 10 é a doutrina da santidade.
9. O estudo sobre a pessoa de Deus é a monoteístas. É disso que trata a 2ª doutrina.
10. O tema central da doutrina 8 é a santificação
11. A 11ª doutrina refere-se a escatologia.

jussara Curitiba gosta desta mensagem

jussara Curitiba
jussara Curitiba
Idade : 58
Mensagens : 639
Data de inscrição : 26/06/2023
Localização : Curitiba Pr

LIÇÃO 4 – CREMOS QUE... - Página 3 Empty Re: LIÇÃO 4 – CREMOS QUE...

Ter Jul 18, 2023 10:58 pm
Nicole Esper - Curitiba escreveu:1 - A igreja do evangelho quadrangular acredita que a biblia é inspirada por Deus, de acordo com nossa doutrina também acreditamos nisso. A quadrangular acredita na trindade (Pai, filho e Espírito Santo), nós também. Na nossa doutrina 5 acreditamos que em conseqüência do pecado de Adão e Eva, todos os homens tornaram-se pecadores, totalmente depravados, e como tais incorrem com justiça na ira de Deus, a Igreja Quadrangular tbm acredita nisso.

E a igreja católica acredita na trindade de Deus, nossa doutrina também acredita no trino Deus.

2- Três pessoas responderam que creem na trindade (3° doutrina). Outras responderam que acreditam na justiça de Deus, e no poder da oração, mas não achei relação com as doutrinas, somente o fato do arrependimento (7° doutrina), que, ao nos arrpendermos temos que falar/orar para Deus.

3 - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] <--clique


4 - 1. A 5ª doutrina fala do pecado. A ciência que estuda o pecado e as suas origens e consequências é a hamartiologia.
2. Na doutrina 9 fica claro que o Exército de Salvação ecoa na teologia arminiana e não na calvinista.
3. Quando nos referimos a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, conforme a 3ª doutrina, estamos falando da trindade.
4. A 6ª doutrina revela como o salvacionista acredita que ocorre a salvação, é a doutrina da salvação. O termo grego para esta doutrina é soteriologia.
5. Conforme a 1ª doutrina nossa fonte de fé e prática é a Bíblia. A bibliografia é um dos campos de estudos da Teologia Sistemática que se ocupa do estudo da Bíblia, desde a sua origem, estrutura, formação, inspiração e história.
6. Divina é a parte da doutrina cristã que trata da natureza da pessoa de Jesus Cristo, que é tanto humano quanto a segunda pessoa da Trindade – conforme nossa doutrina 4.
7. No nosso manual de doutrina o capítulo que expõe sobre a doutrina 7 tem como título “O processo da salvação”.
8. A doutrina 10 é a doutrina da santidade.
9. O estudo sobre a pessoa de Deus é a monoteístas. É disso que trata a 2ª doutrina.
10. O tema central da doutrina 8 é a santificação
11. A 11ª doutrina refere-se a escatologia.

Parabéns Nicole, continue assim. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Allan Paranaguá
Allan Paranaguá
Mensagens : 43
Data de inscrição : 30/07/2023

LIÇÃO 4 – CREMOS QUE... - Página 3 Empty Re: LIÇÃO 4 – CREMOS QUE...

Seg Ago 28, 2023 10:03 pm
1. Consiga cópia das doutrinas de duas outras denominações (você consegue encontrar credos de algumas igrejas na internet!). Compare-as com as doutrinas salvacionistas. Relacione alguns pontos que as doutrinas têm em comum e identifique se há pontos divergentes. Caso não consiga uma cópia das doutrinas de outra denominação use dois dos credos clássicos encontrados no apêndice 1 (pg. 279) de nosso Manual de doutrina e/ou as doutrinas da Nova Conexão Metodista de 1838 - apêndice 2 (pg. 284)

Igreja metodista pontos em comum: Biblia, trindade, inocenciada criação humana e o pecado original, arrependimento, justificação, sãotificação, missão integrada, não praticamos o batismo e nem a santa ceia

Assembleia de Deus pontos em comum: Biblia, trindade, na pessoa de Jesus Cristo, na pecaminosidade do homem, perdão para nossos pecados, no corpo de Cristo,vida e santidade, segunda vinda de Cristo não penssamos em comum: não praticamos o batismo ençao acreditamos no batismo pelo Espirito Santo e não praticamos a santa ceia


2. Pergunte a um máximo de cristãos possível para completarem a frase:
“Eu creio...” (você pode fazer uma pesquisa via algum formulário/questionário digital, tipo google form, e enviar para todos seus contatos cristãos). Depois veja se cada resposta se relaciona com uma das doutrinas salvacionistas. Marque quantas respostas se relacionam com cada doutrina.

4 pessoas

3. Relacione, para cada doutrina, uma música e um versículo que contenha o ensino central daquela doutrina (veja o primeiro exemplo e complete a tabela) -
LIÇÃO 4 – CREMOS QUE...
1- TC: Bíblia como fundamento, V: 2 Timóteo 3: 14, M: Eu li na bíblia
2- TC: Soberania de Deus, V: Deuteronômio 4:39, M: Poderoso Deus
3- TC: Trindade, V: 2 coríntios 13: 14 M: Quão Grande é o meu Deus
4- TC: Jesus como Deus e Homem, V: João 17: 1 a 5 M: Oh quão lindo esse nome é
5- TC: A entrada do pecado no mundo V: Genesis 1: 26, 3: 1 a 21 M: Me leva pra casa
6- TC: Jesus Cristo como salvador pelos nossos pecados V: Lucas 23:46 M: Meu Salvador
7- TC: Arrependimento, fé e renegação, V: Mateus 3:1; Lucas 24: 47; Atos 20:21 M: aquece o nosso coração e nos ao arrependimento
8- TC: Justificação, graça e fé, V: Romanos 3:22; Romanos 5: 1-2 M: Justificados pois pela Fé
9- TC: Uma fé continua e obediente, V: Filipenses 2: 13 M:Me leva
10- TC: Processo de santificação, V: 1 Pedro 1: 16, M: Santificação
11- TC: A Volta de Jesus, V: Apocalipse 21: 1 a 7, M: Maranata

TC: Tema Central
V: Versículo
M: Música



4. Complete as frases abaixo e coloque as palavras devidamente na cruzadinha. (você encontrará as respostas no Manual de Doutrinas do Exército de Salvação ou, em alguns casos, fazendo uma rápida pesquisa na internet!)
Ao completar toda cruzadinha você saberá, através da coluna em destaque, como o Exército de Salvação chama suas 11 doutrinas.

1. A 5ª doutrina fala do pecado. A ciência que estuda o pecado e as suas origens e consequências é a Harmarteologia
2. Na doutrina 9 fica claro que o Exército de Salvação ecoa na teologia arminiana e não na calvinista (pg 189 Manual de Doutrina do Exército de Salvação).
3. Quando nos referimos a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, conforme a 3ª doutrina, estamos falando da trindade
4. A 6ª doutrina revela como o salvacionista acredita que ocorre a salvação, é a doutrina da salvação. O termo grego para esta doutrina é soteriologia (parte da teologia que trata da salvação do homem) (pg 136 Manual de Doutrina do Exército de Salvação).
5. Conforme a 1ª doutrina nossa fonte de fé e prática é a Bíblia. A Bibliologia é um dos campos de estudos da Teologia Sistemática que se ocupa do estudo da Bíblia, desde a sua origem, estrutura, formação, inspiração e história.
6. Divina é a parte da doutrina cristã que trata da natureza da pessoa de Jesus Cristo, que é tanto humano quanto a segunda pessoa da Trindade – conforme nossa doutrina 4 (pg 136 Manual de Doutrina do Exército de Salvação)
7. No nosso manual de doutrina o capítulo que expõe sobre a doutrina 7 tem como título “O processo da Salvação”
8. A doutrina 10 é a doutrina da santificação (pg 192 Manual de Doutrina do Exército de Salvação)
9. O estudo sobre a pessoa de Deus é a monoteístas. É disso que trata a 2ª doutrina.
10. O tema central da doutrina 8 é a Santificação .
11. A 11ª doutrina refere-se a escatologia (doutrina das últimas coisas) (pg 231 Manual de Doutrina do Exército de Salvação)

Cool

jussara Curitiba gosta desta mensagem

jussara Curitiba
jussara Curitiba
Idade : 58
Mensagens : 639
Data de inscrição : 26/06/2023
Localização : Curitiba Pr

LIÇÃO 4 – CREMOS QUE... - Página 3 Empty Re: LIÇÃO 4 – CREMOS QUE...

Seg Ago 28, 2023 11:48 pm
Allan Paranaguá escreveu:1. Consiga cópia das doutrinas de duas outras denominações (você consegue encontrar credos de algumas igrejas na internet!). Compare-as com as doutrinas salvacionistas. Relacione alguns pontos que as doutrinas têm em comum e identifique se há pontos divergentes. Caso não consiga uma cópia das doutrinas de outra denominação use dois dos credos clássicos encontrados no apêndice 1 (pg. 279) de nosso Manual de doutrina e/ou as doutrinas da Nova Conexão Metodista de 1838 - apêndice 2 (pg. 284)  

Igreja metodista pontos em comum: Biblia, trindade, inocenciada criação humana e o pecado original, arrependimento, justificação, sãotificação,  missão integrada, não praticamos o batismo e nem a santa ceia

Assembleia de Deus pontos em comum: Biblia, trindade, na pessoa de Jesus Cristo, na pecaminosidade do homem, perdão para nossos pecados, no corpo de Cristo,vida e santidade, segunda vinda de Cristo não penssamos em comum: não praticamos o batismo ençao acreditamos no batismo pelo Espirito Santo e não praticamos a santa ceia


2. Pergunte a um máximo de cristãos possível para completarem a frase:
“Eu creio...” (você pode fazer uma pesquisa via algum formulário/questionário digital, tipo google form, e enviar para todos seus contatos cristãos). Depois veja se cada resposta se relaciona com uma das doutrinas salvacionistas. Marque quantas respostas se relacionam com cada doutrina.

4 pessoas

3. Relacione, para cada doutrina, uma música e um versículo que contenha o ensino central daquela doutrina (veja o primeiro exemplo e complete a tabela) -
LIÇÃO 4 – CREMOS QUE...
1- TC: Bíblia como fundamento, V: 2 Timóteo 3: 14, M: Eu li na bíblia
2- TC: Soberania de Deus, V: Deuteronômio 4:39, M: Poderoso Deus
3- TC:  Trindade, V: 2 coríntios 13: 14   M: Quão Grande é o meu Deus
4- TC: Jesus como Deus e Homem, V: João 17: 1 a 5 M: Oh quão lindo esse nome é
5- TC: A entrada do pecado no mundo V: Genesis 1: 26, 3: 1 a 21 M: Me leva pra casa
6- TC: Jesus Cristo como salvador pelos nossos pecados V: Lucas 23:46 M: Meu Salvador
7- TC:  Arrependimento, fé e renegação, V: Mateus 3:1; Lucas 24: 47; Atos 20:21 M: aquece o nosso coração e nos ao arrependimento
8- TC: Justificação, graça e fé, V: Romanos 3:22; Romanos 5: 1-2 M: Justificados pois pela Fé
9- TC: Uma fé continua e obediente, V: Filipenses 2: 13 M:Me leva
10- TC: Processo de santificação, V: 1 Pedro 1: 16, M: Santificação
11- TC: A Volta de Jesus, V: Apocalipse 21: 1 a 7, M: Maranata

TC: Tema Central
V: Versículo
M: Música



4. Complete as frases abaixo e coloque as palavras devidamente na cruzadinha. (você encontrará as respostas no Manual de Doutrinas do Exército de Salvação ou, em alguns casos, fazendo uma rápida pesquisa na internet!)
Ao completar toda cruzadinha você saberá, através da coluna em destaque, como o Exército de Salvação chama suas 11 doutrinas.  

1. A 5ª doutrina fala do pecado. A ciência que estuda o pecado e as suas origens e consequências é a Harmarteologia  
2. Na doutrina 9 fica claro que o Exército de Salvação ecoa na teologia arminiana e não na calvinista (pg 189 Manual de Doutrina do Exército de Salvação).
3. Quando nos referimos a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, conforme a 3ª doutrina, estamos falando da trindade
4. A 6ª doutrina revela como o salvacionista acredita que ocorre a salvação, é a doutrina da salvação. O termo grego para esta doutrina é soteriologia (parte da teologia que trata da salvação do homem) (pg 136 Manual de Doutrina do Exército de Salvação).
5. Conforme a 1ª doutrina nossa fonte de fé e prática é a Bíblia. A Bibliologia   é um dos campos de estudos da Teologia Sistemática que se ocupa do estudo da Bíblia, desde a sua origem, estrutura, formação, inspiração e história.
6. Divina é a parte da doutrina cristã que trata da natureza da pessoa de Jesus Cristo, que é tanto humano quanto a segunda pessoa da Trindade – conforme nossa doutrina 4 (pg 136 Manual de Doutrina do Exército de Salvação)
7. No nosso manual de doutrina o capítulo que expõe sobre a doutrina 7 tem como título “O processo da Salvação”
8. A doutrina 10 é a doutrina da santificação (pg 192 Manual de Doutrina do Exército de Salvação)
9. O estudo sobre a pessoa de Deus é a monoteístas. É disso que trata a 2ª doutrina.
10. O tema central da doutrina 8 é a Santificação .
11. A 11ª doutrina refere-se a escatologia (doutrina das últimas coisas) (pg 231 Manual de Doutrina do Exército de Salvação)

Cool

Bom trabalho, 😀
Conteúdo patrocinado

LIÇÃO 4 – CREMOS QUE... - Página 3 Empty Re: LIÇÃO 4 – CREMOS QUE...

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos